Who's amoung us?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Filhos do Cauê

Interessante a temática levantada sobre o que pode ou deve ser publicado neste espaço. Partindo de uma interpretação literal, o discurso da pré-candidata à Presidência, Dilma Roussef, pouco acrescenta ao debate sobre as instituições públicas de Itabira. De fato, o texto é grande e chega a ser enfadonho. Como parte do que eu escrevo, não nos apresenta uma realidade imediata. Não parece fazer parte do nosso cotidiano, como se fosse um lugar distante.

Idéias como crescimento com distribuição de renda, redução das desigualdades regionais, equilíbrio macro-econômico e redução de vulnerabilidade externa não fazem parte do nosso dia-a-dia, e tampouco dizem respeito diretamente à dinâmica da cidade. Mas, mesmo distante, atingem nossa vida. Mesmo quem não foi à Brasília sabe que as coisas que acontecem lá pode nos afetar aqui.

Neste sentido, o discurso da Ministra Dilma aponta um caminho. Um caminho que pode guiar o destino do país durante anos futuros. Pode se tornar um texto histórico. Aliás, em minha modesta opinião, já é. Isso porque a história política brasileira vai registrar que na eleição presidencial de 2010 o Partido dos Trabalhadores lança uma mulher à sucessão do Presidente Lula, com chances reais de vitória. Ainda que não saia vitoriosa, a campanha presidencial de Dilma irá influenciar boa parte da agenda do nosso país, ou seja, quais os temas são prioritariamente debatidos, e sob qual linha argumentativa. As pessoas deverão discutir nas ruas as idéias apresentadas na campanha presidencial. Vamos discutir o caminho do Brasil, e as campanhas presidenciais de Dilma, Serra, Ciro e Marina serão uma espécie de guia.

Ainda assim, a polêmica é válida: quais são os limites do nosso blog? A brilhante intervenção de Célio Lima nos demonstra que cada vez mais as fronteiras são pensamentos. De toda forma, é preciso reconhecer: a imprensa nacional nos oferece suficiente cobertura dos fatos nacionais. Privilegiar nossa cidade neste precioso espaço torna-se fundamental. Nesse sentido, agradeço a crítica e concordo plenamente com a construtiva participação do ilustre amigo Márcio Passos.

2 comentários:

  1. Quando postei meu comentário sobre a publicação do longo discurso da Dilma, só o fiz porque sabia que o autor da postagem era o jovem Bernardo, uma das boas promessas políticas e profissionais de nossa região, gente de cabeça aberta ao contraditório e às simples opiniões como foi o meu caso.
    Até porque não fiz valor de juízo sobre o discurso da Dilma, nem mesmo ataquei o Bernardo. Apenas provoquei os internautas e blogueiros sobre se este é o espaço certo para longos textos de assuntos nacionais.
    Foi o suficiente para anônimos menos equilibrados atacarem até João Monlevade (a cidade) e outros comentários que não valem a pena nem serem citados, pela irresponsabilidade do próprio anonimato.
    Afinal, qual o pecado de se discutir o que cabe ou não neste espaço, desde que o texto seja respeitoso?
    Nunca desejei e nem quero impor nada, mesmo porque aqui sou convidado.
    Fiquei na minha até a manifestação do maior interessado, o Bernardo, que confirmou a boa cabeça que tem e seu preparo para a vida pública e para o debate de idéias.
    Aos radicais petistas ou não, minha indiferença como a do Lula que também não tolera mais as cabeças não pensantes e paradas no tempo.
    De mais a mais, confesso que, independente dos extremos, é muito bom um texto nosso, por menor e mais simples que seja, provocar tanta reação.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É extremamente prazeiroso ler uma discussão quando nela há pessoas sensíveis e de aguda capacidade intelectual. Os amigos acima, Passos e Mucida demonstram neste blog a maneira correta de trocarem opiniões.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.