Who's amoung us?

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"TRANSPARÊNCIA"

Passados mais de 7 meses do prazo limite para o cumprimento da Lei Complementar 131 - Lei da Transparência - o portal da prefeitura de Itabira continua "transparente". De tão transparente que ninguém consegue obter qualquer informação. Veja a tela que retorna quando o consultamos:


Inicialmente, dias após o término do prazo limite (27/4/2010), a prefeitura publicou informações truncadas e sem consistência. Nossa reportagem ficou de olho e flagrou, dias a fio, o descontrole desse governo que corre léguas da transparência. Meses depois, passou a publicar algumas informações, apenas do atual exercício (2010). 

Hoje, ao consultá-lo, o portal da transparência (ou transparente) está fora-do-ar. "Coincidentemente", em época que a população discute e rechaça o abusivo aumento de 33,15% nas contas de água, quando, de um lado, o Saae alega prejuízos e necessidade do aumento e, de outro lado, quando a população questiona o excesso de apadrinhados na autarquia, aumento de 27% na folha de pagamento em 2008 (ano da reeleição do João), desvios de materiais do almoxarifado etc.

Para quem não sabe, negar informações públicas, tais como as execuções dos orçamentos, licitações, folha de pagamento etc. é passível de cassação. O presidente (em despedida) da Câmara, Neidson Freitas, sabe muito bem disso e dá evidentes sinais que apóia este desmando. Sobre as mãos dele, está ainda o pedido do Sindsepmi, devidamente protocolado, para que ele tome as "providências cabíveis", após o prefeito ter se negado a apresentar a listagem dos servidores.

Veja mais em:

3 comentários:

  1. Eu até que tentei levar este governo a sério, mas depois de tantas desfaçatezes concluo que realmente não merece o crédito de todos nós cidadão itabiranos.

    Além de ser bem transparente, esse governo chega ao ponto de ser invísível nesta obrigação de apresentar as contas públicas, não apresenta a lista de todos os funcionários para que os fantasmas fiquem bem transparentes e com tanta receita que entra nos cofres públicos municipais temos as obras transparentes também, são aquelas prometidas e que nunca são realizadas.

    ResponderExcluir
  2. Fernando vc nem imagina do que Neidson gastou de contrato de publicidade em seu mandando, alguém imagina quem era a pessoa que prestava serviços com valores levados?

    ResponderExcluir
  3. E pensar que o "povo" itabirano se fazia de rogado para Drummond, como se dizer de Itabira apenas um retrato na parede fosse um acinte! Quanto mais revisito minha terra mais me decepciono com essas mazelas. A politicagem itabirana que se vê é um cancro em fase avançada. "E agora José?... José, para onde?"

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.