Who's amoung us?

sábado, 17 de março de 2012

Relatório da participação na 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consorcial

Delegados por Itabira (MG) pela Sociedade Civil:

Délcio Fonsêca Mafra; Gecimar Almeida; Giocasta Machado; José da Penha Costa;

Delegados por Itabira (MG) pelo Conselho de Políticas Públicas:

João Miguel

Delegado por Itabira (MG) pelo Poder Público:

Giovani dos Anjos

            Esclarecimentos:

Participamos nos dias 14 e 15 de março da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social - Consorcial , realizada no Hotel Fazenda Tauá, na cidade de Caeté, no estado de Minas Gerais.

Lementavelmente estranhamos a ausência de uma (1) delegada eleita como representante da Sociedade Civil por Itabira e de duas (2) representantes do Poder Público por Itabira, que não comunicaram à organização do evento na esfera estadual a impossibilidade em comparecerem, o que impossibilitou efetuar a convocação dos respectivos suplentes.

Perguntamos: Se não pretendiam comparecer, por que se candidataram e disputaram a eleição na 1ª Conferência Municiapl sobre Transparência e Controle Social – Consorcial Municipal de Itabira? Para tumultuar e ou impedir que outros interessados pudessem participar? Ou interesses outros foram mais fortes do que o compromisso assumido publicamente?

Para nós fica caracterizado o desrespeito e a falta de compromisso para com a comunidade itabirana.

Crítica aos poderes Executivo e Legislativo itabirano:

A CGE disponibilizou onibus para transporte dos delegados partindo da rodoviária de Belo Horizonte com destino ao local do evento (Hotel Fazenda Tauá) e o retorno da mesma forma do local do evento a rodoviária de Belo Horizonte. O deslocamento da cidade originária do delegado teria a despesa ressarsida desde que houvesse a apresentação das passagens adquiridas.

Achamos que seria incoveniente irmos até Belo Horizonte, (tanto na ida como na volta) dessa forma nos dirigimos à Prefeitura Municipal de Itabira para solicitar apoio no transporte (ida e volta) o que foi de imediato negado. Após essa tentativa nos dirigimos à Câmara Municiapl, procuramos pelo vereador Tião da Antena, que nos recebeu e fez a solicitação à acasa, que por sua vez também negou.

Após o fracasso decidimos alugar um veículo por conta própria (Délcio Mafra, Giocasta Machado e José da Penha Costa), sendo que o Gecimar Almeida se encontrava em Belo Horizonte utilizaria o ônibus disponibilizado pelo governo estadual e o representate do Conselho de Políticas Públicas o delegado. João Miguel se dirigiu ao local através de carona.

Elogios:

- Parabenizamos a organização da CGE Belo Horizonte do evento pela estrutura montada com todo zelo e carinho, pelos materiais disponibilizados (caderno impresso com todas propostas distribuídas por eixo temático, impressas tipograficamente, orientações, objetivos, instruções sobre a utilização do espaço, pasta personalizada com logomarga do evento, caderno impresso xerograficamente com as propostas de cada etapa debatida e concensada, inscrição dos candidatos a delegados para a etapa nacional, contendo fotografia, nome e mensagem dos canditados para facilitar a identificação dos delegados eleitores, funcionários tanto da comissão organizadora como do hotel, solícitos, cortezes e educados.

- Á dinâmica utilizada, aos mediadores, aos participantes que souberam debater dentro da ética e civilidade, promovendo debates de alto nível, o que facilitou e possibilitou o consenso sobre as 80 propostas que seriam levadas a etapa seguinte, onde somente 20 seriam concensadas para a etapa nacional e a eleição de 52 delegados para representarem o estado de Minas Gerais na etapa nacional da Consosrcial, sendo que a cidade de Itabira terá dois (2) representantes, a Giocasta Machado e o Gecimar Almeida e poderíamos ainda ter feito mais um delegado do Setor Público, se os dois (2) delegados eleitos por Itabira não tivessem faltado à referida conferência.

