Who's amoung us?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ZANON DE VOLTA!

Luiz Antônio Zanon está de volta, com a usual granada sem pino nas mãos e uma rajada de tiros para todos os lados.

A questão levantada por ele agora é sobre as eleições de 2008. Dentre elas, a questão publicada em seu blogue: "João Izael afirmou que a Polícia (Republicana) Federal havia dado a ele uma certidão comprovando que ele e sua administração nada tinham a ver com os motivos da Operação João-de-barro. Mentiu descaradamente para a população itabirana". Na opinião do Zanon, o candidato opositor, o médico Damon de Sena, deveria ter feito maior alarde e pedido a cassação do registro da candidatura do João Izael, depois que o João "mentiu" para a população e, de sobra, Zanon pede explicações sobre o porquê do pouco aproveitamento da campanha do Damon daquela situação, que ,segundo acredita, poderia ter sido decisiva na vitória.

Tentei falar agora com o Damon, mas não consegui pela manhã. Entretanto, como envolvido direto, por ter sido o produtor dos vídeos da campanha dele, posso adiantar algumas defesas. Para começar, numa campanha de um candidado, as decisões estratégicas e a linha editorial dos programas são tomadas e encaminhadas por um grupo. Nada pode ou deve ter encaminhamento direto e de forma unilateral. Passa, primeiro, por um crivo legal, que é dado pela assessoria jurídica, inclusive para evitar problemas com danos morais, riscos de pedidos de resposta no nosso estreito horário eleitoral e até pedidos de cassação de candidatura. Durante todo o tempo, batalhas jurídicas são travadas por ambos os lados e, senão me engano, o nosso pessoal estava atento ao processo, tendo proposto algumas ações. Segundo crivo é do responsável pelo marketing, que é orientado por pesquisas de opiniões vigentes, às quais apontavam para que falássemos mais do que o candidato propunha, em detrimento de ataques. Era o clamor popular diante  dos números coletados. Assim, foi decidido na ocasião,  dedicar um programa para esclarecer o caso, quando colocamos nosso âncora, o radialista Gerardus Coppus, para apresentar um editorial, com o texto abaixo:

"Senhor Prefeito,
Temos visto com desconfiança a defesa do Senhor no seu programa eleitoral e na TV Cultura, que "Itabira é Inocente" na operação João de Barro, sobre os desvios de verbas do PAC.
Em panfleto fartamente distribuído na cidade, no final de semana, consta uma Certidão Negativa da Justiça Federal e a devolução dos documentos da Prefeitura.
Diante disto, temos o dever de esclarecer e de questionar, para o bem da verdade:
1o. Itabira é mesmo inocente! Se houve desvio, nós cidadãos nada temos com isso e é de responsabilidade do Senhor;
2o. Esta estória de VISITA da Polícia Federal não é bem verdade! O que aconteceu aqui foi uma operação policial de investigação;
3o. É verdade que devolveram documentos, mas isto em nada comprova inocência da sua gestão;
4o. Confirmamos que há mesmo a Certidão Negativa da JUSTIÇA FEDERAL, mas não da POLÍCIA FEDERAL, onde se encontra o processo no momento. 
5o. Não nos foram apresentados até agora os resultados da investigação que corre em segredo de Justiça. Por isso, conseguem o Nada Consta por enquanto da Justiça.
Por fim, há de se ressaltar, também, outros processos em tramitação que estão sendo arrolados contra o Senhor no Ministério Público.
Caso estejamos errado nestas afirmações, não precisa nem entrar com  Direito de Resposta, porque deixaremos aqui um espaço para que o Senhor apresente a Certidão Negativa da Polícia Federal do caso em questão, caso exista!
Não receie, nosso espaço aqui na TV e no rádio é pequeno, mas suficiente para se restabelecer a verdade."

Como vê, Zanon, tomamos as providências cabíveis e que acreditamos ser mais sensatas para a ocasião.  Nosso foco, na época, era propor mudanças e, não, ataques, quando divulgamos  que, se eleito, seria implando o Shopping Popular no prédio do Sindicato dos Rodoviários; a proposta de Bolsa de Estudos para Universitários etc. Erros de percurso são passíveis de ocorrer e ocorrem. Mas, na minha opinião, se houve erro, o maior foi da população que elegeu o João, que caiu nesta e em outras promessas não cumpridas. Lembrando que estas são as minhas opiniões e não as do ex-candidato Damon.

No mais, estamos abertos para esclarecer quaisquer outras dúvidas que venham a surgir. Parabéns pelo retorno e continue apurando tudo. Há muita coisa estranha encoberta debaixo da poeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.