Pena
que não podemos mostrar aos alunos. Num instante eles iriam
entender.
-
“Filho da puta” é adjunto adnominal, quando a frase for:
Conheci um político filho da puta. - Mas se a frase for: "O político é um filho da puta", daí, é predicativo. - Agora, se a frase for: "Esse filho da puta é um político", é sujeito. - Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz: "Agora nega o roubo, filho da puta!" - daí é vocativo. - Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro..., aquele filho da puta, desviou o dinheiro das estradas" daí, é aposto.
Que
língua a nossa, não?! Agora vem o mais importante para o
aprendizado:
-
Se estiver escrito:
"Saiu da presidência em janeiro de 2011 e ainda se acha presidente." O filho da puta é sujeito oculto.. |
Who's amoung us?
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
OS DOIS LADOS DA MOEDA
2 comentários:
São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.
Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.
Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.
EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
É... mas, na medicina existe, ainda que precários, um JURAMENTO e um CÓDIGO DE ÉTICA. E na política???
ResponderExcluirJosé Luiz
Pois é, caro amigo José Luiz, você também há de convir que em ambos os casos, aliás, em todas as profissões, nem todos cumprem com a ética.
ExcluirQue parece haver mais politicalha, parece. Mas se eles são eleitos, é porque tem quem vote neles. Complicado, né!?
Sds.