Who's amoung us?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Agenda Itabira: começando o debate

Na última década, o PT (Partido dos Trabalhadores) fez oposição ao projeto político instalado em Itabira, posicionando-se claramente na defesa de um novo modelo de gestão pública para o município. Itabira obteve nos últimos anos a maior arrecadação de sua história, mas infelizmente, falta transparência na aplicação dos recursos, convivemos com uma administração municipal inchada e incapaz de transformar nossa riqueza em benefícios diretos para a população da cidade.

Em lado oposto, o PP (Partido Progressista) é hoje um dos principais partidos do governo municipal. Com expressiva participação no governo e na Câmara Municipal, o Partido Progressista têm contribuído com políticas contrárias às defendidas pelo PT. Como exemplo, basta lembrar o posicionamento do partido em relação à greve e reivindicações do funcionalismo público, na aprovação do aumento do IPTU e da taxa de água e esgoto. Desta forma, não há dúvida: nos últimos anos PP e PT ocuparam posições antagônicas no cenário político local.

Apesar disso, os partidos anunciaram um acordo político visando a disputa das próximas eleições municipais, que prevê, ainda, a ocupação de cargos públicos no Poder Legislativo. Como pano de fundo do acordo há uma grande idéia, realmente útil para cidade: a formação de um espaço público para apresentação e discussão de idéias políticas, visando a construção de uma agenda pública para o município. É realmente relevante travar um debate público na cidade e criar uma Agenda Itabira, não apenas uma oportunista Agenda 2012. Precisamos definir nossas prioridades, debater a gestão e os gastos públicos, além de estabelecer estratégias conjuntas para obtermos serviços e investimentos dos governos estadual e federal.

Ao mesmo tempo em que precisamos de debate político, esperamos dos partidos políticos responsabilidade na formação das alianças. Acordo político para disputa de eleições requer alinhamento político, afinidade ideológica e programática. Daí a pergunta: se os partidos têm um acordo, qual posicionamento prevalecerá? Qual o rumo cada partido, ou os dois juntos, pretende tomar?

Itabira cobra coerência do Partido dos Trabalhadores, e isso significa manter a postura de oposição séria e responsável, enquanto se discute um novo projeto político que transforme Itabira numa cidade mais justa e próspera. O PT não deve ter cargos na atual administração municipal. Esse é o clamor da população itabirana, desejo da maior parte dos filiados e apoiadores do PT, e deverá prevalecer em instâncias democráticas do partido.

Ainda não está claro o posicionamento do Partido Progressista. Ao estabelecer acordo com um partido de oposição, o PP sinaliza que não deseja participar da administração atual. Se o PP vier a compor as fileiras de oposição, deixando de fazer parte do governo municipal, a cidade deve ganhar. Itabira poderia contar com mais vereadores para fiscalizar as contas e contratos públicos. Já o Prefeito Municipal, com um pouco de coragem, poderia cobrar de seus subordinados coerência e compromisso para implantar o programa de governo apresentado à população durante as eleições, exonerando os dissidentes. Se o partido não confia no programa de governo do atual prefeito, deve deixar o governo. Sem dúvida, estamos diante de uma oportunidade para o Prefeito Municipal dar o tão esperado murro na mesa e dar novo fôlego à combalida administração municipal.

Certo é que o acordo demanda mudança de posicionamento dos atores envolvidos. Itabira deseja política feita de modo honesto, sério e coerente. Itabira tem esperança em novos tempos. O acordo entabulado não pode ser apenas mais uma cena no espetáculo político. A história fez do PT um partido amado ou odiado, mas sempre respeitado pela defesa dos seus ideais. Desta vez não será diferente! Já o Partido Progressista pode escrever uma nova história na política da cidade, mas precisa transformar em gestos concretos o protocolo de boas intenções...

5 comentários:

  1. Prezado Bernardo,

    A experiência política do PT em Itabira foi tão assustadora que facilmente Ronaldo (que na ocasião era um vereador sem muita expressão) e o João (que não detinha ainda tanto conhecimento público) conseguiu ganhar as eleições! Recordo que a campanha deles era ainda precária, em relação à apresentada pelo pessoal do jackson. Mesmo assim, não deu outra. O PT saiu com o mais alto índice de rejeição já visto na história de Itabira.

