Who's amoung us?

sexta-feira, 2 de março de 2012

FICHA LIMPA: Mais um capítulo

Segundo o Jornal A Notícia de hoje, ontem à noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 4x3 votos, surpreendeu a todos com a decisão que não poderão se candidatar, nas eleições deste ano, políticos que tiveram suas contas rejeitadas na campanha de 2010. Já aqueles que tiveram suas contas rejeitadas na campanha de 2008, serão avaliados caso a caso.
  
Na região, a Ficha Limpa pode barrar dois pré-candidatos, o advogado Gustavo Prandini (de João Monlevade) e o médico Damon de Sena (de Itabira), ambos do PV. Mais grave parece ser o caso do Prandini, cujas contas foram reprovadas nas duas primeiras instâncias e, também, no TSE. Já as contas do Damon foram reprovadas nas duas primeiras instâncias, cabendo a última e definitiva decisão. Em todo o país, são cerca 21 mil candidatos em semelhantes situações, segundo informou a ministra Nancy Andrighi.
 
Em conversa com um dos articuladores da oposição, Edilson Lopes (PCdoB), foi nos adiantado que, amanhã, eles se reunirão com o corpo de advogados, para nova análise de viabilidade. "Damon é o melhor nome que temos e a via mais curta para a oposição alcançar a vitória, por já gozar de bom capital político. Mas, caso venhamos a sentir que torna-se arriscado demais, ou mesmo inviável, estamos bem unidos e maduros para novas tomadas de decisões", defendeu o Edilson.

Em outro contato telefônico, com o Reginaldo Calixto (PMDB), aventado antes como pré-candidato a prefeito, outro foco nos foi revelado. Calixto, pelo que leu a avaliou, "mesmo não sendo advogado, mas com alguma experiência na interpretação de leis", não acredita que a decisão afete o médico Damon de Sena. Para Calixto, Damon é elegível, sim, porque a decisão de ontem atinge os candidatos com contas rejeitadas da campanha de 2010. O caso de Damon, como bem lembrou o Calixto, trata-se de pendências de 2008, com baixa ou inexpressiva gravidade, até porque nunca ocupou cargo eletivo. Portanto, na avaliação do Calixto, nada muda com a nova decisão, para o caso do Damon.
 
Mais cedo ainda, os advogados Henrique Nery e Bernardo Mucida nos ligou, com semelhantes posicionamentos e depositando plena confiança no grupo de oposição. Até porque, no caso do Damon ser inviabilizado, com a união da oposição, o mais certo seria que Damon hipotecaria apoio ao nome de quem viesse a representar o grupo, fazendo com que o novo nome herde o capital político dele, tornando-se mais forte.

Como se pode perceber, na oposição, o clima continua de tranquilidade, de costuras político-partidárias e de propostas de trabalhos e estudos estratégicos de campanha. Os nomes finais parecem pouco importar, porque dentro do colegiado deles, caso confirmem aliança, há: Damon de Sena (PV), Reginaldo Calixto (PMDB), Bernardo Mucida (PSB) e, porquê não, até o Edilson Lopes (PCdoB), que sequer ventilou, ainda, uma possível pré-candidatura para prefeito.


SITUACIONISTAS COMEMORAM
  
Velhos caciques do grupão, logo cedo, dispararam e-mails comemorando o suposto "impedimento" do Damon. No programa da rádio Caraça, o polêmico radialista Vagner Ferreira lembrou que há muitos nomes que poderiam suceder o Damon, tendo citado, segundo nossa fonte, no nome do presidente do PV itabirano, Jadir Eustáquio do Espírito Santo (Jadirão).

Daí, recordamos de outro pré-candidato com problemas com a Ficha Limpa, como o ex-prefeito e ex-deputado estadual Ronaldo Magalhães. Caso não possa se candidatar e/ou não se interesse, dentro do grupo do Ronaldo, há inúmeros outros nomes de peso, que inclusive foram secretários no seu governo e que se deram muito bem na vida, desde então, como o Cácio Guerra (Dem), Sebastião Batata (PTN), Neidson Freitas (PP - este é o único magrinho), Emerson (Gui) Alvarenga Barbosa, Elaine Campos, Perón Colombo...
  

19 comentários:

  1. Frases do Casseta e Planeta? Ou do Pânico na TV? Do Zorra Total? Não! Estas são apenas duas das notícias sobre política vinculadas na imprensa de Itabira:

    "PTN cita dois nomes para as eleições 2012 e diz que não tem satisfações a dar ao prefeito de Itabira"

    "O pré-candidato pelo DEM garantiu que não há qualquer tipo de insatisfação com o Governo João Izael. Segundo ele, o partido segue firme com o prefeito até o fim de seu mandato. Porém, isso não significa que irão trilhar os mesmos caminhos nas eleições"

    Realmente é de chorar de rir!

    ResponderExcluir
  2. OUVI DIZER QUE JOÃO IZAEL DESISITIU DE DOTOR CESÁRIO E AGORA QUER LANÇAR O GUI PARA PREFEITO.

    BOA IDEIA.

