Who's amoung us?

sábado, 19 de junho de 2010

ITABIRA: REFERÊNCIA EM MAU DESTINO DO LIXO


(Má) NOTÍCIA FRESQUINHA! 
Foi veiculado na Globo Minas de hoje, no Jornal MGTV 3ª Edição, uma matéria denunciando o descaso da Prefeitura no destino do lixo coletado na cidade, que é lançado no chamado 'aterro controlado'. 
Vale ressalvar dois pontos, que precisam ser esclarecidos na cidade:
  1. Após a Audiência Pública sobre a mineração em Itabira, ocorrida em 1997(?), como uma das 52 condicionantes ambientais, ficou para a Vale arcar com os custos de implantação de um aterro sanitário. Pelo que me recordo, com prazo já vencido. A Vale cumpriu? Se cumpriu, como foi? Repassando o dinheiro para a Prefeitura, que deu outro destino a ele, como fez com os 20 e tantos milhões da construção da Unifei? Ou se cumpriu, será que o destino do aterro foi o mesmo das construções dos Parques Municipais da Água Santa, do Nova Vista e do Belacamp, que poucos anos após foram abandonados e dois deles completamente depredados?
  2.  Vale ressalvar: a população itabirana, em grande parte, cumpre bem seu papel de separar o lixo para coleta seletiva. Trabalho esse fruto de melhores gestões da Itaurb no passado, principalmente sob a direção de Paula Menezes, filha do ex-prefeito Luiz Menezes, que deixou saudades pela determinação na forma de administrar e na delicadeza inteligente das campanhas educativas para estimular a coleta seletiva.
 Estão aí as perguntas para a assessoria de comunicação da prefeitura, que tem se mantido mais ocupada na orientação de pseudojornais difamatórios, podendo ser respondidas pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães  (recente deputado estadual pelo PV - Partido Verde - que ironia do destino...) ou pelo presidente da casa que seria responsável pela fiscalização, o vereador Neidson Freitas. Um bom momento para mostrarem serviço, se quiserem garantir os votos nos próximos pleitos.

9 comentários:

  1. Agora no lugar certo (o comentário)...

    Boa noite...
    Essa é fresquinha, foi matéria veiculada agora no MG TV 3ª Edição, a situação do (des) aterro municipal de Itabira, que não foi construido, apesar da VALE ter passado o cobre para a prefeitura (a construção do aterro é uma das condicionantes pra Vale continuar a minerar). O cara de bambú do secretário (?) de meio ambiente de Itabira disse que a obra foi paralisada pois a quantidade de lixo a ser tratada no município é tres vezes maior do que foi previsto quando da criação do projeto (então não teve projeto). Simplesmente pararam a obra e enfiaram o dinheiro em alguma vala fedorenta (não pode falar palavrão né). E os cabras ainda tão berrando pelos quatro cantos do planeta que isso aqui é a melhor cidade do Brasil pra se viver... faça-me o favor. Vamos ver se a De Fato que deu manchetes quando alguém disse que Itabira era referencia nacional em coleta seletiva, vai dizer que Itabira é exemplo a não ser seguido quando o assunto tratamento de resíduos e cuidados com verbas públicas principalmente. Essa é a cidade do bem viver, a cidade que está consolidando suas conquistas (quais?). Nós Itabiranos, não merecemos isso, não merecemos ter nossa cidade administrada por acéfalos trogloditas, que fazem de tudo com o dinheiro público, menos melhorar as condições de vida da população. Ah... credo!!!

    ResponderExcluir
  2. Também assisti à reportagem. É bom que veículos de comunicação como a Rede Globo mostre a nossa realidade, já que a imagem que tentam passar de Itabira é a cidade do bem viver.

    ResponderExcluir
  3. Legal é uma opção muito pobre para ressaltar a importância da notícia que, acredito, poucos tiveram a oportunidade de ter acesso.

    Agradeço-o por isso.

    E deixo a sugestão: promover, através desse blog, um encontrão de vocês ("Filhos do Cauê"), de Luiz do Mosaico e a galera d"o trem", mais a comunidade itabirana que quer ajudar a promover o desenvolvimento da cidade.

    Chega de lutas individuais... Nos unamos as forças...

    ResponderExcluir
  4. Que bom que ainda temos bons meios de comunicação...
    Por essa, agente não esperava...
    Itabira esta entrando no "falem mal, mas falem de mim".
    A minha indignação é que poderíamos ter tudo para que a matéria fosse positiva...tirando é lógico, a panela dos corruptos...
    São as consequências que ja estamos colhendo...

    ResponderExcluir
  5. Cabe agora ao Ministério Público apurar a dénuncia. Se este não se pronunciar e continuar omisso a sociedade itabirana precisa agir e mover uma ação popular. Chega de negligência!

    ResponderExcluir
  6. Pena que poucos tem acesso a notícias como essa. Como o Zé de Broca questionou, o site defatoonliine.com mais um vez peca e perde credibilidade ao não publicar notícias ruins(relacionadas ao governo atual) de Itabira. Acho é uma vergonha um portal do porte da DeFato ficar limitado de informações do jeito que fica...

    ResponderExcluir
  7. E alguém escutou o valor da multa?
    Por dia...R$2000,00.
    Vai fazer falta para os cofres públicos e principalmente para os bolsos
    particulares!

    ResponderExcluir
  8. Bacana! Vi a reportagem na TV, o mais legal é que Zé Sana (puxa-saco) veiculou várias e várias matérias sobre o lixo. Foi pra São Paulo "conheçer" novas maneiras, e agora José (Sana)???? Vai falar oq??? Chega de axar q o povo é besta, q seus puxa-saquimos editoriais vai comprar o povo, não tá adiantando nada essa estratégia tosca. Os tempos mudaram e o público tem condições de obter informações de várias maneiras. O Jornalismo ditadorial da DeFato serve pra nada!

    ResponderExcluir
  9. Quanta inveja meu Deus!!
    Tudo isso só demonstra aquele velho ditado:
    Os cães ladram e a caravana passa!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.