Who's amoung us?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pedindo penico

Acabo de ler no sítio do Mixx (Valenet), a notícia de que o presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas, esteve ontem em São Gonçalo do Rio Abaixo, para pedir apoio político ao Prefeito Nozinho, para garantirem a eleição de deputados da região (quais?).

Ora, ora... se considerarmos a população eleitoral de São Gonçalo, não haveria tanta razão da visita, uma vez que o município de São Gonçalo é um dos menores em termos de contingente eleitoral, com algo entre 7 mil eleitores. Tudo bem que em se tratando de política, quanto mais votos se garimpa, mais chances de se eleger. Mas, convenhamos, o que está atrás do intento do rapaz? Vamos analisar quem é quem e tecer algumas comparações.

Nozinho, ou Raimundo Nonato Barcelos, começou sua vida na roça, fazendo e vendendo tijolos. De motorista de ônibus, chegou a se tornar grande empresário, no ramo de avicultura. Foi eleito prefeito de São Gonçalo, em 2005, e está em segundo mandato consecutivo. Apesar de ter laços políticos com a nossa cidade, por ter negócios aqui e por pertencer ao PDT, um dos partidos que compõe o grupão, a gestão do Nozinho mais se parece com a linha adotada pelo ex-prefeito Li, só que conseguiu aliar conceitos técnicos avançados de administração pública, ao manter a máquina mais enxuta, com planejamento e apoio do INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial) e, ainda, levou para auxiliar os melhores profissionais da região. Como resultado, tornou-se referência e liderança política regional. Inaugurou a revolucionária Escola de Tempo Integral (sem igual na região); construiu um belo Centro Cultural; abriu avenidas; asfaltou, praticamente com recursos próprios e em apenas 2 anos, quase que todo o trecho entre São Gonçalo e Itabira; entregou centenas de casas populares; inaugurou postos de saúde; levou cultura para as comunidades rurais com um projeto inovador de inclusão e melhorou bem os serviços públicos. Hoje, Nozinho consegue manter foco na manutenção do ritmo acelerado de seu governo e é presidente da Amepi, Associação dos Municípios do Médio Piracicaba. Como se pode ver, Nozinho é hoje um dos expoentes políticos regionais com maior capital político e em franca ascensão.

Por outro lado, quem é o Neidson? Pelo que me recordo (salvo se minha memória tiver falhado), Neidson iniciou sua carreira bem cedo, só que vendendo celulares e chips de forma "alternativa" (digamos assim), chegando a atravessar vendas e sem ter sido habilitado pelas operadoras oficiais ou manter negócio com portas abertas, garantias, geração de empregos e notas fiscais. Depois, para se promover politicamente, apoiava à esmo festas e baladas. Neidson, também, foi eleito em 2005 para vereador e, desde então, costura a fundo com o grupão, é do PP, partido da base, vinha mantendo cargos na prefeitura e contratadas, inclusive para sua mãe na Apae, segundo informações a mim chegadas no ano passado. Com as trocas de apoios, se elegeu presidente da Câmara de Itabira e almeja ser deputado federal para se cacifar, como um tipo de pupilo do poder. Pelo que se especula, planeja ser prefeito a serviço do grupão, no próximo pleito. Neidson não agiu e não cumpriu com seu real papel de legislador, até agora e em segundo mandato e oportunidade. Fez-se de cego e de surdo diante das denúncias e dos indícios de desvios na Prefeitura. Limitou-se a promoções de eventos e a outras bobagens. É esquivo e já falhou com compromissos sérios, inclusive com o apoio da Câmara com a Conferência Regional de Comunicação. Posso até estar pegando pesado com o novo moço, mas se o leitor der uma olhada na enquete abaixo, perceberá, claramente, a rejeição dele e da instituição que ele representa. Por tudo isso, ele e seus seguidores e padrinho$ estão em descontrolada decadência política (e não econômica, lamentavelmente).

Daí, imagino, a justificativa da visita. Nozinho, como manda a boa educação, o recebeu bem. Agora, se vai acompanhar... sei não. Se fosse eu, em defesa do suado capital político dele, correria léguas desses tipos de apoios e de quem mais os acompanharem.


5 comentários:

  1. Este ano o grupão cai para federal e estadual.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Diga com endas e te direi quem es.
    Na vida somos somente passageiros, tem uns que vem de trocador ou de motorista...o tempo passa devagar e como ele vamos caminhando sem parar...Bem, nosso presidente homem simpatico e com assessoria do PP, veja que são os diretores da camara, ex secretario de agricultura, o Mario de Castro, tb homem simpatico, fala mansa. agora no PP - Chiquinho e Cia Ltda, Peron é seu orientador politico, assim como fez nosso ex deputado, agora tenta colocar o Presidente da Camara...
    Falando no Prefeito de São Gonçalo, acho que moço lider regional sempre acompanhado do seu irmao e companheiro Gustavo Valadares tem dado o que falar em termo de realização, pois nao podemos negar que o deputado estadual veste a camisa do Nozinho, o que Itabira nao conseguiu com ex ronaldo.

    ResponderExcluir
  4. FERNANDO ,Bom dia , que bom sabermos que as pessoas estao atentas .nao acho que vc pegou pesado,acho que somente escreveu uma pequena parte da verdade.estarei divulgando em breve documentos e fatos sobre Neidisom que comprovara suas reais atidudes e intençoes com a nossa cidade,pessoalmente fui vitima deste vereador.Estamos juntos te apoiando contra este e outros oportunistas que com certeza surgirao. Paulinho Menezes.Trail Clube Itabirano

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao segundo comentário, olha, pelo estilo e pelo conteúdo inteligente, parece que sei de quem se trata. Se for o cara que estou pensando, tive a honra e o prazer de trabalhar com ele. Só trás boas recordações . Pessoa carismática, competente e iluminada. Sou grata a ele pela minha vida profissional. Não vou apresentar o nome , porque também há uma possibilidade de não ser ele. Além do mais, como na mensagem ele não se identificou, deve ser porque há motivos para isso. Também não posso informar o meu, porque se o fizesse, por tabela vocês chegariam até ele. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.