Who's amoung us?

sexta-feira, 11 de março de 2011

CANIBALISMO OU FACTÓIDES?

Ao ler o Diário de Itabira de hoje, a matéria em que o ex-presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas-PP, (ex-???grupão) se rebela contra sua origem, ao criticar e cobrar da prefeitura a manutenção das praças e parques, lembrei-me do final do governo Jackson, no qual fui assessor de comunicação e diretor da TV Cultura.


HÁ 10 ANOS  ATRÁS

Passada a eleição que culminou com a eleição do Ronaldo Magalhães para prefeito,  os puxa-sacos,  coordenadores de campanha, secretários e bajuladores  que tinham os melhores acessos com o Jackson, se escafederam. Nos 2 meses finais, não os víamos nem para assinar os contra-cheques, não retornavam ligações, não respondiam nem os recados deixados com suas secretárias. Poucos ficaram até o fim, até a entrega da casa. Lembro-me de mim, da Maria Lúcia Gazire, Ceomar Santos e dos crucificados Mirtes Ventura, Levi Quaresma e Wanessa Porto (que fora uma das mais brilhantes vereadoras que a cidade já teve), além de  uma parte dos ocupantes dos segundos escalões em diante. 

Numa das poucas conversas que tive acesso com ele, na reta final, o ouvi reproduzir uma fala de seu finado sogro, o ex-prefeito Virgílio Gazire: "No final de governo, até o cafezinho é servido frio...".


NOS 10 ANOS SEGUINTES

Então, Neidson Freitas elege-se vereador em 2004 e em 2008, quando chega à presidência da casa, com o privilégio de ocupar a vaga maior da casa por 2 anos. Por pouco, não fica mais tempo, não fossem os demais vereadores, que melaram seu desejo de perpetuar como presidente, como trampolim para chegar à Câmara Federal. 

Ou seja, o esperto rapaz ocupa a cadeira de fiscalizador e legislador, por 6 anos, 2 meses e 10 dias e, ao longo de todo esse tempo, não viu, não quis ver ou não investiu esforços  reais para recuperar os abandonos dos parques e praças inaugurados na gestão do Jackson Tavares e do Ronaldo Magalhães. Dois deles e mais significativos, o Nova Vista e o Belacamp, ambos frutos das 52 Condicionantes Ambientais construídos pela Vale e pleiteadas pelo Jackson, estão dentro do reduto eleitoral deste "fiscalizador", que demorou mais de 6 anos para se pronunciar!?! Se ocorreram outras, não as vi.

O que se viu, soube ou se ventilou em rajadas na cidade é que, esse rapaz seria o pupilo da sucessão do grupão, se alinhando o tempo todo com o poder, indicando parentes, amigos e eleitores para cargos; barganhou privilégios para chegar à presidência e por aí vai. Neidson sempre foi do grupão. Ou não?


SALVE-SE QUEM PUDER

Depois do pífio resultado na votação para deputado federal, quando atingiu cerca da metade dos votos que a pesquisa de opinião feita pelo seu ex-assessor distribuiu na cidade, se juntou com a direção do ex-rival PT itabirano, sob a promessa de trazerem "boas novidades" para os próximos anos, inclusive contra quem o alimentou e fez crescer. 

Neidson e Alexandre Banana estavam juntos, para a surpresa geral de todos, com promessas de "soltarem bombas nos colos do poder".


OS PRÓXIMOS 2 ANOS: ROENDO OS OSSOS

Hoje, cai nas minhas mãos a matéria em que Neidson critica e cobra ações para a recuperação dos parques e praças, denunciando o abandono, que não deixa de ser verdade e é uma situação antiga, que remonta ao governo do Ronaldo.

No coro com ele, outros vereadores, que também já se fartaram no mesmo banquete oficial, alegam que "eu também já tinha dito isso antes".

É, também, verdade que o governo João Izael tem se consolidado abaixo da crítica, cheio de denúncias de funcionários-fantasmas, letargia administrativa e falta de investimentos. Tem se consagrado como o administrador sem pulso e, o pior, sem indícios reais de recuperação de imagem.

Daí, então, seria esta investida uma das prometidas bombas (ou traques?) que "soltariam no colo" do João Izael e do Ronaldo? Puro factóide ou canibalismo? E o João Izael e o Ronaldo, ficarão sozinhos neste banquete, servidos com as batatas? Ou fazem parte da estratégia sucessória, arquitetada pelo marqueteiro oficial, Perón Colombo&Cia., numa tentativa de entrarem pelos fundos depois?


OPSSS...