    Nas últimas eleições, o PV + PT tinham tudo para ganhar as eleições e hoje gerir a cidade. Eu, inclusive, sou eleitor de Damon. Mas o pecado cometido pelo PV+PT foi bater descaradamente no João e seu Grupão. sabemos que, na política, quem apanha sai ganhando. Não esqueço de assistir na TV, propagandas da coligação do PV, batendo picareta na frente da Prefeitura. Faltou amadurecimento político aos responsáveis pela campanha do Damon!!! O Itabirano ainda é um povo reservado e que não compactua com ações anti-éticas. Graças a Deus!

    Minha opinião sobre a situação atual é a seguinte: Vc (Mucida) é muito bom para continuar teimando com o PT itabirano. Volta para o PV e toca o bonde com o Damon! Lembro de vc novo, trabalhando lá... Torço por isso.

    O Banana é muito gente boa, mas não tem expressão política, ficando ele e o PT numa situação de "passar o chapéu". Reparou que todo esquema foi montado lá no PP (na sede deles)? O PT está numa situação marginalizada e isso é devido pela história dele em Itabira. heheh Nem Lula salva o PT Itabirano!

    Volta para o PV que irei me filiar tbm, e terei o prazer de cumprimentá-lo lá! E que os lobos fiquem com as carcaças.


    Torço para que esta minha opinião seja publicada. rs

    ResponderExcluir
  2. Uma jogada de mestre de parte da turma do Grupão. A suspeita e estranha "união" do PP e PT visa o enfraquecimento do nome mais coerente e destacado do PT Itabirano: Bernardo Mucida. Talvez, o Banana vendo o crescimento do Mucida frente a população Itabirana vê nesta união uma maneira de baixar a bola dele. O PP que de bobo só tem os caras, aproveita o desgosto do Banana e propõe esse ajuntamento em "prol de uma itabira dos sonhos". Temos que tirar o chapéu para a sabedoria dessa turma. Eles são bons e principalmente quando encontram pessoas que são capazes de tudo para ter um cargo, uma teta, uma vaguinha no serviço público. Um PT que sempre foi esquerda, que sempre bateu de frente com tudo de podre que acontecia nesta infeliz e roubada terrinha do Mato Dentro, hoje se rende aos pés e há de comer na mão deles. Não questiono a idoneidade do amigo Alexandre, sei de suas qualidades e presta bons serviços por onde passar. Alexandre como Diretor da Câmara será ótimo, tem experiência legislativa, credibilidade e apoio de muitos, mas dai levar o PT, sem consultar, sem perguntar a militância e de quebra com o apoio de seu vice... Isso é coisa do capeta. Foi um bque na Esquerda, que já anda combalida, fraca, sem expressão. Agora sobra restos do PV, PSB e PCdB. Me lembro muito bem dos discursos inflamados do então presidente do PT, Zé Francisco (o Capeta) e do candidato a vice Alexandre (O Banana) durante a campanha à prefeitura de Itabira. Corrupção, esquerda ortodoxa, Grupão, turma que não presta, e etc, etc, etc. Hoje, sentam, se fartam e se lambuzam na mesma mesa, cochichando um no ouvido do outro, servindo água um ao outro e sei mais o que depois. Vamos ficar longe desse Grupão gente, essa merda pega e pega em todos, de Banana a Capeta...

    ResponderExcluir
  3. Só falta vir Ronaldo Magalhães com Jackson Tavares de vice na eleição de 2012

    ResponderExcluir
  4. Bernardo,
    O tema foi debatido pelo Diretorio e os filiados do PT de Itabira ou foi uma decisão de seu Presidente?
    Foram divulgadas as bases programáticas deste "acordo"?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bernardo,
    Consultando os sites de itabira obtive as respostas as minhas indagações.
    Esta "aliança " que tem claros objetivos eleitorais, deve que ser debatida num encontro municipal do PT, é o mínimo que se espera. Alias para se tomar uma decisão deste porte isto deveria ter sido feito.
    Não tenho duvida que a mesma objetiva isolar e dividir a oposição cooptando o Banana pela ninharia do cargo.
    O eleitorado não segue artificialidades, é perigoso que esta cúpula do Pt vá para um lado e os filiados e os votos do eleitorado petista para outro.
    Desmoralização!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.