Who's amoung us?

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BOLA PRA FRENTE

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
MPE NÃO SE CONVENCEU
Desde que a Justiça Eleitoral de Santa Bárbara absolveu o ex-prefeito de São Gonçalo, Raimundo (Nozinho) Nonato Barcelos, e os atuais Antônio Carlos Bicalho (atual prefeito) e Eduardo Fonseca (vice) dos processos de cassação, ignorando (ou recusando) todas as provas gravadas em vídeo e as publicações do Diário Oficial do Estado, vi que não se podia esperar mais nada neste sentido.
Ontem, o Sistema de Acompanhamento Processual da Justiça disparou os pareceres do Procurador Regional Eleitoral, Eduardo Morato Fonseca, sobre os processos Aime-106 e Aije-63.706, negando o provimento do recurso e apoiando a decisão da sentença da primeira instância, reforço, nos dois processos mais graves que estariam à favor da cassação.
Desta forma, até o momento, apenas o Ministério Público Eleitoral local foi favorável às cassações, enquanto o Juiz Eleitoral da primeira instância e o Ministério Público Eleitoral Estadual foram contra. Apesar da sentença de segunda instância ainda não ter sido julgada, mesmo considerando que o colegiado estadual dos desembargadores pode mudar o jogo e cassar, acho muito difícil, senão improvável, que a turma do governo perca o poder. Afinal, se quem deveria defender os interesses coletivos não se convenceu, por que a Justiça Estadual manifestaria de forma contrária?


SÃO SÓ MERAS COINCIDÊNCIAS...
Primeira coincidência observada, segundo informações, é que a situação (os governistas) reforçou o time de defesa, ao contratar um advogado sócio do provável filho do presidente do TJMG. Como não é ato ilícito, normal.
Segunda coincidência é que na edição da revista Defato, distribuída um mês antes de serem publicados os pareceres do Ministério Público Eleitoral (MPE) no Sistema de Acompanhamento Processual, saíram duas matérias interessantes. 
Primeira colocando o Nozinho como pré-candidato a deputado estadual. Engraçado é que no encontro da Amepi em Barão de Cocais, ocorrido no final de setembro, foi-me garantido (por uma fonte muito confiável) que ele não se candidataria de jeito algum.
A segunda matéria elogiava a gestão do Antônio Carlos Bicalho, atual prefeito e pupilo do Nozinho. Em entrevista, ACB defendia que poderia ter feito bem mais neste ano, não fossem os processos de cassação com “denúncias infundadas” e dizendo-se já absolvido na Justiça.

Falha do editorial da revista? A princípio, não. Eles tomaram o cuidado de deixar as falas nas bocas dos entrevistados. Fato que aponta para mais uma estratégia de recuperação de imagem da turma da comunicação e marketing.
Observem que tais previsões foram publicadas um mês atrás na revista, antes até da sentença final do Tribunal Eleitoral Estadual. Daí, se ainda somarmos a decisão do Nozinho de se pré-candidatar a deputado já contando com a certeza da absolvição, os fatos ficam muito estranhos. Soou-me às previsões de Nostradamus.


PLANO B - HÁ BEM TEMPO
Por estas e outras, tenho dito aos populares que me cercavam nas ruas que não confiava mais numa mudança por parte da Justiça. Temos que ser realistas.
Agora, se a população se mantiver inconformada e não aceitar tais resultados, a melhor e mais garantida forma de alterar o quadro político é no voto. A quem se interessar, restará aguardar as próximas eleições e trabalhar duro.
A sugestão é seguir o conselho do saudoso bispo Dom Mário Gurgel. Finja que estão com eles (governo) e pegue tudo que oferecerem, porque eles não dão nada do bolso deles, são seus mesmos. Dom Mário entendia, no fundo, que era melhor que os bens públicos fossem distribuídos para o povo, do que concentrarem-se nas mãos de uma meia dúzia, como temos visto por aí.
Para fechar, outra constatação: Em Itabira, nas campanhas de 2008, vimos o mesmo desfecho. A Justiça, por mais absurdo que parecesse, também não viu nada demais (do ponto de vista de garantir a cassação) nos desmandos e indícios de corrupção do governo do João Izael, que até “visita da Polícia Federal” teve em plena época de campanha de sucessão e em nada deu. Já em 2012, a população em peso deu o recado: 70% dos votos a favor da oposição. Sem chorumelas, a turma do João, bem mais rica e mais poderosa do que de São Gonçalo, teve que fazer as malas e deixar a prefeitura.
Enfim, se a população for esperta e continuar descrente com a turma, já que podemos brincar de Nostradamus, registro minhas previsões: dificilmente Nozinho se elege para deputado e de 2016 o poder desta turma não passa!
Resultados da última enquete do Filhos das Minas.

2 comentários:

  1. E continua uma administração antipática. Até que estão se esforçando mas não conseguem.
    A falsidade está na expressão, nos gestos e o povo lê isso muito bem. Todo alto escalão é antipático, vaidoso o que torna a administração feita de costas para o povo são-gonçalense.
    Não adianta bajular funcionário, oferecer benefícios que são garantidos por lei à população, exceder nas festas absurdamente caras.

    ResponderExcluir
  2. "Advogado sócio do provável filho do presidente do TJMG"
    Falta o que para comprovar que o provável filho do presidente é filho do presidente?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.