Who's amoung us?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

E POR FALAR EM MAUS COMPANHEIROS...

Essa estratégia infeliz de assessor de comunicação, praticamente, se limitar a repassar dinheiro para a agência de comunicação, para pagar pseudojornais vociferarem ataques contra os interesses deles, não tem colhido mais resultados desejados e têm causado efeitos de difíceis reparações.

Na campanha de 2008, deram um senhor tiro no pé ao tentarem ressuscitar um 'jornal' desacreditado para acusar o médico Damon de Sena, candidato de oposição, de ter matado duas pessoas. Como pronta resposta, levaram na cara uma gravação do mesmo dono do jornal, acusando eles próprios de corrupção, com requinte do mesmo provocar o Ministério Público para atuar contra o próprio grupo. Em tempo, ressalvo que a demissão do radialista foi um dos poucos acertos do grupo. Há trigo no joio.

De sobra, recentemente e 'coincidentemente', atacaram o Padre Márcio Soares, acusado, mentirosamente, de ter molestado uma criança portadora de problemas mentais. 'Coincidentemente', a Igreja tem militado a favor da 'ficha limpa' e isso desagrada os interesses de alguns políticos sujos, patrocinadores desse tipo de pseudoimprensa.

Acharem que a população não percebe isso, é brincar com as inteligências dos outros.  Se num momento a população se assusta, depois que se evidenciam os fatos e são esclarecidas as denúncias como infundadas e inverídicas, quem as criou e patrocinou, caem em descrédito e despencam na aprovação popular.

Isso não cola mais. Duvidam? Então observem os comportamentos. Maus assessores e maus companheiros se escondem nos vidros escuros dos carrões, preferem os corredores ocultos do poder, não entrosam, não podem aparecer.  Vivem limitados à invisibilidade. A população está de olho neles, no que fazem, no que compram. Se estão lotados na casa, são sugeridos para receberem em casa, sem o direito de sequer cumprir com o expediente, causando vergonha nas famílias e nos colegas partidários.


E TEM SALVAÇÃO?

Claro que sim! Eu prefiro apostar na pronta salvação, porque a população não aguenta mais ver a cidade tão mal. É motivo de vergonha e de chacotas na região. Não combina com o porte de uma cidade educativa e tão privilegiada culturalmente. 

Itabira não merece ter que esperar mais, por uma nova liderança, vinda de um próximo pleito. Temos que convencer o atual prefeito para que se enquadre já. Prefiro torcer por Itabira e pelo sucesso do  governo João Izael, porque se ele der certo, será bom para a cidade. Duvido que o prefeito, até cair na lábia desses alastradores do ódio e se tornar refém deste mal, tinha qualquer má intenção contra a cidade que escolheu para viver. Duvido que o João pretendesse ser mau exemplo para sua família. Há tempo e há jeito. Mas tem que partir dele, da vontade política e ideológica de um homem que quer recuperar sua desgastada reputação e já. João veio de baixo, lutou muito, trabalhou, deu duro. Sabe bem o que é chegar de baixo e atingir o ápice. Tem só que se refazer, pensar nos seus semelhantes que ainda não tiveram igual sorte e que viram nele uma oportunidade de saírem das limitações. João tem que usar a caneta do poder e fazer jus à essa expectativa. Distinguir o joio do trigo.

Somos mais estudados, hoje em dia, João. Tornamo-nos mais críticos e queremos prontos resultados, sem falsas promessas, sem tapinhas nos ombros, sem privilégios e, principalmente, sem baixarias. Eu, por exemplo, não mando qualquer recado. Assumo aqui minha opinião, exponho minhas verdades, não jogo sujo e torço pelo seu sucesso.

Acorde, João, e retome ao que interessa. Coloque Itabira no rumo do progresso e da civilidade.


6 comentários:

  1. Tudo no seu devido tempo!
    O tempo do grupão vai chegar...
    O acerto de contas é inevitável...
    Ou já terá chegado, com tanto desespero?

    ResponderExcluir
  2. Queria ser otimista como você, Fernando, mas, depois da greve deste ano dos funcionários municipais e a postura de João com eles, não acredito em uma reação positiva dele. Quando o ouço falar, discursar, fico chocado com a cara de pobre coitado que faz e com as palavras vazias que profere.

