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domingo, 28 de fevereiro de 2010

TV Cultura - 15 Anos.

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL O TREM

Ô tevezinha ruinzinha e obviazinha

Eu acuso: a TV Cultura itabirana é chapa-branca, outdoor do poder (como diz Robinson Damasceno), provinciana, ótima (pelo lado do humor), incompetente, porta-retrato do prefeito (como diz Marcos Caldeira), estéril como útero de mula (diria Fernando Jorge se morasse em Itabira), cacete, enchedora de linguiça (como diz Lúcio Sampaio) e... Previsível. Tão previsível que antevejo o que passará na tela de quem ligá-la neste 2010.
Quando os dias forem de calor intenso, a reportagem carro-chefe do principal programa da emissora, o telejornal diário Jornal da Cultura, será sobre... o calor intenso. O apresentador lerá esta manchete: "Calor intenso aumenta a venda de ventiladores e picolés em Itabira". Em seguida, exibirá cenas de repórter entrevistando moça chupando picolé, um vendedor da sorveteria Pinguim e um gerente de loja informando que a venda de ventiladores subiu tantos por cento.
No mês da Páscoa, porá no ar reportagem intitulada "Comércio local festeja aumento nas vendas de chocolate". Um repórter se postará no corredor de um supermercado, tendo ao fundo gôndolas empanturradas de ovos de páscoa, e entrevistará o gerente ou dono do estabelecimento, que informará ter aumentado tantos por cento a venda de chocolate. Em seguida, cortará para um padreco explicando "qual o sentido da Páscoa para a igreja". Se a emissora não conseguir padreco para falar, um locutor lerá texto colhido às pressas na internet, via Google. Mas sempre se consegue um padreco para aparecer, nem que seja da paróquia Pedra Furada.
Quando a mega-sena acumular, a TV Cultura veiculará reportagem que terá esta chamada: "Mega-sena acumulada lota agências lotéricas em Itabira". Um repórter entrevistará uma ou duas pessoas na fila e outra com caneta na mão, marcando jogo. Aos três indagará: "O que você faria se ganhasse essa bolada?" Após as respostas, o apresentador no estúdio informará quantos carros populares dá para comprar com o dinheiro do prêmio e quanto renderia por mês, se depositado em poupança bancária.
Em 12 de junho, a manchete da principal reportagem do dia será esta: "Dia dos Namorados faz aumentar as vendas nas floriculturas de Itabira". Um repórter entrevistará um casal de namorados e uma dona de floricultura. Aos pombinhos perguntará qual o significado da data; à comerciante indagará se as vendas aumentaram muito. É possível também que entreviste um dono de restaurante, de quem procurará saber qual a previsão de aumento no movimento do dia.
Nas sextas-feiras 13, a emissora entrevistará supersticiosos. A reportagem começará com uma repórter ao lado de uma escada. Ela fará gracejos tendo como mote um gato preto e lerá um texto garimpado açodadamente via Google: "Essa crendice de azar nas sextas-feiras 13 é muito popular entre os cristãos..." Quando não havia Google, os repórteres recorriam ao Guia dos Curiosos, do jornalista Marcelo Duarte. Hoje, matam o bicho é na internet mesmo. A TV Cultura não esquecerá de informar que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e que na última ceia Dele havia 13 pessoas à mesa. A reportagem terminará com gracinha: repórter batendo três vezes na madeira ou dizendo "xô, mangalô".
Quando novembro vier, exatamente no dia 2, o apresentador do Jornal da Cultura soltará esta manchete: "Cemitérios de Itabira ficam lotados para o Dia de Finados". Reportagem mostrará cenas de pessoas colocando flores em túmulos e limpando-os. Também será enfocada a questão econômica. Um repórter informará que nas proximidades dos cemitérios muitos eram os vendedores de velas. Entrevistará uma dona de floricultura, que falará sobre o aumento na venda de flores. "Qual foi a mais procurada?", indagará o segurador de microfone. "Crisântemo e rosa, sem dúvida", informará ela, dizendo ainda que o copo-de-leite teve uma boa saída.
No início de dezembro, assim que aparecerem os primeiros enfeites natalinos em lojas, a TV Cultura fará reportagem que terá esta chamada no telejornal: "Comerciantes itabiranos preveem aumento nas vendas para o Natal". Seguirão entrevistas com lojistas – "Qual a expectativa de venda para o Natal?" – e cenas dos primeiros Papais Noéis das lojas. Elogios à prefeitura, por "embelezar a cidade com muita criatividade e bom gosto", jamais faltarão. Um padreco será convidado a explicar o "verdadeiro sentido do Natal".
Quando estudantes retornarem às atividades escolares, após as férias, a emissora itabirana entrevistará pais de alunos, que reclamarão do custo do material escolar. Um repórter informará a variação no preço do caderno de dez matérias e recomendará ao público que "o melhor mesmo é pesquisar bem antes de comprar". A reportagem terá esta chamada: "Donos de papelarias preveem aumento nas vendas de material escolar".
Imoral da história: mesmo sendo chapa-branquíssima; mesmo tendo de entrevistar o prefeito todo dia, sob pena de esculacho e, se bobear, demissão; mesmo sendo controlada pelo terceiro andar da prefeitura; mesmo com todas essas mazelas, é possível fazer um jornalismo melhor do que esse trabalho roscofe que a TV Cultura atira diariamente em telas itabiranas. Tudo, claro, pago pela população, povo que o governo João Izael trata da seguinte forma: besta pagadora de impostos.

2 comentários:

  1. Trabalhei lá desde a inauguração até o dia 15/10/2008(uma semana após a reeleição do dito cujo.)È exatamente isso que vem acontecendo na TV Sepultura nos últimos anos.
    Com respeito a alguns poucos amigos,(que dá para contar com os dedos de uma mão!)Tamanha era a falta de criatividade que a produção estava recorrendo a antigas agendas de matérias para refazer matérias.
    Bons tempos da TV Cultura no Governo LÍ.

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