Who's amoung us?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PAPO RETO

MAIS UM FILHO DAS MINAS


Os leitores do blogue Filhos das Minas ganham mais um articulista para debater, propor, criticar e expor as entranhas dos poderes da região: Alírio Oliveira, dono e editor do Vox Jornal, de Itabira, é o mais novo membro no time.
Seja super bem-vindo, Alírio! Sinta-se em casa e mande ver.

BARÃO VAI BOMBAR
Ontem estive em Barão de Cocais para conversar com a secretária de comunicação Sueli Mourão, da prefeitura da cidade. Sueli foi, também, secretária de desenvolvimento econômico no governo do Geraldo Abade.
Na conversa, Sueli contrapôs as impressões negativas quanto ao futuro econômico da cidade e expôs as ações do governo para diversificar a economia, que vinha passando por meus presságios, do final do ano para cá.
As melhores notícias são que a Mina de Gongo Soco da Vale manterá as atividades pelo menos até 2015; que a Vale ainda planeja mais 3 novas extrações para a região nos próximos anos, dentre elas a mina de Dois Irmãos, a extração de minério da Mina de Brucutu (hoje restrita ao município de São Gonçalo) e do Projeto Apolo, que impactará na economia de toda a região. 
No campo da diversificação, a prefeitura promete implantar um senhor distrito industrial, cujas diretrizes foram baseadas nas correções dos erros que eles observaram nos distritos lançados anteriormente pelas cidades vizinhas, dentre elas, as vias terão 12 metros de largura, com passeios de 2 metros; já conta com uma subestação de energia da Cemig próxima; internet; água em abundância (será construído ao lado da represa e hidrelétrica do Peti); portarias para acesso restrito; malha ferroviária e rodoviária; excelente topografia; 63 lotes para acolher as empresas; cinturão verde e bosque parque.

E OS OUTROS DISTRITOS INDUSTRIAIS?
Itabira errou feio na localização dos dois distritos industriais, que pecam por não contar com abastecimento de água restrito, ter celebrado empréstimos com empresas que deram calotes milionários e por terem sido mau planejados. As vias são, também, muito estreitas para manobras com carretas.
Em São Gonçalo, pelo que soubemos, parece que se esqueceram da infraestrutura. Não há energia suficiente, as obras dos galpões caminham em regime letárgico, há deficiências de telecomunicação (internet e telefonia) e galpões prontos abandonados.

SÃO GONÇALO: E A SENTENÇA DE CASSAÇÃO, MERITÍSSIMO?
Prevista para ser publicada ontem, a sentença do processo Aije 63.706, que pede a cassação do prefeito e vice de São Gonçalo do Rio Abaixo, foi adiada mais uma vez pelo Juiz José Afonso Neto, da comarca de Santa Bárbara. 
Os outros processos Aije 63.888 e Aije 63.973, que aguardam decisões de segunda instância no TRE-MG, de forma semelhante, não têm tramitado dentro dos prazos.
No domingo passado, o estudante de direito Felipe Silveira publicou uma entrevista que ele fez com o advogado Leonardo Militão, da coligação opositora, na qual ele questionava se a contratação de um escritório de advogados de Belo Horizonte pelos governistas, cujo um dos sócios parece ser filho de um desembargador, não poderia interferir negativamente nos resultados das sentenças. 
O advogado do Buzica preferiu não acreditar nesta possibilidade, mas não compreende o porquê dos atrasos, que conflitam com a Lei Complementar 135, na qual obriga a Justiça a dar prioridade para crimes eleitorais por abusos de poderes econômicos e administrativos (clique aqui para ver).

Ontem à tarde, o Juiz informou para um advogado que “não conseguiu concluí-la”, sem informar quando a publicará.

Um comentário:

  1. Otimo!!! Excelente parceria. Parabens para o Filhos das Minas, Alírio concerteza um profissional que tiro meu chapeu. Saudades do Vox que nunca faltou com a verdade. Fico muto feliz.

    Obs. Aprendem com esses profissionais viu Impensinha chechelenta de Itabira.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.