Who's amoung us?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Discutindo Itabira

Dos partidos que compunham a coligação “Todos Por Minas” (PCdoB, PT, PMDB e PRB), na caminhada do sábado em prol da candidatura de Dilma Presidente, Hélio Governador, que antecedeu o dia 03 de outubro do ano passado, se reuniram alguns dos participantes, como Nilmário Miranda (PT), Alexandre Banana (PT), Gildásio (PCdoB de BH), Jânio Bragança (PT) e eu (PCdoB) com o intuito de iniciarmos uma conversa buscando dentre várias outras coisas, mais nomes para elaboração de um seminário no estilo do que foi elaborado no ano passado pelo PCdoB, o “Discutindo Itabira”, para ampliarmos os debates na busca de soluções para os problemas de nossa cidade.
A conversa avançou, de fato, com a ampliação dos participantes a cada semana que se seguiu até que se chegou à conclusão de realizá-lo (o seminário) em fevereiro ou março próximo.

O intuito é discutir Itabira para 2012 e futuro de forma ampla com vistas nas demandas da população iludida com falsas promessas que vem ocorrendo há anos, principalmente com a administração atual comandada no executivo pelo PR do Sr. João Izael e no legislativo pelo PP do Sr. Neidson de Freitas. 

A idéia vazou e foi arranhada tomando forma de uma agenda partidária ou pessoal, não sei, comandada pelo presidente do PP, Sr. Francisco Campos, agora coligado com o presidente do PT, Alexandre, com a conotação democrática que o PP Itabirano nunca demonstrou. Certamente está se ancorando na nova sigla aliada, que tinha essa característica, para seus fins particulares.

Na verdade, de tudo isso, não estou vendo nada mais que apenas dois componentes, isoladamente, de um partido historicamente de esquerda se debandando para o lado oposto ao que sempre defenderam em Itabira. Lamentavelmente protagonizado pelo Alexandre Banana. Ainda não consegui entender sua linha de raciocínio ainda mais que sua decisão não teve respaldo no diretório municipal do partido. O PT não é democrático?

Teoricamente o PCdoB não teria nada com as decisões do PT, mas fazia parte de um mesmo grupo que bravamente lutou para mudar o rumo e o estilo infeliz de governar do atual grupo no poder (PR, PP e Cia) e quase conseguiu. Há, claramente, da parte do presidente do PT uma incoerência na atitude de aliar-se ao PP. O PCdoB não comunga com essa incoerência.

Edilson de Magalhães Lopes – Presidente do PCdoB –Itabira

8 comentários:

  1. FOMOS TRAIDOS POR UMA BANANA. OU UM BANANA.

    ResponderExcluir
  2. Edilson, se não acontecerem novas e rápidas ações e esclarecimentos, prevejo que o Alexandre Banana enterrou sua boa reputação política. É uma pena...

    Acho que qualquer um de nós pode e deve trabalhar para quem quisermos, desde que não vendamos a honra, a dignidade e, principalmente, o que não nos pertence, como um partido ou um blogue ou um outro órgão de mídia.

    Assim que soube da articulação, lembrei-me dos militantes do PT descendo o cacete no Damon, porque "ele tinha feito um acordo com Ronaldo Magalhães no PV", após o golpe do ex-deputado no PV. Um ano depois, a prova: Damon recuperou o PV, jogou o Ronaldo para escanteio, inclusive peitando com ética o deputado federal Antônio Roberto e o governo do estado. Quem tanto bateu nele aventando uma dobradinha, foi quem parece ter se vendido...

    O bom para Itabira é que muita coisa ruim está se polarizando num só lado. O PT itabirano, na minha reles opinião até injustamente, já é um fardo pesadíssimo de carregar.

    Se o Damon ou quem sobrar da oposição tiver juízo, leva a próxima, vem levinho e ainda pode escolher à dedo quem ele quiser, inclusive pegando alguns poucos e bons técnicos do lado de lá.

    Temos aí uma puta oportunidade de podermos viver numa cidade mais próspera, mais justa e mais feliz. Estou bem mais esperançoso agora. Está passando da hora de uma moçada nova, técnica e mais responsável assumir os rumos de Itabira.

    Não dá mais para ficarmos vendo a cidade sendo loteada por apadrinhamentos escrotos.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Martins falou tudo: a oposição vai se depurando e atraindo bons quadros. Foi-se Banana e o Francisco, veio Samir, Jânio e outros de qualidade. Banana sempre foi ruim de estratégia, tudo que ele planeja na política dá errado. Candidatou 2 vezes para deputado e passou despercebido. Agora resolveu queimar a bandeira da mudança e hastear a do grupão, especificamente com Neidson e Ronaldo.

    ResponderExcluir
  4. o Mundo é dos espertos...banana e chiquinho estadao dando tiro no pé..cade o sorriso do Peron, do chiquinho, Neidson até parece programa humoristico,,,vamos rir,,,,,,agora samir ser novo, benzao o deus, que fale a secretaria de esporte, que toque os trombones, fiel escudeiro de ronaldo, que ainda acho que vai dar trabalho.
    parabens chiquinho e banana, voce sã espertos demais para meu pensamento.

