Who's amoung us?

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - Parte 1

PARTE 1

Há duas formas de analisarmos o que foi o ano 2010. Se considerarmos a quantidade de atos falhos, sabotagens, aumentos de taxas na surdina, gente ganhando dinheiro público sem trabalhar e os desmandos na Câmara Municipal e na Prefeitura, poderíamos afirmar que Itabira tem vivido os piores anos de sua história.

Porém, prefiro acreditar e pensar positivamente. Diante de tantas atrocidades, cada vez mais nós vamos aumentando o asco contra os maus políticos e mais perto nos aproximamos de um novo tempo. Vejam só, vocês acham que se a oposição estivesse morta, ainda que esfacelada, lenta e reduzida, os membros do grupão atacariam ou mesmo tentariam cooptar membros da oposição? Com tanto dinheiro e acesso às melhores estratégias, eles aferem mês-a-mês a tacanha performance deles e sabem, como ninguém, que o próximo pleito tende a cair forte nas mãos de quem sobrou de forma ilesa, pequena em número e grande de princípios: a oposição.

Para melhor balizar esse sentimento positivo, registramos aqui os principais acontecimentos na cidade, neste ano que termina hoje. Como são muitos, dividiremos em duas partes. Com vocês, a primeira parte da Retrospectiva 2010 do Filhos-do-Cauê, contendo a mais nua e crua coletânea, que você não verá em nenhum outro órgão de mídia:


Data

Título

Sinopse

20/01


O Jornal Bom Dia denuncia que Itabira esteve com infestação
do mosquito da dengue (Aedes aegypti) bem acima do índice tolerado pela Organização Mundial de Saúde. Fomos
referência nacional em (má) saúde.

28/01


Antes da abertura da licitação, uma empresa que ”venceria” a licitação foi flagrada instalando cercas e demais equipamentos para o carnaval.  Mês seguinte, a imprensa chapa-branca e o ex-secretário Lado afirmam: “o carnaval foi um sucesso!”.

04/02


O ex-deputado estadual Ronaldo Magalhães, após ter dado o golpe no PV itabirano, começa a mostrar sinais de enfraquecimento. Paralelamente, Damon de Sena e Jadirão
se esforçam para manterem a candidatura do Damon e são acusados por muitos de terem feito acordo com Ronaldo, nos bastidores.

28/02


TV Cultura, 15 anos. O Jornal O Trem a classifica como chapa-branca,  outdoor do poder, provinciana, ótima (humor), incompetente   e tantos outros adjetivos mais.

09/03


Nosso blogue denuncia uma propaganda da Prefeitura feita num jornal ligado ao secretário da ouvidoria pública do João
Izael, o pastor Ailton Moraes.

17/03


Prefeito e presidente da câmara disputam os holofotes para a “vinda da siderurgia da Vale” para Itabira. Prefeito corre
na frente e solicita plano para instalar ela no Ribeirão São José. Só que a Vale sequer pensava nisso...

28/03


Depois de fracassar na tentativa de ficar mais um ano na câmara, Neidson começa a ser um tipo de “boi de piranha” do grupão. Nasce o grupo G6, com 6 vereadores contrários ao grupão.

01/04


Empresários do Distrito Industrial estavam
danados da vida com o reajuste do IPTU deste ano, cujos valores, segundo o informante (que me pediu sigilo), chegaram a mais de 7 mil reais. A gula do governo começa a mostrar o tamanho da boca.

14/04


Servidores protestam contra o pífio aumento de 5%, após anos de perdas salariais.

17/04


Bernardo Mucida denuncia o abandono da política pública a favor da saúde mental na cidade.

20/04


G6 põe abaixo o projeto do prefeito para o empréstimo de 8 milhões para a construção de um bulevar, que a população
sequer sabia como seria.

01/05


Dois grupos ligados ao grupão, um com Cácio Guerra e outro com Perón Colombo disputam canal de TV na cidade, pela “bagatela” de uns 5 milhões de reais.

10/05


Jornal O Tempo divulga pesquisa da Fundação João Pinheiro, que coloca Itabira no 4º lugar no Índice Mineiro de Responsabilidade Social.

11/05


Ministério Público põe abaixo o aumento da água em Itabira.

12/05


Duas novas leis melam interesses do grupão:
Lei da Transparência (até hoje não atendida plenamente) e a lei que regulamenta a contratação de serviços publicitários.

26/05


Padre Márcio torna-se vítima de denúncia de pedofilia e parte da “imprensa” aposta na sua condenação.

02/06


Filhos-do-Cauê elencam dificuldades para que o ex-deputado estadual Ronaldo Magalhães emplacasse sua candidatura.

02/06


Acita encabeça tentativa de ressuscitação do ‘movimento apartidário’, numa tentativa de repetir o sucesso passado, quando elegeram Li e Luiz Menezes.

12/06


Charge ironiza a estratégia da comunicação da prefeitura.

16/06


Outra charge imperdível. Genin e Lucio Sampaio ironizam os prédios da avenida Mauro Ribeiro.

17/06


G6 “engessa” a capacidade de remanejamento do orçamento do governo João Izael, de 35% para 10%.

19/06


Matéria do Jornal MGTV da Globo denuncia o mau destino do lixo na cidade.

Continuaremos na semana que vem, com a retrospectiva do segundo semestre de 2010...

Um comentário:

  1. Ô Fernando, não esqueça de citar:

    JULHO: a péssima edição do Festival de Inverno, edição esta que teve o disparate de lançar debates e exposições literárias, deixando de lado os 80 anos de lançamento do livro "Algumas Poesias", de CDA.

    OUTUBRO: Isso sem contar o fiasco da semana Drummond, que este ano teve sua nomeclatura alterada para "Lìtero Drummondiana" como forma de justificar a celebração "atrazada" dos 80 anos de "Algumas poesias". Lí críticas ferozes no O Trem sobre este assunto.

    Conto com a sua atenção.

    Rafael
    Rafinhagaloforte1@hotmail.com

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.