Who's amoung us?

terça-feira, 27 de março de 2012

FICHA LIMPA: EFEITO COLATERAL - 1

A aprovação da Ficha Limpa foi, sem dúvida, uma iniciativa louvável e extremamente necessária para coibir novas investidas de maus políticos no mundo institucional. Mas, ao chegar de última hora, começa a trazer uma série de problemas para os candidatos e para a Justiça Eleitoral.
  
Não nos restam dúvidas da importância e da necessidade da aprovação desta lei, como forma de só permitirem candidaturas de pessoas de bem, sem passados sujos e sem pendências jurídicas. Corretíssimo e tem nosso apoio. Não podemos mais aceitar que postulantes envolvidos com tráfico, jogos de azar, corrupção, milícias e demais crimes hediondos postulem uma "boquinha" no poder, ou procurem nestes meios algum tipo de imunidade. Não rola mesmo.
 
Entretanto, como o mau uso do cachimbo faz a boca torta, percebe-se que, quem deveria ficar longe da política, como milhares de governantes que deveriam estar presos, graças ao poder econômico de origens duvidosas, buscaram vulnerabilidades na própria Lei, para tirarem proveito dela, por meio da astúcia de advogados inescrupulos e muito bem pagos, ora pelo oportunismo dos goelas-largas, antes meros "parceiros" ocultos da velha e suja guarda, que já ocupou o poder. Como muito bem alertou-nos o diretor do filme Tropa de Elite-2, José Padilha, o crime é dinâmico, ou ainda no subtítulo "O inimigo agora é outro".
  
Surpresa!?! Para mim, nenhuma. Dias atrás, assim que soube da publicação desta Lei, antevi o que viria pela frente. Para 2012, a nova vedete das eleições, ao contrário de uma solução de marketing eleitoral diferenciada, ou da inclusão de bons e novos nomes para as disputas, acredito que assistiremos as mais duras e, porque não dizer, injustas batalhas jurídicas.
  
Só para terem uma ideia, em João Monlevade, praticamente todos pré-candidatos estão com pendências a serem julgadas, antes de gozarem do direito de concorrerem à uma vaga do executivo. A maioria por motivações irrelevantes e fúteis. Um sem número de pré-candidatos, das mais distantes cidades brasileiras, encontram-se em semelhantes situações.
  
Amanhã, continuaremos com esta discussão, quando fecharemos o foco na nossa cidade. Até já!


2 comentários:

  1. A iniciativa é boa, doa a quem doer. Fora corruptos e fichas sujas. Precisamos de pessoas honestas que gostam da cidade.
    As pessoas do bem precisam se envolver em política pois se deixa essa tarefa aos ratos e sua legião de puxa sacos, então gente não reclame depois!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem nojo de política é governado por quem não tem. Li agora no jornal do Trem. Torres.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.