Who's amoung us?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CARNAVAL QUE DÁ IBOPE

Fico imaginando como seria uma cena do Papai Noel descer a lareira de tanguinha... ou ovos de páscoa entregues pelo lobo mal... ou, quem sabe ainda, toparmos com o saci-pererê, no meio da mata, com duas pernas, vestido com um belo terno de grife...
  
Digo isso, não sei se por teimosia,  ou frustração, mas continuarei firme na contramão, se necessário for. Não consigo entender o porquê das instituições bancarem apresentações nada ortodoxas em festas tradicionais. 
  
Um mau exemplo são as apresentações de funks em carnavais ou em quaisquer outros tipos de eventos públicos, com ridículos e impróprios movimentos sexuais, incitando orgia, violência, disputas torturantes de som automotivo e demais bestagens, inadequadas à apresentações abertas, com menores assistindo às bizarras "coreografias". Na boa, não tem nada a ver. Chega de boquinhas das garrafas destes tipos, expostas à crianças e adolescentes. Repudio tanto pelo conteúdo chulo, quanto pela inadequada contratação.
 
Pô, minha gente, esta semana foi de carnaval! Tempos de festas populares, bem brasileiras, de gente bacana, de marchinhas, de rodas de samba, de carnaval para toda a família e até de trios elétricos puxando blocos caricatos tradicionais. Cada cultura tem que ser preservada por quem a detém e originou. O axé fica mais legal lá na Bahia. Assim como as baterias das grandes escolas nos desfiles do Rio ou em São Paulo, ou ainda como o frevo no nordeste! Podemos até curtir um pout-pourri cultural e casual, desde que o tema, as raízes e os limites do bom senso sejam preservados.

Nota mil para a cidade mineira de Bonfim, cuja tradição, há mais de 170 anos, leva a Cavalhada para o carnaval, ao som de marchinhas entoadas pelas bandas locais, que rendeu fartos e preciosos minutos no Jornal Nacional. Nota mil, também, para Manaus, que mandou ver com o Carnaboi, também ovacionado pela Globo e tendo atraído milhares de turistas.
  
Enfim, duas grandes sacadas, em plena época de eleições, não!?

Cavalhada de Bonfim-MG, em matéria no Jornal Nacional.
Clique AQUI para assistir.

Outra grande sacada do carnaval: Carnaboi, de Manaus.
Clique AQUI para assistir.

2 comentários:

  1. Fernando, concordo plenamente com você! E digo mais, a lei orgânica determina que o município incentive as manifestações culturais o esporte e o lazer. De maneira alguma sugere a coninvência com a baderna, prostituição, bebedices, uso e tráfico de drogas, etc - O que acaba acontecendo.
    Também, é importante dizer que somos a minoria com este pensamento - aproximadamente, 20% da população itabirana. Portanto, 80% ainda é da turma do pão e do circo. É a natureza humana que se deixa levar pelo modismo, consumismo e prazeres da carne.
    Finalizando, digo: Precisamos mudar além dos governantes a sociedade. E, isso só será possível se cada ser humano seguir o único CAMINHO, a única VERDADE e conquistar a única VIDA: CRISTO!

    ResponderExcluir
  2. O carnaval em Itabira há muito é criticado. Artistas pífios, enfeites ridículos, estrutura mínima. Não é porque está cheio o local que o carnaval é um "sucesso". A disputa de Rei Momo chega a beira do ridículo... Cidadezinha de merd#%&" essa

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.