Who's amoung us?

sábado, 18 de dezembro de 2010

ADIADA A LEI DO MONOPÓLIO DOS OUTDOORS


Na terça-feira passada seria votada a lei 077/2010, de autoria do prefeito João Izael, conhecida popularmente como Lei do Monopólio dos Outdoors. Na verdade, a proposta da lei abrange todo e qualquer "engenho de propaganda" e prevê a concessão pública para uma empresa, vencedora de uma posterior licitação, com prazo para 10 anos de exploração, renovável por mais 10 anos, caso "seja de interesse público". Outro ponto é que a mesma lei proíbe afixação de cartazes nos muros, tapumes e gradis. Se aprovada, todos interessados em divulgar algo, por meio de propaganda visual, terá que comprar os serviços nas mãos de um único fornecedor habilitado, pelo preço que ele pedir. Um absurdo que só interessa a quem for explorar a propaganda e um retrocesso no livre comércio.

CONTRADIÇÕES NA DATA DE VOTAÇÃO

Dois publicitários da cidade estiveram presentes na reunião passada, tentando articular a reprovação da absurda lei, sob os olhares atentos de Elaine Campos, secretária de governo que tem feito questão de comparecer às reuniões de votações de projetos de interesse do governo. Segundo os publicitários, Neidson Freitas, o presidente da câmara em despedida, disse que a votação ocorrerá na próxima terça-feira, durante a reunião ordinária. Já o Diário de Itabira, de quarta-feira passada, divulgou que, "como só haverá mais uma reunião na câmara, a votação ficou para 2011". Há risco deles colocarem em pauta na próxima reunião, para pegar todos de calças nas mãos, ao votarem a lei sem a presença de público na casa e, é claro, sem sofrerem manifestações.

O FUTURO DA PROPAGANDA ITABIRANA

Uma lei absurda como esta fere os interesses da maioria absoluta. Ela só privilegiará uma única empresa, que vir a vencer a licitação da concessão. Todas demais empresas do ramo (do total de 5 empresas que exploram esse serviço na cidade), daí em diante, terão que mudar de negócio ou fecharem suas portas, após 6 meses da licitação. As placas existentes, ou terão que ser vendidas ao vencedor, ou removidas. Aos comerciantes, empresários, diretores de instituições, Vale e as próprias Câmara Municipal e Prefeitura, ficarão reféns da única vencedora, pelo preço que ela cobrar.

ACITA E CDL SAEM DA TOCA

Desde que soubemos da absurda lei (clique aqui para ler) ficamos incomodados, principalmente, com o silêncio da Acita (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itabira) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira), que deveriam defender os interesses da classe, que anuncia e sustenta esse negócio na cidade. Não restam dúvidas de que a maioria dos associados serão penalizados com um monopólio de propaganda na cidade.

Segundo o Diário de Itabira de ontem, as duas entidades enviaram uma correspondência para a câmara, pedindo explicações sobre o projeto. Uma atitude ainda muito tímida e lenta para o caso em questão. Maurício Henrique Martins, presidente da CDL, foi o único a se manifestar na entrevista ao Diário, quando adiantou ser contrário à lei do Monopólio, de João Izael. Estranhamente, o presidente da Acita, José Antônio Reis Lopes, tem se mantido calado, pelo menos pelo vimos, no pouco que se noticiou até agora. De igual forma, boa parte da imprensa local, também, não tem dado atenção à votação da lei. Provavelmente, esse silêncio pode ter uma justificava (não louvável): é a Promocional (uma das possíveis interessadas no monopólio) quem contrata os serviços de publicidade oficiais nos órgãos de mídia, há anos.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DO GRUPÃO

Desde que assumiram o poder, o grupão tem costurado relações com várias empresas de mídia na cidade, por meio de fartos contratos publicitários. Como sabem que o poder é transitório, não deram bobeira e partiram para a aquisição de algumas empresas estratégicas de comunicação, dentre elas, uma rádio FM e, atualmente, disputam ainda uma concessão federal para um novo canal de TV para a região, disputados por duas alas governistas.

Se conseguirem colocar o negócio de propaganda visual nas mãos de algum parceiro político deles, em regime de monopólio, terão, sob suas mãos, mais um estratégico meio de propaganda.