Estratégia:

Após chegarmos e recebermos o mateiral (caderno com todas as propostas) reuniu-se Délcio Mafra, Giocasta Machado, Gecimar Almeida, José da Penha e Giovani dos Anjos e priorizamos as proposta dos quatros (4) eixos com objetivo de facilitar nossas argumetações.

Depois de avaliação do processo eleitoral e dos possíveis candidatos que indicaria os delegados de Minas Gerais para a etapa nacional a se realizar em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio, chegamos à conclusão que se todos delegados por Itabira resolvessem sair candidatos, não iríamos eleger nenhum representante de Itabira.

Avaliamos e decidimos por unanimidade que deveríamos entrar somente com dois (2) candidatos, sendo que Délcio Mafra e José da Penha abriiram mão da candidatura em favor de Gecimar Almeida e Giocasta Machado, ficamos acompanhando a votação e quando a Giocasta atingiu 8 votos, decidimos que a mesma que ainda não tinha votado, desse seu voto para o Gecimar e negociamos o outro voto dela com outro candidato, conseguindo assim 6 votos para o Gecimar confirmando sua eleição, sendo que tiveram 6 candidatos eleitos com 4 votos.

Se a nossa outra representante estivesse presente poderíamos fazer mais um delegado na Sociedade Civil, e se os outros dois delegados do Poder Público também estivessem comparecido teríamos feito também mais um delegado no Poder Público.

Agradeço a todos os delegados por Itabira que entenderam a importância de abrirem mãos da candidatura, deixando de lado os interesses pessoais e vaidades, para atingirmos o objetivo maior que era elegermos representantes de Itabira na etapa nacional, o que acabou se confirmando, com a eleição de Giocasta Machado e do Gecimar Almeida.

Objetivos:

Conseguimos atingir nossos objetivos como sociedade civil organizada, através de mobilização realizada em site de relacionamento Facebook, e no grupo Itabira(nos) sem Censura – Oficial, informando, conscientizando, nos movimentando para que saísemos da atitude passiva em só reclamar, denunciar e realmente pudéssemos assumir nosso papel e exercermos nossa cidadania.

Nos organizanos, nos reuníamos periodicamente (convidamos os demais delegados representantes dos Conselhos Comunitários e do Poder Público que infelizmente não buscaram afinização conosco da Sociedade Civil). Debatemos a temática, fomos ao encontro da sociedade itabirana utilizando os canais que nos cederam espaço, tais como a Rádio Itabira através do Programa Papo Aberto com Reginaldo Calixto, Programa Inter em Ação através da Interassociação de Bairros, a Rádio Liberdade através do programa Comunidade com o Professor Nivaldo Ferreira dos Santos, de Reunião na Interassociação de Bairros, entrevistas pontuauis à Rádio Itabira e a impresa escrita através dos Jornais: Diário de Itabira e Vox, a quem desde já agradecemos.

A Conferência:

Iniciou-se com a formação da mesa diretora dos trabalhos e convidados que após as apresentações e o discursos do deputato Estadual André Quintão (PT) representando o Legislativo Mineiro, e os demais discursos dos outros componentes da mesa, realizou a primeira palestra proferida pelo Ministro do Superior Tribunal Federal Dr. Carlos Mário da Silva Veloso, (com quem pudemos conversar) comentando sobre a nossa carta mágna a Constituição, dos avanços e das leis com referência à Trasnparência e Combate e Controle Social, sobre o funcionamento da justiça, como se fazer uma denúncia e como se tramita essa apuração.

Logo a seguir palestrou o secretário geral da Associação de Contas Abertas, Gil Castello Branco, que foi questionado por fazer propaganda extemporânea para o Senador Aécio Neves (PSDB) quando de sua apresentação em power point,  a sua oratória abordou sobre a Transparência e Controle Social com enfoque ao combate a corrupção e corruptores, apresentado vários materiais colhidos em diversos Portais da Transparência que caracterizavam corrupção ativa e passiva.

