Who's amoung us?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ÁGUA E ROUPA SUJAS

AUMENTO NA CONTA DE ÁGUA E SERVIÇOS PIORES

Um(a) leitor(a) deste blogue pediu que postássemos o pedido abaixo, de mais um manifesto contra o Saae/Itabira. Mesmo após o aumento de mais de 33% nas contas de água, que passou a vigorar no mês de dezembro, de forma arbitrária e sem qualquer transparência, os serviços vão de mal a pior. Sempre que passo pela Ete Laboriaux, inaugurada na gestão do João Izael, são raras vezes que vejo os filtros percoladores rodando. A Estação de Tratamento de Esgoto vive com o sistema parado ou deficiente, devendo lançar milhares de litros de esgoto no rio do Peixe e jogando dinheiro público fora.



COMO É O BATIDO NA CANGALHA...

Entretanto, o que mais me chamou a atenção no comentário do leitor, é a defesa de que postaria como anônimo, para que não corresse risco de "sofrer retaliações" contra seu filho, no lugar em que ele trabalha. 

Pois bem pessoal... temos aqui alguns pontos a levantar:

Primeiro, percebo que é característica de governos ruins perseguir e repreender pessoas. A presença da Secretária de Governo nas votações da câmara denotam, claramente, esse tipo de pressão moral. Soa a "ou você vota a nosso favor, ou corto suas regalias". Um tipo de mão-de-ferro para conseguirem o que querem e deixarem os vereadores cada vez mais subservientes. E como eles têm "muitos indicados",  pelo que se especula, recuam e se acovardam. Daí, compreendo e defendo que o leitor está correto em se manter no anonimato, sem que deixe de se manifestar e se defender. O trabalho e as consequentes remunerações honestas (imagino) do seu filho devem ser resgardados sim. Se é regra de um jogo sujo do poder,  com mesma moeda, paguemos. E que os outros aprendam a se defender de iguais formas. Esse dinheiro não é deles. É do povo itabirano.


Segundo ponto é essa estratégia sacana que impera na cidade. Este grupo político dominante, estrategicamente e pelo que se percebe pela quase total ausência de investimentos com recursos próprios, impôs um modelo de gestão pública, no qual se torra quase todos recursos com custeio, folha de pagamento e contratos milionários de propaganda para "comprar a imprensa". Ainda pelo que se percebe ou se comenta na cidade, uma boa fração da bilionária arrecadação serve a uma "meia dúzia de cabeças" que enriquece "espontâneamente", que compram empresas, que tornam-se "sócios" de empreiteiras,  que lançam loteamentos e que levantam prédios numa facilidade só e sem qualquer precedentes na história itabirana.  Para garantirem o bolão, reservam uma fatia a ser dividida em milhares de migalhas, a serem servidas ao resto dos integrantes dos 18 ou 19 partidos alinhados. Um tipo de cooptação com quase 20 bocarras, escancaradas, que se ligam a um único estômago oco e sem fundo. Como resultado, aumentos nas tarifas públicas para manter a gula governista, saúde precária para a população, educação ruim, cultura medíocre, ausência de obras e serviços de má qualidade. Ou seja, "te dou esse empreguinho aqui, mas tome essas contas, segure as pontas  dos nossos erros e não encha o saco, deixe-nos enriquecer". Ou não seria isso? Para onde então têm sido destinados tanto dinheiro? Cadê a lista com os servidores contratados, pedida pelo sindicato?


Que os demais cidadãos aprendam com o leitor anônimo e façam o mesmo. Finjam "estar com eles",  como bem fazem os maus políticos que alegam te defender, trabalhem honestamente, garantam um naco da fatia, mas não deixem de se manifestar. Lavemos sempre nossas mãos e roupas sujas.

A boa notícia é que, assim como este leitor que se manifestou, centenas de outros cidadãos começam a manifestar também, via grupos de discussões na Web. Vem aí novos tempos.


