Who's amoung us?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FECHAREMOS O ANO AO RUFAR DOS TAMBORES?

Segundo três fontes, que me pediram que não as identificasse, Alexandre Banana confirmou a ida para a direção da Câmara Municipal, após uma estranhíssima negociação com o PP, partido do Neidson Freitas, Chiquinho, Celso Matozinhos e outros do grupão.

As contradições entre os depoimentos das fontes, entretanto, são discrepantes, no sentido de para quem foi boa essa negociação. Não ouvi palavras de consenso e nem consegui ainda assimilar como benéfica para a cidade e para a oposição. O que me chegou, até agora, soa a uma venda barata de uma legenda, em troca de promessas vazias e de dois cargos políticos. Até que me provem o contrário, o PT itabirano e o Alexandre caíram na tentação e na lábia do grupão.

O Alexandre merece toda nossa admiração e respeito. É dono de uma carreira política de renome, fiel aos princípios do PT e vem de uma família altamente respeitável. O José Francisco vivenciou vários momentos no PT, uns saudáveis, quando presidiu a legenda e compôs com Damon na disputa majoritária passada, e outros de abandono, durante o governo Jackson. Do lado de fora e que até poderia ser mais crível que uma negociação partisse de sua ala, por ser bem mais aberta e nada apegada ao radicalismo, diga-se de passagem muito comum nos petistas, corre Bernardo Mucida, que anda atordoado e boquiaberto, como todos nós, reles expectadores.

Segundo duas fontes, "vem aí novidades muito boas" após a ida do PT para a Câmara, inclusive com indícios de racha no governo e gravíssimas ações  contra o João Izael, que "não gostou nada da negociação". Já do outro lado, com bem menos informações, uma sentença estarrecedora: "é conversa para boi dormir".

Tentamos hoje falar com José Francisco e não conseguimos. Alexandre Banana está viajando e só retorna após o reveillon. E até lá, é bem provável que fiquemos só ouvindo o rufar dos tambores, num clima de suspense sem fim...

Voilá!

10 comentários:

  1. Quando as coisas sao feitas às escuras, com pessoas de interesses inicialmente divergentes e ainda envolvendo cargos publicos aos dois interessados nao tem como disfarcar esse cheiro ruim.

    As explicações e argumentos até agora são incompreensíveis.

    Convenhamos, a representatividade do petista só nao foi mais questionada depois das eleicoes pelo fato das urnas nao terem o colocado em papel de destaque.

    Tá na hora do PT renascer em Itabira... Ele é muito maior que isso.

    ResponderExcluir
  2. Aguardo um pronunciamento do Alexandre. Não é estilo do PT aderir ou participar de governos sem explicitar composição programática.
    Quando isto aconteceu o nosso eleitorado não seguiu apoiando.
    Veja o que aconteceu agora nas eleições de governo do Estadi de MG.
    O eleitorado elegeu a Dilma, mas não votou no Hélio Costa.
    A construção do eleitorado do PT em Itabira foi feita num campo diferente desta composição anunciada neste blog.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Jânio...

    Não consigo acreditar em nenhuma articulação política do grupão, que possa ser boa para a cidade ou boa para o PT.

    Esse esquisito acordo aí, pelo que pressinto, parece ser mais um conto do vigário e soa a algo moralmente incorreto. Tomara que eu esteja errado...

    ResponderExcluir
  4. O Alexandre é um dos poucos políticos confiáveis em Itabira.

    Se ele for para a direção da Câmara Municipal vou torcer para ele honrar o passado que tem. Caso ele se renda ao grupão vai ser um tiro no próprio pé e outro nos seus eleitores.

    O jeito é esperar para ver, não é?

    ResponderExcluir
  5. TENHO escutado pela cidade, as fofocas, o aliado do grupão, a aposição enfim todos são de um so falar: banana nao representa mais o PT.
    quem repesenta aqui é o Bernando, o Jackson que tem cacife ainda para ser Prefeito....enfim os verdadeiros lideres.
    se de fato consumar sera acordo feito entre os omens do PP e PT

    ResponderExcluir
  6. A velha tática de sobrevivência utilizada por inúmeros politicos e partidos de expressão em âmbito nacional parece que está em evidência nas terras drummondianas. Este suposto "acordo" entre o Banana, representante do PT local e o PP caso se confirme pode revelar o desastre ou a possibilidade do renascimento de uma oposição vigorosa e pronta a exercer o papel do "fiel da balança" e quem sabe veremos a fênix renascer das cinzas nas eleições que se darão daqui a dois anos. O bom senso pede cautela neste momento de grande expectativa e resta a nós pobres igorantes com relação aos reais interesses que aproximaram partidos adversários aguardar para aplaudir ou vaiar as cenas que veremos nos próximos capítulos da história política itabirana: Luzes, câmara, ação que rode a fita!

    ResponderExcluir
  7. gente gente quem nao se lembra de peron, chiquinho, gui e ronaldo o quarteto do grupão junto, todos por um por todos.....enfim estão agora o Banana, o zè que esta desempregado tem uma boquinha na camara que deve ser até o final do ano e apos quem me ajudara. chopolin colorado........
    tão brincando com fogo, ou como disse é conto do vigario...ei que vigario?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernando. Sabe o que acho mais estranho nesta história do PT fazer aliança com o PP??? É o fato de o Bernardo Mucida não estar sabendo de NADA e ainda se dizer indignado com tudo isso... e sabe porquê eu estranho tanto?? É que o Zé Francisco ligou, a cerca de 25/30 dias, no meu celular, por volta de 21:30 e me disse textualmente: "Gândara, tenho uma notícia, em primeira mão pra você: O PT vai lançar candidato próprio para prefeito em 2012 e será o Bernardo Mucida. Inclusive, se você quiser entrevistá-lo, já está liberado". E agora? O Bernardo, que seria o candidato do PT não é ao menos consultado para uma aliança destas??

    ResponderExcluir
  9. Meu candidato nao importa quem sera o do PT, se for vice vou pensar mais ou anular o voto.
    agora itabira merece mais....Banana sempre foi etico e acho que estao brincando de pega, larga ou sopra...Tou achando até inteligente, o Banana e ´Ze francisco (ze capeta) vao ficar sabendo das coisas, assim podemos denunciar mais, vamos colocar com assessor de imprensa Luiz Zanon (unico serio) nesta cidade, so não pode ver o adicio.

    ResponderExcluir
  10. Até agora são veiculados comentários e especulações. Alguns até ofensivos, vindos de "anônimos"!
    O Alexandre é presidente do PT de Itabira. Desconheço qualquer atitude desabonadora que o mesmo tenha tomado em sua trajetória Politica .
    Portanto devemos aguardar seu pronunciamento e do Diretório do PT de Itabira.
    Acredito sim que o PT deve considerar possibilidades de alianças consolidadas em um plano programático claro e debatido pelos seus integrantes.
    Mas acho Que isto deva ser feito primeiro com seus aliados "históricos" na cidade: PV e PCdoB.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.