Who's amoung us?

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ei, você aí, vai ficar parado?!?

Eu e alguns outros cidadãos, como o Sr. Zezito (José da Costa Dias, do Centro), encaminhamos formalmente (por escrito e com protocolo na Secretaria Geral da Câmara e/ou nos gabinentes dos vereadores que fazem parte da Comissão de Revisão do Plano Diretor) várias sugestões para aperfeiçoar o Projeto de Lei nº 82/2010, do prefeito municipal, que altera a Lei nº 4034/2006, que contém o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itabira”, como está escrito no sítio eletrônico da nossa “Casa do Povo”.

Infelizmente, até o momento nossa Câmara Municipal não convocou outras Audiências Públicas e nem divulgou o Calendário de Tramitação do Projeto de Lei, conforme compromisso assumido pelo Presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor, vereador Élson Ferreira Sá, ao final da Audiência Pública realizada em 21/02/2011.

Foi publicado pelo jornal “Diário de Itabira” de ontem (16 de merco de 2011, página 3) que o vereador Neidson Dias Freitas teria afirmado que no dia 4 de abril a Câmara ilica e, pelo que foi divulgado no jornal "eespeito das sugestdivulgaçitiva das discussstentMunicipal irá “realizar uma audiência pública para tratar o Plano Diretor e no dia 5 o projeto já entra em votação”, aparentemente para atender, em especial, a um “capricho” desse vereador, que anunciou recentemente que deixará seu cargo eletivo para assumir um cargo comissionado no governo estadual. E frisamos, mais uma vez, que até o momento nada disso foi divulgado oficialmente pela Câmara Municipal de Itabira.
Entre as sugestões apresentadas, destaco a necessidade de serem realizadas mais Audiências Públicas ( e não somente mais uma...) e que haja, de fato, ampla divulgação, incentivo à participação dos cidadãos no processo de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itabira e a discussão de todas as propostas apresentadas e de todo o conteúdo do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itabira, o que pode e deve ocorrer, conforme previsto no próprio Plano Diretor em vigor, até o mês de novembro de 2011, uma vez que a Câmara Municipal nem mesmo nos deu retorno a respeito da discussão das propostas e sugestões que encaminhamos formalmente e, certamente, não conseguirá fazê-lo até o início do mês de abril de 2011.
Espero que todos os cidadãos e segmentos organizados da sociedade de Itabira se posicionem e exijam que os compromissos assumidos com a comunidade sejam respeitados pelos nossos vereadores.
E você, que está lendo isso agora, vai deixar os "espertos" tomarem conta e enrolarem a todos nós ou vai agir, apresentar as suas sugestões e exigir o respeito que você merece como cidadão?

2 comentários:

  1. É isso aí, Nivaldo!

    Ponha pra quebrar. A maioria desses edis fazem de tudo para autopromoção e para preservar esqueminhas, mas para o povo, para projetos macro, praticamente necas.

    Chega de falácias!

    ResponderExcluir
  2. Participação, envolvimento, consciência de que vale a pena interferir no desenvolvimento da cidade e elaborar ideias e sugestões, tudo isso tem mesmo de ser exigido do povo que será o prejudicado ou beneficiado. Agora é esperar para ver se "choverá" sugestões la pelos lados da Câmara. Fico achando estranho o fato desse vereador Neidson ter dito na reportagem do grande jornal da Rádio Itabira hoje cedo, 18/03, que "não receberam nenhuma sugestão ou proposta da comunidade e as que são do conhecimento dele, partiram dos próprios vereadores". É no mínimo curioso isso, como relacionar-se com uma Câmara(lugar da manifestação dos anceios populares) na qual seus edis agem de forma arrogante e não se julgam representantes da população?
    Será que é esse tipo de político que os itabiranos tão esperando vir mais tarde trazer benefícios para a cidade?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.