Após quarto (4) horas debatendo por eixo temático, 75 propostas no Eixo 1 – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 57 propostas no Eixo 2 – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; 58 propostas no Eixo 3 – A atuação dos conselhos de políticas públicas comom instância de controle; 87 propostas no Eixo 4 – Diretrizes para prevenção e combate à corrupção; concessamos 80 propostas que seriam levadas à plenária para nova rodade de sistematização onde votaríamos de acordo com nossas convicções, e após a contagem dos votos para cada uma dessas 80 propostas, chegamos às 20 propostas mais votadas que serão levadas a etapa nacional como propostas de Minas Gerais.

Proposta de Minas Gerais aprovadas para a etapa nacional:

Segue relacionadas por ordem de voto (classificação) as 20 propostas aprovadas.

Proposta 1ª (proposta 87 do eixo 4):

Criar fundo municipal para receber recursos oriundos de condenações por corrupção, e que 50% (cinquenta por cento) desses recursos sejam destinados para investimentos na educação e 50% (cinquenta por cento) em políticas públicas de assistência social.

Proposta 2ª (proposta 4 do eixo 2):

Incluir na grade curricular do ensino médio e universitário, matérias que englobam: formulação, monitoramento e fiscalizaçãode políticas públicas, gestão participativa, controle social e transparência de gestão, com cooperação das Controladorias Locais juntamente com CGE e CGU.

Proposta 3ª (proposta 3 do eixo 3): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Promover ações de capacitação técnica, dos(as) conselheiros(as), membros de associações comunitárias e gestores, com a popularização de dados técnicos em linguagem acessível, por meio de cursos e distribuição de material didático, quanto ao exercício de suas funções, financiadas pelo poder público.

Proposta 4ª (proposta 4 do eixo 1):

Inserir nos currículos escolaresmatéria sobre a administração pública, transparência, acesso à informação, ética e cidadania, com a finalidade de formar cidadãos críticos na busca de um melhor controle social.

Proposta 5ª (proposta 42 do eixo 4):

Aplicação de leis mais severas para crime de improbidade administrativa e corrupção, com a reforma do código penal e de procesos penal brasileiro. Fim do foro privilegiado, julgamento em instância comum e casação de mandato. Agravamento das penas, perda por tempo indeterminado dos direitos políticos e ressarcimento efetivo aos cofres públicos.

Proposta 6ª (proposta 18 do eixo 4):

Criação e fortalecimento das ouvidorias públicas e corregedorias em todos os entes federativos e seus respectivos poderes, para assegurar uma maior participação da sociedade na gestão pública, registrando e encaminhando denúncias de corrupção, malversaçãode recursos públicos ou improbidade administrativa aos órgãos de controle interno e externo. As ouvidorias devem atuar com equipamentos e tecnologia avançadas e com recursos humanos capacitados, mediante concurso público, sem indicação política, para processar e encaminhar as denúncias que são levadas ao seu conhecimento. Deve ser resguardado o anonimato do denunciante e o retorno das denúncias deve ser cumprido em prazo determinado, além de viabilizado espaço dúvidas, perguntas e pesquisa de satisfação.

Proposta 7ª (proposta 25 do eixo 1): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Criar a obrigatoridade de utilizar outros meios de comunicação (TV, Rádio, Rádio Comunitária, Pnafleto, Jornal, Outdoor, Cartazes nos locais públicos) indicando também sítio/endereço eletrônico do portal da Transparência para consulta. Divulgação e informação de dados públicos, numa linguagem clara e de fácil entendimento, informando onde e como a população pode ter acesso as contas públicas e como proceder para fazer uma denúncia. Utilizar tais meios de comunicação para ampla divulgação das Audiências Públicas.