    Na greve, mesmo depois de mais de vinte dias de paralisação, não recebeu ninguém do movimento, não declarou nada e simplesmente o ignorou. Só depois da vinda da TV Alterosa à Itabira e sua divulgação na mídia televisiva (a de Itabira não conta, né? Claro que eles não ficaram sabendo que havia uma greve de servidores municipais na cidade) é que os manifestantes foram recebidos por seus secretários. Mesmo assim, sem nenhum acordo.

    E agora, depois do fim do movimento, reiterando sua postura de fazer de conta que nada aconteceu, disparou a aparecer na mídia de Itabira, cada dia divulgando ações que com certeza partem mais da iniciativa individual dos funcionários municipais (uma vez que não vejo muitas iniciativas, conhecimentos por parte dos funcionários nomeados – são bons na ditadura e na imposição, na hora das ameaças) e de outras iniciativas da sociedade, mas com certeza, nenhuma ação que poderia ter sido feita de forma intencional e com planejamento da sua atuação e da atuação de sua equipe nomeada. Para mim, uma postura digna de um cara de pau.

    Mas, não para por aí o disparate do João. Ele, com sua postura arbitrária e autoritária, deixou que se iniciasse a greve e que essa se estendesse por mais de 28 dias. Será que não imaginou o prejuízo que isso causaria à cidade? Será que acredita que até o fim do ano vai conseguir reparar ou minimizar o efeito por ela causado ao trabalho cotidiano dos servidores e da população por eles atendidos?

    Veja o caso da educação: a grande maioria dos grevistas eram professores. Que pessoas os substituíram durante a greve? Eram graduados e competentes para assumir seus lugares? O que foi ministrado aos alunos? Será que eles tiveram seus dias letivos normais e com os conteúdos normais dados? Garanto-lhe que não. Nesse governo de faz de conta que tudo é perfeito, ludibriaram a população como sempre, garantindo-lhes que estava tudo regular, exemplar.

    E, para culminar a farsa, veio o corte do pagamento dos dias de greve dos manifestantes. Sabe o que veio escrito nesses contra-cheques para justificar o corte: “faltas injustificadas”. Meu Deus, será que mesmo com o movimento tendo acontecido em grande parte na frente do prédio da prefeitura; dos vereadores, acuados pelos manifestantes, terem tentado intermediar com o prefeito reabertura de renegociação; outros sindicatos e setores da comunidade apoiarem e se juntarem aos funcionários municipais em suas reivindicações, João ainda teria coragem para continuar fazendo de conta que nada aconteceu? Pois teve e continua tendo.

    Por isso não acredito, ao contrário de você, que uma pessoa com essa postura tenha pulso para enfrentar seus comparsas e, pior ainda, a capacidade para enxergar o próprio fracasso. Pois acho que sua postura se deve a uma enorme baixo auto-estima e a um narcisismo fulgente, que não o deixa enxergar seus próprios erros e o faz acreditar, cercado e aplaudido pelos seus puxa-sacos, que todos o adoram e acreditam em todos seus disparates.

    Queria ser otimista como você mas, infelizmente, não consigo. E, nós, itabiranos, infelizmente, teremos que continuar amargando com o nosso erro de tê-lo reeleito.

    Que sirva de lição para nós e de alerta para procurarmos pensar bem com o que fazer com nosso voto na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  3. Num tem salvação não... eu queria saber o que se passa numa cabeça que tem essas idéias e esse comportamento. Pra esses caras não existe consciencia pesada e nem remorso. E têm pinta de serem uns grandes e idiotas cafonas... o nosso rico dinheirinho deve ser gasto em luxo de péssimo e duvidoso gosto... o que é pior!!

    ResponderExcluir
  4. Caros leitores,

    Preferi apostar na salvação, embora eu também tenha extrema resistência. Confesso.

    Pelo que vê, há dois Joãos: aquele que chorou na campanha passada ao pedir respeito como pai de família; o que vai sempre à Igreja; que reza; que carrega santo; que gozava do respeito e do carinho da Igreja e dos fiéis; e outro, o que cedeu à pressões de indicações politiqueiras; que tem agido com rancor contra os servidores grevistas e o pior, que tem bancado (com dinheiro público) pseudoimprensa e pseudoassessoria, que alastram o ódio, achincalham, covardemente, as pessoas de bem, possíveis concorrentes políticos e profissionais da imprensa. Posições ridículas e deploráveis para um homem privilegiado, que veio de baixo e ter sido abençoado de chegar ao cargo máximo da cidade.

