Who's amoung us?

domingo, 26 de dezembro de 2010

PRÓXIMOS DE UM FUTURO MELHOR

À medida que a idade vai chegando, mais compreendo que temos que respeitar e ouvir os bons conselhos dos mais velhos e que temos que encorajar sempre os mais novos a meter a cara no mundo, para provocar as melhores mudanças. Dos 40 aos 55 anos de idade, ainda nos resta parte da força motriz de mudanças e, de quebra, carregamos boas cargas de experiências, que evitam, sobremaneira, que erremos.

Em se tratando de política em Itabira, está cada vez mais difícil seguirmos quaisquer legendas partidárias. Não se vêem princípios ideológicos defendidos, não se vê boa ética e não se vê defesa do todo. As defesas têm sido míopes, individuais ou altamente interesseiras, de curto prazo e mau encaminhadas.

Estranhamente, é a velha guarda que tem dado os piores exemplos e que tem dado esse tom desafinado na política. Digo velha guarda não só os políticos de idades mais avançadas; incluo aqui os outros politicozinhos novos de idade, mas com bagagem política fartamente suja o suficiente para fazer inveja aos piores seres. Há alguns que, em pouco mais de um mandato, conseguem acumular sujeiras maiores do que aqueles demais comequietos sessentenários, com mais de 4 mandatos de carreira modorrenta e subserviente.

Tem dúvida ainda? Vejamos: quais são os legados do Dem, PP, PMDB, PSDB, PT, PDT, PV e tantas outras siglas partidárias na cidade? Que há boas lembranças entre elas há, por certo. Mas as piores lembranças, se encararmos friamente, podem notar, foram orquestradas por essa velha guarda. Poderia citar aqui uma legião de nomes com péssimas contribuições. São benesses trocadas por carguinhos; apadrinhados e namoradas de políticos ocupando cargos de comissão sem prestar qualquer serviço de valor para a sociedade; corrupção sem proporção no país; aumentos abusivos de taxas públicas e de impostos; gestão sem transparência; concorrências com fortes indícios de fraudes; proposta absurda de monopólio na propaganda e por aí vai... São absurdos disparados em rajadas, deixando-nos cada vez mais incrédulos, para que, estrategicamente, nos nocauteiem num sentimento de impotência.

Entretanto, deixando de lado esse péssimo legado, há uma forte luz no final do túnel. Coincidentemente, o que Deus fez, juntou. Num mesmo lado, está hoje o que há de pior na política itabirana, conhecida como grupão. Tudo de ruim se juntou por lá, com pouquíssimas pessoas de bem. O lado que restou, nesta polarização, tem permanecido isolado e pode até parecer mais enfraquecido, mas, na verdade, é o que sobrou de bom, de promessa de um futuro melhor para a cidade. Está cada vez mais fácil optarmos e acertarmos na escolha. O que vem por aí, é a leveza, o direito fundamental de escolher as melhores pessoas para provocarem as melhores mudanças, sem compromissos partidários mesquinhos, sem apadrinhamentos esdrúxulos.

Da velha e boa guarda, restou-nos um ditado que nos acalenta e nos faz acreditar, cada vez mais, num futuro bem mais promissor e ético: "quem com porco se mistura, farelo come". Deixemos os ruins do lado de lá e vamos acreditar num 2011, 2012 e demais anos muito melhores para todos nós.


3 comentários:

  1. QUEM É VOCE PARA JULGAR FERNANDINHO...VOCE PARECE ATE SER UM JUIZ DAS CAUSAS....sabe da verdade entao conta para nós, nao nos deixe achando que o mundo esta diferente, que LULA tem 83% com mensalão, que dilma vai ser melhor, que os outros governos foram diferentes.
    Havia um tempo que o homem tinha vergonha de ser desonesto....hoje tem vergonha de ser honesto.
    Para falar a verdade voce anda jogando muita pedra e escondendo a mão....se é seu amigo fica calado, fica imovel, se é contra o damão, fica com raiva diz que nao presta, que tinha serviço melhor e tal....
    Tenho certeza que voce é inteligente, sabe das coisas, se brincar vao convida-lo para fazer parte da camara também....?
    então deixe de lado a modestia, seja um candidato e terá votos, porque:
    se o bons calares os maus tomarão conta de tudo.
    se os homens calarem as pedras falaram por mim.
    Seja forte seja ombre macho, seja candidato e assim teremos a voz da conciencia ha muito calada.
    Houve um tempo que vereador gostava de ganhar pneus, hoje gosta de ganhar carros.
    (ze de Itabira)

    ResponderExcluir
  2. Esse texto deveria ser transformado em Carta de Itabira, um desabafo ao Brasil por tudo de nojento e podre que acontece nessa terra sem lei, sem justiça, sem nada. Governada e mandada por um Grupão que há muito vem apodrecendo essa carcomida cidade. Itabira hoje é uma terrinha cheia de desempregados empregados em terceirizadas que por seiscentos reais por mês se vêem obrigados a mamar o leite sujo de uma vaca rica. O povo se vende por nada, sem se lembrar que quando esse bando forem despejados do barco, sairão juntos também. Seria interessante ver esses pobres coitados sem culpa nas portas dos integrantes do Grupão pedindo de volta a teta da vaca para mamarem. Por outro lado, não os culpo, afinal precisam comer e para isso tem de idolatrar o chefe-mor dessa fédida prefeitura, que como o Fernando disse, salvam-se poucos. Itabira merece, a ETE não é lá... É aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! Isso que é revolução, vcs vão mudar o mundo. Cuidado para não se tornarem utópicos demais, a teoria é linda, mas a prática é bem diferente. Será que farão diferente quando estiverem lá??? Sei não.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.