Ah, sim, atordoado com essas loucuras, ia me esquecendo... Eles têm razão e devem mesmo cobrar do executivo as manutenções destes parques e praças e tudo mais que, a partir de agora, passarem a ver. É claro. Afinal, custaram muito dinheiro e foram criados para o lazer dos itabiranos.

Só acho que deveriam abrir mão das regalias e se desligarem das benesses oficiais o quanto antes. Ô Elaine, começe a atuar aí, para deixar a prefeitura bem mais leve e com muito mais fôlego para a decolagem da salvação! Força, secretária!

Que coisa, sô...

11 comentários:

  1. Por favor, nós Itabiranos precisamos da atuação do Ministério Público URGENTE!!! Para que assim não nos prenderemos aos nomes das pessoas q fazem isso ou aquilo com hipocrisia e demagogia, vamos nos ater às ações, é preciso frear, aniquilar com a corrupção, enxugar a máquina, pois assim quando tudo estiver em pratos limpos, não teremos mais nomes a citar! Que vence o povo, a gestão com eficiência e a honestidade!!!
    O texto é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Os ratos que não são bobos, já começaram a abandonar o TITANIC que em rota de COLISÃO em pouco mais de dois anos para encerrar o DES governo, desde o início do segundo mandato, demonstrou várias AVARIAS no casco e agora, após chocar-se com o gigantesco ICEBERG da CORRUPÇAO GENERALIZADA e a INÉPCIA ADMINISTRATIVA, REVELA o fim TRÁGICO dos passageiros neste CRUZEIRO MACABRO de um GOVERNO de 3 CABEÇAS e muitas MÃOS e muitos BOLSOS recheados de MILHÕES. Soa FALSA essa posição do vereador play boy dizendo-se indignado com a situação de abandono das áreas de lazer. Ele deveria reconhecer publicamente sua conivência com tudo de ruim que veio a ocorrer em Itabira por falta exatamente de pulso firme dele e seus colegas de vereança. Não legislaram, não fiscalizaram, não acompanharam as obras, não dialogaram com a comunidade. No caso específico dele, se preocupou mais em projetar sua pessoa, em se auto "JACTAR-SE" como candidato a cadeira federal numa total demonstração de desprezo por quem o elegeu para estar zelando pelo município, e não, distante milhares de quilômetros lá no Congresso nacional. Minha esperança e a de milhares de itabiranos, reside no fato de que toda essa podridão que exala do "CADÁVER INSEPULTO" que se tornou a atual administração, servirá para depurar a política itabirana. Nas próximas eleições, imunizados dessa moléstia, conseguiremos banir com todos os ABUTRES e HIENAS causadores deste lamentável quadro de degradaçao.Itabiranos e itabiranas unido(a)s de olhos e mente bem abertos, não podem errar novamente.

    ResponderExcluir
  3. Os ratos não são nada bobos, sabem que o navio vai afundar.
    Espero que não coloquemos mais nenhum rato neste navio.

    ResponderExcluir
  4. Povo de Itabira, voce ainda nao viram nada....veja tudo vai para o saco, aposto que PT e PP já fecharam acordo em Minas Gerais para Itabira e nós aqui brigando, risos.....aposto que os ministerios ou misterios da dilma estarão junto PP e PT.
    vamos nessa itabira para frente, senao voltaremos onde teremos mais imoveis para serem alugados fechados.
    avante itabira

    ResponderExcluir
  5. Essa de citar imóveis como defesa de uma Itabira próspera é risível e trágica, ao mesmo tempo.

    Tem uma meia dúzia de "sortudos" que, realmente, gostam ver os resultados da "consolidação da conquista", em que adoram e veneram os prédios, incorporações, condomínios e loteamentos, que passaram a emergir na cidade, da era Ronaldo Magalhães para cá. E para não deixarem de alugar e vendê-los, mais grupão pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Fernando, sobre esse tópico: "Lembro-me de mim, da Maria Lúcia Gazire, Ceomar Santos e dos crucificados Mirtes Ventura, Levi Quaresma e Wanessa Porto (que fora uma das mais brilhantes vereadoras que a cidade já teve)".

    Gostaria de dizer que esses e outros membros do Governo Jackson tornaram-se assombrações na mente do Itabirano. Uma pena que você desenterre este passado e que ainda tenha orgulho de ter pertencido ao grupo deles. Será que eles foram santos a ponto de serem crucificados? rsrsrs Será que estes nomes citados por você estão acima de qualquer suspeita? O Quaresma e a Wanessa moram em Itabira e continuam a lutar pela cidade independente de cargos políticos? Há, enfim, em todos eles um desejo verdadeiro e amor por Itabira?

