Acabo de ler no sítio do Mixx (Valenet), a notícia de que o presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas, esteve ontem em São Gonçalo do Rio Abaixo, para pedir apoio político ao Prefeito Nozinho, para garantirem a eleição de deputados da região (quais?).
Ora, ora... se considerarmos a população eleitoral de São Gonçalo, não haveria tanta razão da visita, uma vez que o município de São Gonçalo é um dos menores em termos de contingente eleitoral, com algo entre 7 mil eleitores. Tudo bem que em se tratando de política, quanto mais votos se garimpa, mais chances de se eleger. Mas, convenhamos, o que está atrás do intento do rapaz? Vamos analisar quem é quem e tecer algumas comparações.
Nozinho, ou Raimundo Nonato Barcelos, começou sua vida na roça, fazendo e vendendo tijolos. De motorista de ônibus, chegou a se tornar grande empresário, no ramo de avicultura. Foi eleito prefeito de São Gonçalo, em 2005, e está em segundo mandato consecutivo. Apesar de ter laços políticos com a nossa cidade, por ter negócios aqui e por pertencer ao PDT, um dos partidos que compõe o grupão, a gestão do Nozinho mais se parece com a linha adotada pelo ex-prefeito Li, só que conseguiu aliar conceitos técnicos avançados de administração pública, ao manter a máquina mais enxuta, com planejamento e apoio do INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial) e, ainda, levou para auxiliar os melhores profissionais da região. Como resultado, tornou-se referência e liderança política regional. Inaugurou a revolucionária Escola de Tempo Integral (sem igual na região); construiu um belo Centro Cultural; abriu avenidas; asfaltou, praticamente com recursos próprios e em apenas 2 anos, quase que todo o trecho entre São Gonçalo e Itabira; entregou centenas de casas populares; inaugurou postos de saúde; levou cultura para as comunidades rurais com um projeto inovador de inclusão e melhorou bem os serviços públicos. Hoje, Nozinho consegue manter foco na manutenção do ritmo acelerado de seu governo e é presidente da Amepi, Associação dos Municípios do Médio Piracicaba. Como se pode ver, Nozinho é hoje um dos expoentes políticos regionais com maior capital político e em franca ascensão.
Por outro lado, quem é o Neidson? Pelo que me recordo (salvo se minha memória tiver falhado), Neidson iniciou sua carreira bem cedo, só que vendendo celulares e chips de forma "alternativa" (digamos assim), chegando a atravessar vendas e sem ter sido habilitado pelas operadoras oficiais ou manter negócio com portas abertas, garantias, geração de empregos e notas fiscais. Depois, para se promover politicamente, apoiava à esmo festas e baladas. Neidson, também, foi eleito em 2005 para vereador e, desde então, costura a fundo com o grupão, é do PP, partido da base, vinha mantendo cargos na prefeitura e contratadas, inclusive para sua mãe na Apae, segundo informações a mim chegadas no ano passado. Com as trocas de apoios, se elegeu presidente da Câmara de Itabira e almeja ser deputado federal para se cacifar, como um tipo de pupilo do poder. Pelo que se especula, planeja ser prefeito a serviço do grupão, no próximo pleito. Neidson não agiu e não cumpriu com seu real papel de legislador, até agora e em segundo mandato e oportunidade. Fez-se de cego e de surdo diante das denúncias e dos indícios de desvios na Prefeitura. Limitou-se a promoções de eventos e a outras bobagens. É esquivo e já falhou com compromissos sérios, inclusive com o apoio da Câmara com a Conferência Regional de Comunicação. Posso até estar pegando pesado com o novo moço, mas se o leitor der uma olhada na enquete abaixo, perceberá, claramente, a rejeição dele e da instituição que ele representa. Por tudo isso, ele e seus seguidores e padrinho$ estão em descontrolada decadência política (e não econômica, lamentavelmente).
Daí, imagino, a justificativa da visita. Nozinho, como manda a boa educação, o recebeu bem. Agora, se vai acompanhar... sei não. Se fosse eu, em defesa do suado capital político dele, correria léguas desses tipos de apoios e de quem mais os acompanharem.
Este ano o grupão cai para federal e estadual.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirDiga com endas e te direi quem es.
ResponderExcluirNa vida somos somente passageiros, tem uns que vem de trocador ou de motorista...o tempo passa devagar e como ele vamos caminhando sem parar...Bem, nosso presidente homem simpatico e com assessoria do PP, veja que são os diretores da camara, ex secretario de agricultura, o Mario de Castro, tb homem simpatico, fala mansa. agora no PP - Chiquinho e Cia Ltda, Peron é seu orientador politico, assim como fez nosso ex deputado, agora tenta colocar o Presidente da Camara...
Falando no Prefeito de São Gonçalo, acho que moço lider regional sempre acompanhado do seu irmao e companheiro Gustavo Valadares tem dado o que falar em termo de realização, pois nao podemos negar que o deputado estadual veste a camisa do Nozinho, o que Itabira nao conseguiu com ex ronaldo.
FERNANDO ,Bom dia , que bom sabermos que as pessoas estao atentas .nao acho que vc pegou pesado,acho que somente escreveu uma pequena parte da verdade.estarei divulgando em breve documentos e fatos sobre Neidisom que comprovara suas reais atidudes e intençoes com a nossa cidade,pessoalmente fui vitima deste vereador.Estamos juntos te apoiando contra este e outros oportunistas que com certeza surgirao. Paulinho Menezes.Trail Clube Itabirano
ResponderExcluirQuanto ao segundo comentário, olha, pelo estilo e pelo conteúdo inteligente, parece que sei de quem se trata. Se for o cara que estou pensando, tive a honra e o prazer de trabalhar com ele. Só trás boas recordações . Pessoa carismática, competente e iluminada. Sou grata a ele pela minha vida profissional. Não vou apresentar o nome , porque também há uma possibilidade de não ser ele. Além do mais, como na mensagem ele não se identificou, deve ser porque há motivos para isso. Também não posso informar o meu, porque se o fizesse, por tabela vocês chegariam até ele. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluir