Who's amoung us?

segunda-feira, 26 de março de 2012

SUMIÇO RECOMPENSADO

Esta postagem vai para quem questiona a qualidade de ensino da Funcesi, onde graduei-me em Sistemas de Informação, e para dar retorno do sumiço meu neste blogue.
 
Com relação ao primeiro item, cito Olemar Tibaes, que graduou-se em Administração na Funcesi, creio que por volta do ano 2006. Desde então, recém formado, deu aulas na escola e tem sido promovido na Vale, empresa onde já trabalhava. Olemar é hoje gerente de área da Vale e atende ao Complexo da Mina Córrego do Feijão, na região de Brumadinho, dentre outros. Se observarmos sua dedicação, não será surpresa se chegar à diretoria da empresa. Sei de vários outros talentos graduados na Funcesi, embora eu acredite que não são só boas escolas as únicas responsáveis pelos sucessos profissionais dos futuros profissionais.
  
Já a respeito do meu sumiço, dias atrás, Olemar me convidou para atender ao grupo de CCQ - Círculo de Controle de Qualidade, chamado de Ghostbusters. Este talentoso grupo caça-fantasmas, ou melhor, caça-falhas operacionais dentro da empresa, desenvolveu uma forma de eliminar perda de material e lançamento no meio ambiente, no sistema de limpeza das correias transportadoras. Bráulio, Lúcia, Carlos Magno, Cláudia, Cleiton, Jamir, Saullo e Wilber se esforçavam para melhorar,  ainda mais, a apresentação deles, quando o Olemar me contratou para apoiá-los.
 
Então, com menos de 10 dias de prazo, tivemos que produzir três vídeos, sendo 2 deles bem básicos com sonoras e um que demandava produção de arte detalhada para figuração dos personagens e do Ecto-1 (Caravan adaptada parodiando a viatura original). Ainda no escopo de atendimento, criar um novo leiaute da apresentação em Power Point. Ou um "banho-de-loja", como bem definiu Olemar, no briefing de primeiro atendimento. De tão curto prazo, contamos só com uma diária de captação de externas, entre a Mina do Feijão e o Hotel Tauá. Só para terem uma ideia, normalmente, cada vídeo leva, pelo menos, de 4 diárias de externas, totalizando uns 15 dias úteis de intensos trabalhos de produção. Uma pauleira danada.

Elenco do grupo de CCQ Ghostbusters, figurado com elementos de produção de arte
criados pela HS-Pro, vencedor do 3º prêmio nacional de CCQ - Vale.

3º PRÊMIO GERAL
  
E então, desafio posto, tarefa cumprida. No dia 21 de março, quarta-feira passada, eis que recebemos a mensagem SMS do Olemar:

"Caros: Foi com orgulho imenso que vi o nosso Ghostbusters subir no pódio do IV Encontro de Melhoria Contínua da Vale, que reúne o que há de melhor, dentre todas as diretorias da Vale. Entre os cerca de 1000 grupos existentes, ficamos entre os 14 finalistas e, entre estes, nos bem posicionamos entre os 3 melhores. Agradeço toda a dedicação, apoio e parceria que tivemos! Parabéns e muito obrigado: 
Olemar Tibaes."

É isso aí, Olemar. Nós é que agradecemos pela oportunidade de compor tão talentoso grupo!
   
 
 DAS AUSÊNCIAS
 
Justificado o sumiço, tentarei, ao máximo, manter a meta de uma postagem por dia útil neste blogue, que faço gratuitamente, como forma de responsabilidade social, em defesa de Itabira. 

Entretanto, com o mercado aquecido de ano político e grande volume de obras, pode ser que tenha que me ausentar de novo. Inclusive se vier a atender a algum partido ou coligação local, quando serei forçado a me abster de opinar sobre política local, por razões óbvias de ética profissional, tal como fiz quando dirigi a TV Cultura de Itabira, em 2000.

Peço desculpas aos fiéis leitores e a compreensão. Afinal, mesmo que leve a sério trabalhos voluntários de relevância como este, saco vazio não pára em pé. Daí, refaço o convite para que, para sua comodidade, se inscreva, gratuitamente, na seção "Seguidores" deste blogue, clicando em "Participar deste site", no quarto quadro, da coluna da direita, quando passará a receber notificações, por e-mail, de todas atualizações (ou clique aqui).

Valeu pela compreensão e vamos subindo a montanha, como bem disse o colega Márcio Passos.

6 comentários:

  1. Tá bom Fernando... Chega de confete e purpurina e vamos falar de política!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fernando, reconheço meu sumiço e passarei a postar. Viagens e trabalho consomem meu tempo...

