Who's amoung us?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O QUE É OBRIGAÇÃO?

Li, no Diário de Itabira de hoje, que está prevista uma 'sabatina' na Câmara de Vereadores com o diretor-presidente do Saae/Itabira, hoje à tarde, para esclarecer o absurdo aumento nas contas de água, realizado recentemente às escuras.

O pedido partiu da entrega de um abaixo-assinado entregue na câmara semana passada, contra o aumento, e de uma Ação Civil Pública pedida pelo presidente do PCdoB, Edilson Magalhães Lopes. Há muitas dúvidas a serem esclarecidas e fortes indícios de má gestão pública na autarquia (e em boa parte do governo João Izael), dentre eles:
  • Repasse de 1,5 milhão de reais para a Itaurb;
  • Excesso de contratados;
  • Aumento de 27% na folha de pagamento durante o período eleitoral que reelegeu João Izael, confirmado na documentação enviada para a Arsae-MG;
  • Casos de servidores comissionados que sequer compareciam ao expediente;
  • A negativa do prefeito de apresentar a listagem completa dos servidores pedida pelo Sindsepmi, alvo inclusive de ações e condenações na Justiça;
  • Desvios de materiais do almoxarifado, que constam em estoque, não estão presentes e não há registro de saída (segundo denúncias aqui postadas referentes à uma auditoria recente);
  • Do próprio fato da audiência para o aumento ter ocorrido às escuras, de forma não presencial (por envio de e-mails sem protocolos e sem a publicação dos mesmos em tempo real), sem a correta divulgação dos convites para participação pela população;
  • e por aí vai.
O que não entendi, entretanto, é a 'deixa' que o Diário levantou, na qual alega que o diretor-presidente não tem a 'obrigação' de comparecer à sabatina. Como assim? 

Tudo bem que, do ponto de vista legal, ele pode até não ter. Mas moral, é claro que é obrigado sim. O salário dele não é pago pelo senhor João Izael ou pelo partido dele, o PMDB. É pago por todos nós que consumimos água, via uma autarquia que é bancada por todos os cidadãos. Não se trata sequer de um favor. É um dever dele administrar bem, corrigir todos erros e desvios, inclusive essa merda que fizeram de conduzir um processo tão absurdo como esse, de aumentar as contas em 33,15%, sem que a população efetivamente tivesse ciência e participasse. 

E pelo que conheço dele, acredito mesmo que não fugirá à sabatina, dada a necessidade de salvar sua reputação política. Até que alguém me prove o contrário, Élio Quadrado é político, mas é homem de bem.

5 comentários:

  1. Demoro gente,façam o que for preciso para valer os direitos do povão que põe só gente "Obscura" no governo,gente sem estudo,sem capacidade,sem um minímo de conhecimento comunitário,não têm vidas voltadas para a população e sim para o bolso,Itabira parece uma quadrilha então anarriê povo de DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!Tomara que o abaixo assinado tenha efeito porque caso contrário vão continuar fazendo tudo a DEUS dará!!!!!!!!!!Estou aqui para somar com quem vê as mazelas da cidade do minério,Fernando sempre compartilharei com suas idéias,sou fâ número 1 do Filhos do Cauê,ok,saudações estarressedoras.
    Ass:Cassandra Cain

    ResponderExcluir
  2. Bom Fernando, devemos ter um marco de partida, vejamos tanta irregularidade na atual gestão. Vc deverá anasilar o carnaval sem licitaçao e depois a associação dos barraqueiros "assumiram'. Temos mt contratos de empreiteiras irregulares, com acoes processuais em curso. Vc deverá ser mt paciente e saber jogar as cartas e mexer no tabuleiro na hora certa. Lembramos ainda de alguns funcionarios no almoxerifados que foram dispensados, alem de um candidato do PNN e para terminar o movimento negro. Desta forma faça o dossie e terá mt artificio para o MP.

    ResponderExcluir
  3. Vejam outras denúncias que chegam até nosso blogue, com novos e fortes indícios de má gestão no Saae:

    "Fernando;
    Gostaria que ficasse ciente que os comissionados do SAAE, apartir de decreto da PMI vem cumprindo com o proposto que é de marcarem o ponto no horário definido, porém os mesmos ñ veem cumprindo com o horário na empresa, um exemplo claro ocorre com a namorada do advogado ...(editado pela moderação, referindo-se a um cacique do PMDB)... que após marcar o ponto de retorno do almoço que é às 13:00, sai as escondidas e só retorna antes das 17:00 para dar saída."

    ResponderExcluir
  4. E mais esta denúncia:

    "Fernando;

    Vem ocorrendo no SAAE fatos como pleiteamento de novos cargos dos quais ñ constam no último Edital de Concurso do SAAE, que é o cargo de Administrador. Sendo que a pessoa q ficou em segundo lugar é filho de um Secretário (...editado pela moderação...).

    Ná minuta consta aumento de salário para uns poucos para recompensa por ñ mais poderem pagar hora extra a todos os servidores.

    Veja anexo "Minuta e ofício" enviados recente a camara dos vereadores de itabira."

    A minuta e o ofício foram arquivados pelo blogue e estão à disposição dos leitores e das autoridades responsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Há transparência na relação de comissionados do saae. É tão transparente que ninguém consegue ver.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.