    A trajetória pessoal do João deve ter sido muito difícil e é natural que crie ambiente propício para confusões mentais e reações mal pensadas e/ou incoerentes. Na trajetória política, caiu em mãos que praticam o ódio, a difamação, calúnia, exposição ridícula dos concorrentes como forma de extorsão moral, para vê-los longe do páreo e culminar no finito retorno ao poder, mas sem tê-lo conseguido na moral e de forma honrosa. João começou por cima e, com muito custo, retornou, derrapando, com sinais evidentes de desespero e enfraquecimento, chorando e clamando.

    Aí, quando passava do tempo de corrigir, de fazer um belo choque de gestão e recuperar o o bom nome de outrora, opta por perseguir, censurar economicamente e patrocinar pobres pit-bulls banguelos, comandados por covardes que vivem quase ocultos nos corredores do poder.

    Julgar João, não me compete. Avaliar seu governo, sim, qualquer um de nós podemos e devemos, como cidadãos que somos.

    Errar é humano. O verbo errar deve ser conjugado em todas as pessoas. Eu erro e já errei. O que nos difere, é a intensidade, quantidade e o tipo, se doloso ou por equívoco, mas principalmente se for contra o patrimônio público, que é de TODOS, e é essa a parte que nos interessa. Entretanto, ambos podem ser corrigidos, tanto os erros de equívocos, quanto os de dolo. Cada qual com seus preços e custos, é claro.

    Como cristãos que somos, precisamos praticar o perdão, sem complacência irresponsável, desde que se evidencie sinais de reconhecimento e mudança de postura.

    Apostar na salvação, para mim, é a mais imediata solução, desde que, como disse, que ocorram as mudanças essenciais de comportamento.

    Se vai dar certo, lamento, mas não dou qualquer garantia, porque não depende de mim e, sim, dele.

    E enquanto isso, a cada latido que derem seus pit-bulls banguelos, solto uma bomba no colo de quem eu achar que os mantém.

    Boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  5. Boa semana a todos, você desejou! E acredito que teremos... Pelo menos tenho certeza dessa assertividade para a maioria das pessoas que procuram dormir com a consciência tranquila; para aqueles que se reconhecem humanos e passíveis de erros mas, sempre alertas para não cometê-los e, se possível, saber que são vulneráveis a cometê-los e tentar repará-los caso se dêem conta de os tê-los cometido...

    Por isso reitero seu desejo: Que tenhamos todos uma boa semana e que consigamos superar nossos limites de percepção interna acerca de nós e do nosso entorno. Que saibamos aproveitar as dádivas que Deus nos deu e possamos contribuir para a melhoria da condição humana na terra.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Fernando, Itabira possui hoje uma população com mais de cem mil habitantes divididos da seguinte forma:
    "os corruptos" (os que roubam mesmo), "os de caráter" (de boa índole), "os compráveis"(ao meu ver, são os piores), foram os que enxergaram as falcatruas, se mobilizaram, e por fraqueza pensaram: se ta todo mundo "ganhando", eu também quero.
    E se venderam...
    Ainda tem os "iludidos", que não se enquadram em posição alguma, ficam até hoje no meio do caminho, vagando pela cidade, no leva e trás, à espera de uma "boquinha". Ainda não caiu a ficha que acabou. Quem tinha que entrar, entrou. E não há mais tempo nem suporte para mais ninguém.
    Como você mesmo disse, não é preciso mais ter curso superior para enxergar nada disso.
    Cidade de interior é uma maravilha! Todo mundo, conhece todo mundo. Assim como sabemos quem são os mau caráter, e quem tem boa índole. Jornais de sensacionalismo barato, já era.
    Agora, paz é uma palavra para poucos. Pobres dessas pessoas quando passar o poder, caírem na real, e assim serem cobrados pela própria
    consciência.
    Realmente acertar as contas com a humanidade, seria um grande passo. Já outra coisa, é acertar as contas com Deus.
    E por mais tortuosa que seja a estrada, o caminho final é único e ironicamente levará ao verdadeiro "Poder".
    A corrupção em Itabira se infiltrou em tão altos níveis e tipos de pessoa que talvez fique difícil aplicar a lei. Mas não é impossível, porque lei é lei em todo lugar, e não há absorvição para corruptos e ladrões não é mesmo?
    Sendo assim, como tudo tem seu tempo, espero ainda ver Itabira resgatada, com sangue novo, inserida em uma nova cultura e valores. Recuperada, cuidada e restabelecida de todo o mal que assolou por esses tempos de ganância, exploração, egoísmo, e falso poder.
    Sonho? Não, apenas uma visão futura da realidade. Pode ter certeza!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.