Who's amoung us?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PASSEATA CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS

(Reprodução) Fonte: Opinião de Itabirano-Facebook. Ester Braga.
Ontem, por volta das 16:30 horas, integrantes do grupo de discussões "Opinião de Itabirano", do Facebook, sairam da Rodoviária e seguiram até a Prefeitura de Itabira. Foram, segundo postagens presentes no próprio fórum de discussões, cerca de 30 manifestantes que seguiram em passeata, com apitos e narizes de palhaço.

Passado o evento, uma parte dos organizadores mostrou-se frustada com o baixo número de manifestantes presentes, chegando a questionar a data e horários ruins (final de férias escolares e horário de trabalho de muita gente).

Pois bem... analisando friamente, o número foi muito reduzido sim, principalmente diante do impacto do aumento nos bolsos dos 100 mil itabiranos. Realmente, se fosse num sábado, pela manhã, ou  numa quinta-feira após às 18 horas, pode ser que o número fosse maior. Outro ponto é que, em si, o aumento nem foi lá tão alto assim, não fosse o custo anterior da passagem já ser um dos mais caros da região.

Tenho percebido que o itabirano, de forma geral, por apatia ou até mesmo por covardia, não tem costume de manifestar nada. E isso é uma pena. O resultado, é o que temos visto, diante de tantas atrocidades que já ocorreram na cidade nos últimos anos, sob os olhares de tanta gente calada e inerte. Sinto que boa parte dos itabiranos vive como se tivesse que seguir suas vidas sobre trilhos de trem. Um tipo de síndrome psicológica nativa de quem vendeu suas almas, transportadas em vagões de trem,  como se tivessem um destino único e sem outras opções de paragens.

Mas, por outro lado, imagino o quanto fizeram os grandes políticos estremesserem nas suas bases. Essa galera encontrou um canal de comunicação rápido e eficaz. Tanto é que, em poucos meses, ultrapassam de 180 seguidores, só no Facebook. Há ainda, outros integrantes em comunidades do Orkut, cujos votos dos integrantes que acham as passagens caras, chegaram perto da casa dos 150. Como vêem, o movimento foi um embrião de outros tantos movimentos que não tardam a surgir na cidade. Nossos conterrâneos, acostumados ao comodismo e ao conformismo, vão acabar aderindo e essa massa tende a crescer. E os políticos sabem muito bem disso...



3 comentários:

  1. Que o grupo que manifestou entenda a importância de se organizar com objetividade. Que tenha clareza do que quer e do que se pode conseguir. Já postei no Facebook um alerta sobre a necessidade de se montar uma pauta de reivindicação. Assim é que se poderá cobrar respostas. Caso contrário esses nossos governantes e legisladores vão nos enrolar....mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Carlos Silva10 de fevereiro de 2011 às 14:51

    Caro Fernando ,Estou ti comunicando para demonostrar a minha indignação com relação a um dos nossos representantes do Poder Legislativo em nossa querida Itabira, hoje participando de um encontro com Estudantes, que reclamavam do valor do transporte público com os responsáveis pela Transita e transp. Cisne e alguns vereadores , manifestei a minha opnião a respeito do assunto em questão, pois a reunião era pública em espaço pertencente a comunidade Itabirana ; quando fui repreendido pelo vereador Elson Sá que eu estava ali sómente para tumultuar a reunião, fiquei sem chão por algum tempo, agora mais calmo pergunto aos conterrânios Itabiranos até quando teremos que aceitar que forasteiros ?, pessoas com poucos comprometimentos ou nenhum, com o interesses da comununidade Itabirana mandar nas pessoas que vivem nesta Terra, onde nossas antepassados estão vivendo ou enterrados na Terra que eles tanto amavam e hoje ainda apesar de certas inconvêniencias não abriremos mãos de acredidar que Itabira pertence ao povo Itabirano e a todos que decidiram aqui morar e constituir Família e respeitam a menorias e a História da Família Itabirana.
    Atenciosamente Francisco Carlos

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.