Who's amoung us?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

NOZINHO É PRÉ-CANDIDATO E GANHA APOIO DE PARTE DO GRUPÃO

(São Gonçalo e região)
Bem, diante do anúncio da pré-candidatura do ex-prefeito Raimundo (Nozinho) Nonato Barcelos, nosso intrépido blogue não poderia se furtar de debater a possibilidade e até de discutir quais seriam suas chances na região.
Por mais rico e privilegiado que seja o colégio eleitoral do Nozinho, se somarem todos os votos do município, daria para garantir no máximo uns 17% do que precisa na sua legenda, assim mesmo para passar raspando e correr o risco de ainda não ser eleito. Para terem uma ideia, o deputado estadual lanterna do PDT em 2010 foi o Carlos Pimenta, que bateu 49.133 votos!
Se considerarmos que, com bastante sorte, ele pode arrancar com uns 5 mil votos no seu colégio eleitoral, a participação do seu principal colégio eleitoral cai para míseros 10%. Como veem, a viabilidade de sua eleição estaria diretamente condicionada a outros 45 mil votos, no mínimo, a serem garimpados na região. É mole?

GARIMPANDO NA REGIÃO
Em João Monlevade, que é a cidade mais bem articulada do ponto de vista político da região da Amepi, dificilmente o nome do ex-prefeito nadaria em águas tranquilas. A turma do Mauri Torres e dos seus opositores tem outros nomes e articulações mais antigas. Monlevade tem raízes políticas muito mais fortes.
Foto: Malu Sales / A Notícia
Em Itabira, vá saber quantos votos conseguirá. Ontem à noite, ele conseguiu o apoio do PTB, partido do ex-prefeito Ronaldo Magalhães e de alguns empresários, dentre eles o dono da rádio Caraça e do radialista Vagner Ferreira. Com esta cartada, João Izael acabou tendo suas pretensões meladas e Cácio Guerra não deve ter ficado nada satisfeito, principalmente, porque já vem ciscando há algum tempo na terra do Nozinho. Porém, não podemos perder o foco que, após fechar com parte da oposição, o sucesso dele ainda estaria condicionado ao fracasso do governo Damon, que esboça uma série de lançamentos para o próximo ano, com bom aporte e volume de recursos e obras.
Em Barão de Cocais a turma do Abade deve seguir o Mauri Torres e em Santa Bárbara, a princípio, o Nozinho deve contar com o apoio do Toninho Timbira, que é atualmente oposição. De igual sorte, dependerá também do sucesso ou fracasso do atual prefeito, Leris Braga.
Em outras cidades menores, o nome dele pode até ser bem acolhido em algumas rodas, mas terá que disputar com forças muito maiores, desde a turma do Mauri, como dos interesses dos Santana de Vasconcellos e até do Gustavo Valadares, que é primo do Antônio Carlos Bicalho, sendo este o atual “dono das máquinas” da prefeitura de São Gonçalo e que foi seu pupilo sucessor. Tem tudo para ser seu apoiador.

NOVELA MEXICANA: E POR FALAR EM ANTÔNIO CARLOS...
Aqui temos uma trama mexicana danada a ser desenrolada. Afinal, Antônio Carlos Bicalho apoiará seu primo, o deputado Gustavo Valadares (agora no PSDB), que sempre apoiou o grupo junto à Assembleia, enviava recursos para a cidade e estava sempre presente às inaugurações? Ou negará fogo e permanecerá com seu padrinho e principal responsável pela sua eleição, que é o Nozinho?
Se ele apoiar o Gustavo Valadares, Antônio Carlos deixa de colar sua visível rejeição no Nozinho. Porém, Nozinho pode perder o apoio da máquina, tão amplamente usada na última eleição, conforme vimos nas provas processuais e que tiveram até agora a aprovação da Justiça.
Se apoiar o Nozinho, Antônio Carlos quebra parte do laço político familiar, podendo deixar os Bicalho ainda mais enfraquecidos, politicamente. Mas, por outro lado, vejam só, se derem a sorte do Nozinho ser eleito, afastam o principal nome do grupo para a sucessão de 2016.
Até hoje e diante da lerdeza do atual governo, o nome do Nozinho ainda é, sem dúvida, o mais forte. Até porque o governo de Antônio Carlos, até o momento, não consolidou nenhum projeto próprio. Todas as obras em andamento e as recém-entregues são méritos do governo anterior, do Nozinho, que fez questão de as iniciar e de deixar 40 milhões de reais em caixa para serem concluídas. E como ele está sempre presente às inaugurações, não tem sido esquecido.
As especulações estão à solta na cidade. Não faltam eleitores que garantem que um já vem falando mal do outro. A melhor saída para o ACB seria ter concluído todos os compromissos das obras do padrinho neste ano, para que, a partir de 2014, colocasse toda a força da portentosa máquina são-gonçalense para atacar firme nos projetos e programas próprios, conferindo-lhe identidade própria ao seu mandato. Estratégia não prevista ou não alcançada.
Desta forma, enquanto o governo Antônio Carlos não mostrar a que veio, na minha opinião, permanecerá como um tipo de boneco de ventríloquo do Nozinho e do grupo... Ah, e o Eduardo Fonseca (vice)!? Ao que parece, acabou esquecido, do mesmo jeito que o sócio dele, o Cácio Guerra, o João Izael, Juninho Starling etc. Enfim, é o jeito Nozinho de negociar e acabar conseguindo impor seus desejos, bem manso, na surdina.

3 comentários:

  1. Pior do que aguentar essa turma que está na prefeitura, é ter que aguentar um candidato arrogante e que atropela qualquer um para obter o sucesso pessoal. Arf... Que angústia. Ainda bem que o voto é livre, mesmo que seja apenas no direito de escolha....

    ResponderExcluir
  2. Esse não ganha nem prá síndico de condomínio, ainda mais prá Deputado... Deve ser piada...

    ResponderExcluir
  3. Gente o ACN ainda não iniciou nenhum projeto visível porque a proposta orçamentária inicia no segundo mandato do governo anterior e termina no primeiro ano do governo que está atuando. Exemplo: ACM irá, como governo democrático que é...., apresentar proposta para 2014 até 2017.
    Pode ser que o Nozinho não tenha, para este ano de 2013, apresentado projeto para realização de obras visuais por puro capricho, para que seu sucessor queimasse o filme no primeiro ano de mandato, sacou a jogada?
    E depois quer fazer que todos acreditem que ele, o Nozinho, só pensa no progresso da nossa cidade....
    Sabedor da proposta de receita para este ano para nossa cidade, é claro, que ele e sua trupe poderiam ter planejado grandes obras e necessárias para este ano de 2013....mas o ACN não pode fazer o nome.....né?
    É assim, lançou o candidato com uma mão e tirou com a outra.
    É o jogo xadrez da política....

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.