Proposta 8ª (proposta 13 do eixo 1): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Além da execução morçamentária, o Portal da transparência de conter outras informações, tais como: contratos, termos de convênios e legislação, de todos os poderes do Estado. Deve conter um cadastro de empresas fornecedoras ao Poder Público de forma a identificar a sua inidoneidade. Deve oferecer outros serviços de utilidade pública, tais como: pagamentos de impostos, 2ª via de contas, certidões negativas. E, ainda, deve divulgar a qualidade do serviço público executado e do benefício atingido.

Proposta 9ª (proposta 8 do eixo 4): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Promover a educação para a cidadania como forma preventiva à prática de corrupção mediante a inclusão nas grades curriculares do ensino fundamental e médiode disciplinas voltadas à formação moral do indivíduo e ao estímulo da consciência crítica, tais como: cidadania, controle social, ética, gestão pública, moral e civismo, política e sociologia, respeito ao patrimônio público, valorização da vida, prestações de contas e etc.

Proposta 10ª (proposta 11 do eixo 2): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Inclusão das disciplinas de Ética e Cidadania na grade curricular das escolas do ensino fundamental e médio, visando a formação de um cidadão mais crítico, além da disciplina que trate de transparência e do controole social.

Proposta 11ª (proposta 25do eixo 1): Proposta da 1ª Consorcial de Itabira.

Criação do Conselho da Transparência e Controle Social em todos os entes da federação, para acompanhamento da abertura de dados e das contas públicas no Portal da Transparência.

Proposta 12ª (proposta 47 do eixo 3):

Fortalecer a fiscalização fiscalizadora e deliberativa dos conselhos para que exerçam de forma autômana e coercitiva sobre os atos ilícitos da gestão municipal, fazendo cumprir o seu julgamento e a execusão de sentença no período de governo, facilitar o acesso dos conselheiros a documentos refeentes às despesas realizadas e tornar todos os Conselhos Municipais órgãos deliberativos.

Proposta 13ª (proposta 1 do eixo 1):

Realizar a capacitação e o treinamentodos servidores, de forma permanente, tendo como conteúdo a promoção da transparência e da abertura de dados, bem como, para informar e ensinar à população como fazer o controle social.

Proposta 14 (proposta 26 do eixo 2):

Criar mecanismo de incentivo de participação da sociedade urbana e rural em fórum (inclusive itinerante), audiência pública e demais eventosde cunho social, propiciando ao empregado do setor privado o abono do dia e ao empregador um “bônus  de responsabilidade social” – contrapartida pelo dia de trabalho do trabalhador cedido, materializando-se sob forma de fomento.

Proposta 15ª (proposta 26 do eixo 4):

Apoiar a aprovação do Projeto de Enmenda Constitucional  já aprovado em 1º turno na Câmara dos Deputados que prevê o fim do voto segreto nos poderes legislativos.

Proposta 16ª (proposta 9 do eixo 1):

Criar e unificar um Portal Único da Transparência: executivo, legislativ,  judiciário e terceiro setornos âmbitos municipal, estadual e federal.

Proposta 17ª (proposta 25 do eixo 3):

Criação de uma lei para criação e execução de uma secretaria executiva para casa dos Conselhos, com infraestrutura e um representante concursado, remunerado, financiado com recurso tripartíte e que promova a capacitação e acessoria para os conselheiros.

Proposta 18ª (proposta 20 do eixo 3):

Criar um fórum permanente de discussõessobre transparência e controle social, composto pela sociedade civil, pelo poder público e por uma instituição acadêmica. Promover, também, um fórum geral dos Conselhos, nos níveis municipal, estadual e federal, para que os conselhos se comuniquem entre si, com a finalidade de trocar experiências e promover a transparência.

Proposta 19ª (proposta 11 do eixo 2):

Promover a qualificação dos servidores públicos da União, Estado e Município, com objetivo de consolidar uma nova cultura da transparência, assim como, capacitá-los para fornecimento de informações solicitadas e para o abastecimento de dadosda gestão e dos mecanismos de controle.