    Olha, com todas as denuncias feitas por você neste blog, ainda não troco o atual governo por nenhum destes seus companheiros petistas.
    E mais, se o PT, PP, PV, etc... continuarem com estes caciques, vão perder outra eleição, o que seria uma pena!!!

    Aliás, a Wanessa foi tão boa vereadora que ninguém lembra mais de seu nome!!!

    ResponderExcluir
  7. Fernando, você e essa elite que o rodeia, deveriam ter mais humildade e respeito em falar das pessoas. Independente do Neidson vir a ser assessor de um dos maiores administradores públicos do Brasil, você tem de respeitar a história de um rapaz que lutou para o seu sonho: de representar e bem uma comunidade esquecida. Quero ver você ir ao Nova Vista e sentar com as pessoas lá e ouvir suas demandas e pelo menos tentar ajudar. Quem de vocês fazem isso? Se o Governo do Jackson fosse tão bom, ele tinha sido reeleito(tava com a máquina) ou mais, tinha ganhado alguma vez depois (pois disputou mais 2 vezes) Entendam você e sua turma que a democracia ganha a maioria e nós somos a maioria porque falamos diretamente com o povo. E fazemos diretamnte para ele. Num tem mais volta. Será assim daqui em diante. Pode crer!!!

    ResponderExcluir
  8. Pois é. Em parte, o anônimo aí de cima tem razão. Reconheço que havia truculência, erros e "caras fechadas" no governo Jackson. Reconheço, também, que se alguns deles aparecerem, ou retornarem, pode, sim, comprometer uma eleição, porque há rejeição criada pela rede de mídia sacana, paga pela atual situação, estrategicamente controlada pelo marketing oficial.

    Eu, particularmente, nem precisaria os defender, porque nunca os vi, publicamente, fazer qualquer defesa a meu favor. Nem sou seguidor deles. Mas faço questão de ser justo.

    Daí, as perguntas que ficam é: Quais males reais eles fizeram para o município, a não ser para a própria imagem deles? Quais deles saíram ricos, com prédios, caminhonetes, fazendas ou algo parecido? Quais foram os prejuízos para o erário público causados por eles?

    Recordo-me que, no final do governo Jackson, a campanha do Ronaldo Magalhães denunciou um "Assessor Especial" que morava fora, no Rio de Janeiro. Uma franca sugestão à nomeação do Pedro Drummond, neto do poeta, que fora responsável pela implantação do Memorial Drummond e dos Caminhos Drummondianos, dentre outras ações. De lá, para cá, quais avanços reais conseguiu a cidade com relação ao turismo cultural, em consonância com a obra Drummondiana? Quais programações têm o Memorial e a Fazenda do Pontal? Como anda a cultura?

    A Wanessa Porto, por exemplo, foi muito injustiçada por essas estratégicas sacanas. Era atuante e defensora ferrenha da cidade. Perdemos ela, que passou num concurso e está muito bem, efetivada em Brasília-DF.

    Na cidade, há um monte de "fantasmas", tanto de um lado, quanto de outro. O que os difere, na minha opinião, é a extensão e gravidade de seus feitos. No grupão, por exemplo, há uns dez abomináveis novos ricos, que passeiam mundo afora, que torram dinheiro sem dó, que erguem prédios, que desfilam em carrões etc. Mas, como conseguiram dinheiro, tornam-se "mais bonitos e aceitáveis". É uma hipocrisia da "society".

    No governo Jackson, dos 60 milhões de reais de arrecadação anual (em média), 10 milhões eram investidos no Canal da Praia, Eletrificação Rural e no OP. Se considerarmos um crescimento vegetativo de 10% ao ano, da folha de pagamento da prefeitura e que já era altíssima, hoje, o custeio não deveria passar dos 130 milhões de reais. Numa arrecadação estratosférica de 300, alcançada graças às reformas fiscais do Jackson e ao aumento no valor da tonelada do minério, o município deveria ter um poder de investimento de 170 Milhões de Reais, por ano, com recursos próprios. Só na era João Izael, deveríamos ter visto mais de 1 BILHÃO DE REAIS EM INVESTIMENTOS.

    Como vê, minha memória não falha e não me deixa na mão. Agora, se prefere o grupão, fazer o quê? É direito seu e temos que respeitar, democraticamente.

    ResponderExcluir
  9. kd meu comentário Fernandinho???? sobre a humildade e democracia

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Paulo Ferreira - Gabiroba14 de março de 2011 às 23:02

    Matou a pau! Faço questa de repassar pra meus vizinhos.

    Fora, cambada de gastadores de dinheiro publico!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.