    ARAXIDE.

    ResponderExcluir
  3. O Jão Izael Pode lançar também o Zé Sana, o Brander, o Zé Geraldo do Espinhaço, o Fernando Silva...

    Só boas ideias.

    Araxide

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKK
    Muito bom!!!
    Itabira vai malar com qualquer um desses aí!

    ResponderExcluir
  5. ouvi dizer que dorinha cabral esta aqui dizendo e nao provando. ouvi dizer que o damon ta no saco.
    ouvi dizer que voces são uns babacas....enfim que tiver a coragem que seja candidato, senão fique calado e pense antes de copias os escritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusivamente retornar à sala de aula para aprender a escrever e assim poder postular um cargo eletivo.

      Excluir
  6. Damon de Sena e a resolução do TSE

    "Quem não tiver quitação eleitoral em votações anteriores (conta aprovada), não terá o registro (da candidatura)", resumiu o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. "O prazo de impedimento das candidaturas deverá ser estabelecido pela Justiça Eleitoral durante o julgamento de casos concretos". Essa nova restrição se soma à da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados e daqueles que renunciam para escapar de processos de cassação. Depois de muita polêmica, a regra da ficha limpa foi chancelada em fevereiro pelo STF.

    O novo impedimento para candidaturas consta de uma resolução aprovada ontem pelo TSE. A norma estabelece regras para a eleição municipal deste ano. A resolução do TSE deverá provocar diversos questionamentos judiciais de políticos eventualmente barrados na eleição deste ano. Mas o TSE definiu que se as contas foram prestadas e a Justiça Eleitoral ainda não as analisou, o candidato poderá participar da eleição.Confusão. Até ontem, o TSE considerava que só quem não apresentava prestação de contas estava fora da disputa, mas os julgamentos tiveram placares apertados.

    A decisão de ontem, por 4 votos a 3, poderá em tese ser contestada no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF), criando uma confusão durante o período eleitoral, a exemplo do que ocorreu com a Ficha Limpa.

    A constitucionalidade da resolução poderá ser questionada por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) apresentada, por exemplo, por um partido político.

    No entanto, a expectativa de sucesso no Supremo não é grande.

    O tribunal decidiu recentemente, durante o julgamento da Lei da Ficha Limpa, que as condições de elegibilidade dos políticos são verificadas no momento do registro da candidatura.

    Políticos eventualmente barrados também poderão recorrer ao STF. Eles poderão inclusive pedir liminares para garantir o registro das candidaturas. As convenções para escolha dos candidatos ocorrerão de 10 a 30 de junho.

    Portanto, se o TSE mantiver a resolução que impede candidatos que levaram bomba na prestação de contas, eles (os candidatos) estarão inelegíveis, terão que contratar advogados competentes para toná-los gente "muito fina" pra serem votados nas eleições de outubro. "O prazo de impedimento das candidaturas deverá ser estabelecido pela Justiça Eleitoral durante o julgamento de casos concretos". Prestem atenção nesse pequeno detalhe, assessores do pré candidato Damon de Sena.

    ResponderExcluir
  7. Na matéria acima:

    "Damon de Sena e a resolução do TSE", a abordagem e o grifo foi perfeito:

    "O prazo de impedimento das candidaturas deverá ser estabelecido pela Justiça Eleitoral durante o julgamento de casos concretos".

    SENDO MAIS CLARO: A QUESTÃO É "POLÍTICA E INTERPRETATIVA". PORTANTO DR. DAMON, MENOS ADVOGADO E MAIS APADRINHAMENTO.

    AFINAL, O SIM E O NÃO DEPENDE DA CONVENIÊNCIA. MÁ FÉ E GRAVIDADE DA INFRAÇÃO OU NÃO HOUVE MÁ FÉ E INFRAÇÃO NÃO GRAVE É SÓ QUESTÃO DE "INTERESSE".

    A oposição já foi alertada e orientada sobre isso. Se está marcando "tôca" é por incompetência ou não querem ganhar as eleições. Há, o Ronaldo Magalhães resolve isso com um telefonema! No caso dele (Ronaldo), não tem saída. Um bom acordo politico nessa hora sai muito barato.

    * Não deixe de publicar. Faça esse recado chegar mais uma vez ao Dr. Damon. Quem sabe agora ele não abre o olho e desperta desse sono profundo! Afinal, existem milhares de pessoas que dependem dele para ter uma oportunidade na vida. Ele não pode ser egoísta, arrogante e nem tão pouco presunçoso - Ou vai amargar a quarta derrota por estupidez e falsos conceitos de que "não abro mão", "não faço acordo com...". Na vida temos que dançar conforme a música. Está tocando "ROCK PESADO" e ele está "DANÇANDO BALÉ".