Proposta 20ª (proposta 39 do eixo 4): Proposta reelaborada por Itabira e acatada.

Revisar a lei de licitações e contratos (8.666/93) com exclusão da modalidade carta convite, e outras medidas, tais como: publicizar o processo licitatório no Portal da Transparência, criar auditoria independente a se realizar por etapa de obracom a finalidade de verificar se a execução da obra  está em conformidade com o edital, liberando recursos por etapade obra, mediante aprovação da auditoria, objetivando a modernizaçãoe criação de mecanismos mais transparentesde controle.

Obs: Essas informações serão disponibilizadas no site da CGE Belo Horizonte a partir de 7 dias úteis a contar do encerramento da Conferencia

Coquetel de encerramento:

Após o encerramento ocorrido da 1ª Consorcial Estadual ocorrido às 21 horas, fomos para o coquetel de encerramento, onde fomos bridados com Orquestra do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte que tocou músicas dançantes onde todos puderam se confraternizar.

Avaliação final:

- Das 20 (vinte) proposta para etapa nacional, 6 propostas saíram da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social realizada em Itabira (MG) e 1 (uma) foi totalmente modificada pela equipe de Itabira e aprovada pela plenária.

- Foi muito proveitosa a participação, percebemos que os problemas com relação a Transparência e Controle Social e combate a Corrupção e aos Corruptores é anseio geral e está incomodando a toda sociedade brasileira e constatamos que essa prática corruptiva está ainda com muita força na cultura brasileira, por isso precisamos mudar essa cultura corrupetível com mudanças imediatas de paradígmas e com maior participação da sociedade no controle eficaz da Trasnparência e Controle Social.

- Em sua fala final o Ministro Carlos Veloso, ficou entusiasmado com o nível de preocupação, a seriedade e encajamento sociedade como num todo, que jamais tinha recebido 90 perguntaws em um seminário/conferencia, comprometeu-se a responder a todos através de meio eletronioco e disponibilizou seu e.mail pessoal para quaisquer esclarecimentos e consultas.

Informamos a todos que a partir do dia 18 a CGU Brasília estará com a Conferencia Virtual onde qualquer cidadão brasileiro poderá enviar sua proposta para a etapa nacional e que ainda iremos realizar a Conferencia Livre onde poderemos também apresentar mais 10 propostas para a etapa nacional.

Continuaremos a nos reunir nas quintas-feiras das 18 as 19:30h, no Sintsepmi – Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabria a Rua Doutor Alexandre Drumond, 62

Mais uma vez queremos agradecer a todos que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso da ‘1ª Consocial “Municipal” e “Estadual”.

3 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez meus amigos pelo excelente trabalho realizado, só lamento que algumas pessoas que se candidataram não tiveram o mesmo compromisso com vocês, tenho certeza que teve gente que foi a conferência municipal somente para aparecer e tomar o lugar de quem realmente estava interessado em fazer as coisas acontecerem. Pessoas colocadas naquele dia por quem "acha que tem o poder" e que fez de tudo para que vocês não chegassem longe com o objetivo real dessa conferência. Motivo este que é promover a transparência e o controle social em municípios que não se interessam nem um pouco em promover as mesmas.
    Obrigada a vocês que demonstraram que "o povo unido jamais será vencido."
    Pessoas como vocês, fazem com que a esperança dos Itabiranos em ver uma cidade menos corrupta e mais transparente se renove a cada dia!
    Não poderia esquecer de agradecer também ao professor Nivaldo que lutou muito para que isso acontecesse, este aí, como um verdadeiro professor tem nos ensinado verdadeiramente que "quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
    Abraços a vocês que me encheram de orgulho!
    Estamos juntos, contem comigo!

    ResponderExcluir
  2. fiquei maravilhado com o resultado. Parabéns a todos e que isso sirva de exemplo para todos os Itabiranos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que deveria dar o nome dos faltantes, pois prejudicaram itabira

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.