Bem, sem mais delongas, vamos ao comentário do leitor:

'Fernando, gostaria que, se possível, você colocasse meu comentário na página principal desse respeitado veículo de comunicação e interação. Estou escrevendo como "anônimo" porque meu filho pode sofrer retaliação devido ao lugar em que trabalha. Moro no bairro João XXIII e desde o início do mês de dezembro a água do SAAE está suja. Aliás, está em vários bairros da cidade. Já liguei muitas vezes para o 195 do SAAE e nenhuma providência foi tomada. Estamos pagando água suja, pois esta água passa no hidrômetro. Analisando a água que fica na caixa, não se percebe muito, pois a "terra" assenta no fundo da caixa, disfarçando a sujeira, porém, isso não melhora sua qualidade. Já analisando a chamada "água da rua", aquela da mangueira (e que muitos têm em tanques e máquinas de lavar) aí, sim, dá pra ver claramente que a água não está própria para consumo. Entrei em contato com a ARSAE (Agência que fiscaliza o SAAE. A mesma que autorizou o aumento de 33%). O rapaz que me atendeu na Ouvidoria da ARSAE me disse que quanto maior o número de pessoas que ligarem para eles, melhor será o resultado e mais enérgica a atitude. Peço aos frequentadores desse blog que perceberam (afinal, são quase 60 dias) a água suja, que liguem para a ARSAE, o telefone é 0800.031.9293 ou ainda 3238.4221 (DDD 31-BH). Podem também enviar e-mail pelo site da ARSAE www.arsae.mg.gov.br - basta clicar no link "ouvidoria" e registrar a reclamação. Faço a todos que lêem esta mensagem, a mesma pergunta que fiz ao ouvidor da ARSAE: É justo pagarmos por água suja?'

2 comentários:

  1. Fernando, bom dia!

    Ao ler neste blog a denúncia feita por um morador do bairro João XXIII com relação à imundície da água em nossa região – sou moradora do Santa Ruth – não pude deixar de comentar.
    É com enorme revolta que lhe digo : existem coisas que são inadmissíveis. Exemplo disso é a incompetência do SAAE em resolver esse problema. Será que o fornecimento de água no nosso município também obedece a desigualdade existente na pirâmide social? Para os do topo água limpa, tratada e convenientemente servida. E quanto mais se distancia do topo, mais a água será suja, resultado de uma prestação de serviço ruim, além de extremamente onerosa, cara, para os nossos bolsos.
    Aprendemos na escola desde cedo que a água é inodora ( sem cheiro) , incolor ( sem cor). Então que tipo de líquido estamos recebendo em nossas casas? Gostaria de saber, sinceramente.
    Esclareço aqui que como o nosso amigo que fez a denúncia, já liguei no mínimo 6 vezes para e empresa e não obtivemos nenhuma resposta e nem solução. Deixo claro que as pessoas que nos atendem não têm culpa do descaso, pois sou capaz de apostar que encaminham as solicitações aos responsáveis. Então, pergunto eu, onde está o descaso? Onde está a ingerência e a incompetência? Seria o velho : economia a base da porcaria?
    Garanto que a empresa além do descaso com os moradores demonstra também descaso com as escolas que funcionam na região. Que tipo de água nossos filhos estão bebendo nas escolas? Sabemos que muitas crianças têm o hábito de brincar e depois, com esse calor, às vezes beberem água direto da torneira. E aí? Quem pagará o ônus de uma possível infecção intestinal, que dos males, seria o menor?
    Por que não nos informam o que está acontecendo? Seria no mínimo uma demonstração de respeito, pelo menos a informação e a previsão de quando o problema será devidamente resolvido. Mas nada!
    O que me revolta é que somos cidadãos conscientes e merecedores de respeito. Se fosse o caso de falta de água ocasionada pela falta de chuvas, seria ruim, mas entenderíamos. Mas, sujeira??????? O que é isso!
    Já que a empresa prestadora de serviços não toma providência nenhuma, a solução é acionarmos, como disse o cidadão morador do João XXIII, a ARSAE. E lembrando aqui, não existe número de protocolo quando ligamos para o SAAE. Até pra provar que estamos ligando várias vezes fica difícil.
    Peço a todos os moradores para nos unirmos e juntos, resolvermos essa situação. Não conseguimos evitar o aumento abusivo no valor da conta , mas conseguiremos, com certeza, que se melhore a qualidade do serviço.

    Moradora do bairro Santa Ruth


    LIGUEM ARSAE:0800 031 9293, de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, é com muito pesar que lhe digo que o problema continua.
    Realmente a empresa da abastecimento de água em nossa cidade nos oferece serviços de péssima qualidade. Quem sabe se a COPASA assumisse estes serviços a coisa não melhorava, hein???? Pensemos nisso!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.