    ResponderExcluir
  8. A resolução polêmica do TSE deveria ser discutida com mais profundidade em todos os partidos políticos aptos a participarem das eleições de outubro. Damon de Sena teve suas contas rejeitadas em duas instâncias. Isso é fato. Não foi plantado pelos governistas do grupão da maracutaia, pelos oportunistas de plantão, pelos analistas políticos desvairados da cidade do bem viver, tampouco detectado em pesquisas qualitativas e quantitativas pelo Instituto Data/Boato. Dr. Damon pode ser eleito prefeito de Itabira, se o elitor assim o decidir, mas no futuro vai ter que se explicar tudo direitinho essa engenharia financeira de sua campanha em 2008. Quem sobreviver, verá!

    ResponderExcluir
  9. Aloisio R. A. Junior4 de março de 2012 às 10:59

    Dr. Damon está certo em não aceitar acordos com qualquer um que não comungue os ideais de honestidade na causa pública.
    Torço para que ele seja candidato.
    Eu particularmente ,não preciso dele para uma oportunidade na vida.
    Já tive essa oportunidade durante os mandatos do saudoso Lí, Dr. Jackson, ronaldo e joão. E me arrependo amargamente do tempo perdido!
    Dr. Damon tem sim que despertar desse sono profundo , ganhar essa eleição e contratar uma empresa de auditoria de reputação internacional para Itabira nascer de novo mais limpa e democrática.
    Enquanto isso não acontecer, estou com a antiga frase pichada nos muros de Londres.
    "Antes Morto que Vermelho!"

    ResponderExcluir
  10. Nada de acordos com qualquer um. Esses acordos só impedem a governabilidade e as consequencias todos nós conhecemos e vivemos...Despertar do sono profundo (não só Damon, a oposição itabirana) é urgente!!!Contratar empresa de auditoria séria e competente para que as máscaras caiam e que o itabirano que luta com seu suor sem se favorecer de nepotismos ou conchavos políticos possa respirar novamente. Fim ao voto de cabresto na terra dos filhos do Cauê!

    ResponderExcluir
  11. Olha, só de pensar em ver o AILTON DA UMEI (vulgo pastor) mais 4 anos mamando nas tetas da PMI, fico com aversão ao Márcio lage e todo pessoal do PMN. Abre o olho JOÃO DO COFRE!

    Cácio Guerra é outro que sempre esteve à sombra dos Candidatos e nunca teve competência para se candidatar a cargo de prefeito. Quando tentou, perdeu feio.

    Damon é o nome. Estou com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correções, caro Anônimo... Cácio Guerra já foi candidato a prefeito, para sucessão do Sô Luiz Menezes. Ailton Morais, ao que nos consta, está bem mais de 4 anos nas saias do poder. Começou com apoio do governo Li, quando teve problemas na Umei, foi "assessor" no governo Jackson (ficava numa sala isolada) e, desde então, permanece no que chamamos de grupão, tendo sido secretário da ouvidoria e da auditoria.

      Excluir
    2. Esqueceram-se de citar que o Ailton tem o salário dobrado na PMI quando o antigo jornal que agora está em nome da irmã dele continua a receber publicidade paga pelos cofres públicos municipais.

      Excluir
    3. O quê que tem haver o JOÃO DO COFRE? É o apelido dele?

      Excluir
  12. Eu costumo chamar esses elementos de Sangue Sugas do dinheiro público.
    Infelizmente o governo mucipal virou um imenso lodaçal com centenas dessa espécie parasita.

    ResponderExcluir
  13. Geraldo Maria dos reis9 de março de 2012 às 17:51

    infelismente ha aqueles que ocultamente,disfarçadamente se infiltram na vida politica com ma´intençoes estes serao com certeza os proximos fichas sujas e´bom que o eleitor fique atento pois ha candidatos que a principio sao considerados limpos pela justiça eleitoral estao so´preparando o bote, agem como serpente na beira do caminho ha´lideres que chegam ao cú´mulo de ate usar pulpitos de igrejas para promover seus candidatos que e´considerado crime eleitoral eles deveriam se envergonhar pois Deus condena quaquer crime seja ele de qualquer natureza lideres que nao respeitam as leis,a liberdade de expressao de seus liderados e nem a palavra de Deus nao merece seu voto e nem a sua confiança....pense nisso no dia da escolha...que o Deus justo e que tudo vÊ^te abençoe e te quarde......abraços seu amigo Geraldo Telemar.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião o Dr. Damon está rigorosamente em dias com suas obrigações eleitorais. Caso de justiça tem que ser para aqueles que foi e são Prefeito, deputados, vereadores e etc que suas contas nao foram aprovadas, no caso de Dr. Damon ele nunca foi nada disto para mim ele está sendo injustiçado e ele é inocente.Com o poder do senhor ele dará sabedoria aos julgadores e que brandão o seu coração e reconheça e dignidade de um grande Medico. JEAN NUNES CORDEIRO.

    ResponderExcluir
  15. Concordaria com a decisão de barrar, nas próximas eleições, os candidatos que tiveram suas contas rejeitadas, se, pelo menos tivessem sido avizados que a regra seria essa. Como podem mudar o regulamento no meio do jogo? E se era eswsa a regra, por que os partidos não deram conhecimento aos candidatos. Com todo o respeito que merecem os senhores Magistrados do TSE, acho uma injustiça, para aquelesa que erraram por ignorancia.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.