    ResponderExcluir
  5. Que pena Edilson, talvez você perca a oportunidade de fazer com que sua iniciativa, que não foi lá um sucesso, tenha maior visibilidade e credibilidade. Ah! mas pelo que vejo, você precisa sempre ter um discurso da velha e perpétua oposição, como quem reclama de tudo que é feito e que para fazer algo tem que fazer sozinho ou então com os "companheiros", pq o resto não presta. Diante do seu texto o que percebo é que a oposição em Itabira não é diferente do que chamam de grupão, apenas querem trocar os nomes. Se de fato pensassem em Itabira tentariam olhar com bons olhos a iniciativa do PT e PP, sem claro, se comprometer, mas apenas para discutir em prol de Itabira.Pecebo também que o Damon já está eleito, afinal, já estão até nomeando a equipe de governo, que será técnica, pelo que comentaram. Só não sei de onde vão vir o técnicos, pq em Itabira e em qualquer lugar do Brasil, idependente do partido que governa, não se preocupam com excusivamente com técnicos e sim com compromissos políticos. Mas é importante frisar que isso acontece devido ao sistema eleitoral brasileito que faz com que seja necessário coligar para ganhar e, principalmente, governar. Mas acho que PV e o PCdoB não tem muita experiência nisso, né!? Acho que estão perdendo uma grande oportunidade de monstrar que o que importa é Itabira e não ideologia, até pq ideologia cada um tem a sua e nenhuma é melhor ou pior que a outra.

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo (cima):

    1) A "falta de sucesso" do Edilson, no meu ver, nem de longe, passou por falta ou erro de iniciativa dele. Pelo que se percebe, tratou-se mesmo de um acordo feito na miúda e visando interesses menores, lamentavelmente, por parte dos diretamente envolvidos. O que temos visto por parte do grupão, na verdade, são "sucessos" de negociações com barganhas de cargos, em detrimento do bem comum. Nestes casos, estou com Edilson e prefiro, sem pestenejar, deixar ir embora quem não pensa no todo. Esses tipos de barganhas em que uma meia dúzia ou menos consegue uma "boquinha", de cara, deixa todo o resto, os apoiadores e toda a militância para trás, de mãos abanando. Num visão mais global ainda, deixa também para trás a população, quando, muitas das vezes, passa a ter que contar com péssimos serviços dos apadrinhados sem qualificação.
    2) Diante do exposto acima, ou seja, do que temos visto nas últimas décadas na cidade, o grupão em muito se difere da oposição. Posso até concordar que a oposição é mais lenta e menos reativa, até por força de número reduzido e limitações de poder de investimento, mas ser igual ao grupão, é uma afirmação infame, tendenciosa e leviana. Haja vista a participação via anonimato. O barato deste blogue é a livre discussão ideológica. A participação de todos, inclusive como anônimos, é permitida e é importante para os leitores saberem o que cada um pensa para que eles próprios façam seus juízos, embora seja a forma de menor credibilidade.
    3) Não posso afirmar quanto aos demais, mas dizer que o Damon parece eleito, diante dos textos aqui publicados, não é bem verdade. Ele é, atualmente, o político com maior capacidade de alavancar votos, conforme revelam as últimas pesquisas de opinião e o clamor popular. É, também, o que melhor preenche os quesitos de oposição verdadeira à esse modelo decadente, implantado atualmente. Mas devemos lembrar que podem aparecer outros nomes até as próximas eleições e que há outros bons nomes também. Vamos aguardar, com menos ansiedade, e avaliar o quadros que estão por vir.
    4)Quanto à indicação de técnicos para assumir os primeiros escalões, não citamos aqui quais serão e onde serão lotados. Não se trata de indicações nossas para encaminhamento de nomes, beneficiando-lhes. Trata-se de uma nova tendência na cidade que, naturalmente e por força da incompetência dos que foram indicados por critérios políticos, vem se implantando na cidade. Quem duvidar, que espere o cachimbo cair. É uma tendência real e quem for contrário a ela ficará para trás. Este é o calcanhar de aquiles do grupão, que não conseguirá corrigir este mau rumo até sua despedida, lamentavelmente, porque, por conceito fundamental, assim foi criado e tem sido mantido, mesmo com sérios danos à ele e à população.

    Como vêem, exitem ideologias e ideologias...

    ResponderExcluir
  7. "Discutir Itabira" sempre será uma bandeira de campanha independente da coloração ou bandeira política e isto, ouço já faz anos, desde que nasci, mesmo tendo a noção de que Itabira, não é "fotografia na parede" e, que me desculpe meu conterrâneo que muito preso, o saudoso drummond de andrade. Agora uma coisa é fato, já passou da hora de só se discutir Itabira para se "ASSUMIR" Itabira com seus problemas e as alternativas viáveis e palpáveis de solução. Temos tudo aqui para solucionar: muito dinheiro, muita gente competente, muita vontade latente... O que atrapalha e pode ser extirpado são os lobystas, os puxa sacos, os larápios de terno e casaca, os sangue sugas, os fantasmas do serviço público, o pessimismo e inconformismo injustificado de muito/a itabirano/a que ignora a capacidade que tem de influir na mudança dos rumos atuais do município infelizmente, próspero para uma minoria; balizada por privilégios e benesses de administração/governo "teflon"(nada pega), haja visto série de acusações, denúncias ventiladas e conhecidas, mas sem efeito de condenação. Já é hora de dar um basta em tudo isso de podre que aí está. SE A OPOSIÇÃO que pensávamos fosse o PT virou "GRUPÃO", não desanimemos em formar a REAÇÃO CONTRÁRIA E REFRATÁRIA que surgirá como via alternativa. Quem se habilita?!

    ResponderExcluir
  8. Fernando a cada dia a oposição de Itabira esta se enfraquecendo, e o interesante que a população quer mudança ao projeto politico que vivemos. Damon mt mal assessorado deu uma nota no Diario de Itabira, dizendo que poderia compor com o PP caso Ronaldo Magalhaes, nao viesse, ão entendo este cara, se Itabira pede mudança ele abre discussão do o maior partido cliente do João Izael, assim acho que fazer uma 4 via mais estruturada podemos vencer as eleições de 2012.
    E vejo cada dia ate 2012 i " imperio" criado pelo Damon vai ser desistrurado ate as proximas eleiçoes.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.