    ResponderExcluir
  3. Fernando, o grupão está espalhando na cidade que o damom está inelegível. Que tal você, com sua isenção nos dar uma posição. Já que não podemos acreditar na maioria esmagadora da mídia itabirana.

    Araxide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araxide,
      Você quer saber se Dr. Damon é ou não é candidato? Claro!
      Ele é candidato e está em campanha há mais de 10 anos. Agora, se ele terá o registro da candidatura deferido, é outra coisa. Infelizmente, só saberemos se ele será considerado apto ou não, + ou - lá pro dia 15 de julho.
      Entenda:
      1º) Entra-se com o pedido de registro de candidatura;
      2º) A Justiça Eleitoral tem 4 dias para deferir ou indeferir;
      3º! O candidato, se indeferido, tem 3 dias para recorrer, e,
      4º) Julgamento da Justiça Eleitoral de imediato.

      Concluíndo:

      - Tenha paciência e espere;
      - Boato vem (situação) e boato vai (oposição)... Não se engane com nenhum deles;
      - A certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TRE que o PV apresentou só tem validade até antes do pedido de registro de candidatura. Entendeu? Qualquer dúvida, é só perguntar.

      Excluir
    2. PÔ, ARAXIDE!!! TUDO QUE ACONTECE É INTRIGA DA OPOSIÇÃO? ISENÇÃO DESTE BLOG? ELE É DECLARADAMENTE OPOSIÇÃO. DA ÚLTIMA VEZ QUE ESTE BLOG DIVULGOU A INELEGIBILIDADE DO DR. DAMON, ELE TOMOU A MAIOR BRONCA DO JADIRÃO. GATO ESCALDADO, TEM MEDO DE ÁGUA FRIA.

      Excluir
    3. Araxide, o 'anônimo' aí tem quase que total razão.

      A ideia de criarmos este blogue foi para que Itabira ganhasse mais um contraponto, porque, até então, tínhamos apenas os Jornais O Trem, Vox, Impacto e o portal Leste Mais como canais mais isentos ou que criticassem o governo, contra uns 30 órgãos de imprensa bajuladora, programas sensacionalistas de rádio, TV e portais de “notícias”, em troca de favores, cargos e fartos anúncios oficiais. Eram uns 4 contra uns 30. Percebem o peso que a máquina tinha para manipular?

      Daí, sentimos que tínhamos que crescer o coro e a voz da outra face da história, para desmascarar todas as mentiras e falácias do grupão. Quantas mentiras assistimos estupefatos? "A melhor mudança é João", "Consolidando as conquistas" (esta nem tanto é mentira, se as conquistas forem as deles, é claro), "Para o continuar o trabalho", "Itabira 100% conectada" (Internet Grátis), Itec com suas "centenas" de empresas e tantas outras mais...

      Então, criamos o Filhos do Cauê, numa iniciativa minha e do Tonny Morais, prontamente acatada por uns 20 outros autores voluntários. Pouco mais de 2 anos se passaram, chegamos a mais de 200.000 acessos. Paralelamente, uma legião de outros descontentes itabiranos criaram outros canais de discussão no Facebook e Orkut.

      Como podem perceber, a população sentia necessidade de saber mais, de desmascarar as mentiras. Incomodamos, denunciamos e fomos parciais, sim. Este blogue, não por conceito original, tornou-se a voz da oposição ao desgoverno do grupão. Só não é o blogue do Damon, do PV, ou de qualquer outro pré-candidato da oposição. Nos opomos ao modelo perverso que imperou na cidade e que se esfacelou, desde então.

      Daí, a única inverdade que o 'anônimo' expôs, talvez por sido um dos alvos de nossas denúncias, é que Jadirão tenha dado qualquer bronca em mim. A bem da verdade, Jadir nunca nos contatou, nem para sugerir pautas, nem para elogiar, nem para colocar fogo, nem mesmo para dar broncas. Portanto, não temos o que reclamar dele e podemos garantir que Jadir sabe respeitar a democracia e a opinião alheia.

      Na oportunidade, 'anônimo', continue conosco porque a série de postagens 'Ficha Limpa: Efeitos Colaterais' já está toda redigida e programada para publicação, desde ontem, porque tenho tido menos tempo para dedicar-me a este canal. Nas derradeiras postagens, conforme expus ontem nas chamadas publicadas nos fóruns do Facebook, esclareceremos a situação real do Damon. Aguarde!

      Saudações.

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.