12 comentários:

  1. caso o projeto seja aprovado a empresa do
    cristovão colombo será a ganhadora da licitação
    é o famoso descobridor quem está por trás deste projeto

    ResponderExcluir
  2. Na vida as vezes achamos que vimos tudo, mas depois do projeto da Lei 077/2010, que foi enviada do gabinete do prefeito (Poder do Executivo), para a permissao de uso, chegamos em um discredito total. Nao sabemos o futuro da vida politica de Itabira, mas relato de forma convicta que esta oposicao cabeçada pelo medico Damon, é muito desarticulada. Desta forma, vc Fernando faça uma grupo mais qualificado para 2012, senao vc e sua turma vai perder novamente a proxima eleição. Peço-lhe mt frieza e tranquilidade a sua pessoa. Abs de um amigo.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito da cidade de Itabira, não tem mais o que fazer mesmo néh? Com tantas outras necessidades urgentes para serem resolvidas... Fica ai criando lei para outdoor. Olha a sáude, olha a educação, olha as vias publicas, olha a segurança da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a escrever um texto sobre essa Lei que vai garantir um sustento financeiro a uns seis ou sete sujeitos durante vinte anos. Não consegui. A indignação, o desprezo e a repulsa vai aumentado à medida que se escreve. Esse Grupão ignora a inteligência de muitos. Na minha testa está escrito: Imbecil, idiota, trouxa, burro, ignorante e o que mais???

    ResponderExcluir
  6. Ao comentário do primeiro anônimo, daí de cima,

    Concordo sobre o descrédito do governo e sobre a desarticulação da oposição na cidade, mas de forma ampla. A desarticulação não é exclusividade do Damon ou do PV. Está presente em todas facções da oposição. O próprio PT local encontra-se perdido. Não acredito em sucesso no próximo pleito num cenário dividido como está. E digo mais, será preciso arrebanhar mais um outro partido e, diante de tantas atrocidades cometidas pelo viciado PMDB itabirano, começo a acreditar que não deve ser mais o partido que faltava.

    Entretanto, o meu papel aqui não é formar grupo de oposição, nem encabeçar nada. Não sou candidato a nada e nem sei onde estou filiado. Minha contribuição, como cidadão (indignado), é expor aqui o que boa parte da imprensa vendida não quis fazer. Vou continuar gritando, por ética na política, por uma cidade mais justa e mais próspera, sem panelas sem-fundo, sem corrupção. Torço para que o João Izael mude sua linha revanchista e retrógada, torço para que ele e seu governo dêem certo, embora, no fundo, já nem mais acredite na salvação.

    O problema de formar um grupo não é meu. São responsabilidades de quem se habilita às disputas pelos cargos. É preciso, também, que todos itabiranos saiam das tocas, que participem mais ativamente, que dêem suas caras, sem medo, sem covardia. Que aplaudam, quando merecido e que desçam o cacete quando preciso. A minha parte, como membro da imprensa, tem sido feita, mesmo com as minhas limitações de tempo.

    Abraços.

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Voto no João para "SENADOR" hahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Prezado Fernando de acordo com seu comentario acima exposto, vc poderia citar alguns nomes de jovens pessoas que poderia fazer uma nova geracao de politicos nesta cidade? seja objetivo e dê nomes aos bois, quem vc ver como pessoas talentosas para ocupar esta nova geracao?

    ResponderExcluir
  9. Fernando,

    Vc disse tudo que eu penso.
    Enquanto as pessoas esperarem que os outros façam oposição, que os outros denunciem as ilegalidades, e ficar em casa postando anonimamente sua crítica, esse desgoverno vai continuar.
    É por causa dessa inércia que estamos cada vez mais afundados.

    ResponderExcluir
  10. Beleza, então, vamos lá:

    Sem dificuldades, cito alguns nomes de pessoas que deveriam estar à frente da nova política itabirana, para sobrepor o que temos de ruim na velha guarda viciada:

    Da ala de centro e direita:
    Reginaldo Calixto,
    Vicente Bernardes,
    Cesar Lopes,
    Wender Avelar,
    Henrique Carvalho,
    Giovane Veterinário,
    Cristiano Penido etc.

    Da esquerda, há vários:
    Bernardo Mucida,
    Henrique Nery,
    Edilson (da Apotekisto e ex-Natrium),
    Damon de Sena,
    Alexandre Banana,
    Ronaldo Sá,
    Nanaldo.

    Se lembrar de mais bons nomes, citarei aqui.

    ResponderExcluir
  11. Pô Fernandim, Nanaldo? Pegou pedado hein? rsrsrs Há, vc esqueceu de citar o seu companheiro Neidson, ou ele é uma terceira opção?

    AnÔnImOOOO

    ResponderExcluir
  12. Neidison!?!? Tem dó, galera!

    Chô com Neidison!!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.