Who's amoung us?

terça-feira, 6 de março de 2012

FICHA SUJA!?! ONDE?


Boa! Enfim, uma bola dentro na câmara municipal de Itabira. 

O vereador Paulo Chaves (PSDB) propôs uma emenda na Lei Orgânica, para criar um tipo de Ficha Limpa municipal, ao acrescentar o artigo 78-A, que impede a nomeação de cargos comissionados de primeiro e segundo escalões na prefeitura e na câmara, que tenham sido condenados em segunda instância.

Segundo a Defato Online, a proposta tramita desde o ano passado, mas foi deixado para depois, assim que se percebeu que o projeto não seria aprovado pelo Executivo. Para este ano, Chaves conseguiu assinaturas de alguns colegas e espera que o projeto seja aprovado em primeiro e segundo turno, para não depender de sanção do prefeito João Izael (PR).
 
Chaves tem suas razões de tentar esta manobra. O governo Izael tem sido reconhecido como uma das piores administrações da cidade e um dos motivos se dá pela má escolha de seus secretários e assessores, escolhidos por indicações da pesada coligação, dentre os quase 20 partidos políticos.
 
Não faltam escândalos e apadrinhamentos dentre os "nomes de confiança" do prefeito. Há vários indícios de favorecimentos, fáceis de averiguação. Um deles, recaiu sobre o ex-ouvidor da prefeitura, o pastor Ailton Moraes (PMN), apontado como um dos responsáveis pelo jornal "Imprensa Jovem", que recebia anúncios da prefeitura, enquanto detinha cargo de secretário no governo. Tal dúvida foi denunciada neste blogue e, tempos depois, eis que o rapaz torna-se "auditor da prefeitura" (clique aqui para reler). Uma nomeação que tornou-se um escracho contra a população, sob os silêncios dos vereadores e da assessoria de comunicação da prefeitura.
 
Pena que este projeto de Lei não tenha entrado em vigor há mais tempo. E mais, pena que não prevê, também, que, caso a imprensa, Ministério Público ou algum vereador denuncie, com provas, algum desvio de algum secretário, que venha a resultar em prejuízos para o erário público, que ele perca o posto sumariamente.

2 comentários:

  1. Como é que o Fernando Silva, o rei da Baixaria e da perseguição a itabiranos honrados, permitiu uma safadeza dessas? O Aílton ser secretário do governo e receber dinheiro com o jornaleco Imprensa Jovem? Cade o ministério Pública desta cidade gente? É mistério público?

    Araxide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Araxide,

      Esse tipo de manobra pode ser legal, sim, desde que oficialmente o Ailton Moraes tenha transferido o 'jornal' para outros, ou o mesmo estivesse, anteriormente, em outras mãos, como a irmã. Se for o caso, não haveria impedimento legal e o MP estaria correto em não denunciar.

      Agora, se o contrato social da empresa contém o nome dele, a coisa complica bem.

      De qualquer forma, o que questionamos aqui é que, embora a contratação possa até ser legal, não é nunca, nem de longe, moral. Ailton é conhecido nosso de antigos carnavais, sempre nas saias do poder e sempre em defesa do "Imprensa Jovem". Tanto é que apareceu como colunista dele, na mesma edição bajuladora, que ovacionava o governo que ele compõe. É como falar bem de si mesmo e receber por fora para se autoelogiar, com dois 'detalhezinhos', recebendo duplamente dinheiro nosso e ocupando cargos de responsabilidade de ouvidoria e de auditoria. Entende?

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.