Who's amoung us?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MAIS AUMENTO NO SAAE



Hoje, às 3 e meia da tarde, acontece uma coletiva com a imprensa, promovida pela Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais), na sede do Saae/Itabira (rua Nossa Senhora do Carmo, 148-Pará).
  
Na coletiva, o diretor geral da Arsae-MG, Antônio Caram Filho, irá expor sobre o processo de revisão tarifária dos serviços de água e esgoto, pedido pelo Saae-Itabira para este ano.
 
Segundo informações do release, o Saae-Itabira pediu 8,88% de aumento, baseado no índice do IPCA, desde o ano passado, quando conseguiu um reajuste de 33,15%, num tumultuado processo, seguido de denúncias de falta de transparência, de audiências mal feitas e abaixo-assinados. O Filhos do Cauê, na ocasião, abriu campanhas contra o abusivo aumento, mas, por entender que tratava-se de um "realinhamento de custos", a Arsae deferiu o pedido da autarquia, mesmo tendo a população questionado fortes indícios de cargos-fantasmas, excesso de funcionários e indícios de desvios de materiais (clique aqui para reler).
  
Para o próximo reajuste, a Arsae-MG propõe uma série de condições interessantes, dentre elas:
  • a implantação da Tarifa social, que beneficiará mais de 6 mil famílias na cidade; 
  • limitar o aumento a 3,10% a partir de abril deste ano; 
  • criação de reserva de investimentos de expansão e melhoria da qualidade de serviços de R$ 9 milhões nos próximos 4 anos (valor anual quase 3 vezes maior do que a média dos últimos anos), via redução com despesas com pessoal, terceiros, energia elétrica e material de tratamento;
  • alteração na estrutura tarifária, com a substituição do faturamento com consumo mínimo, a ser substituído pelo faturamento com a tarifa de disponibilidade e, ainda, com a tarifa por volume - mudança que é "altamente vantajosa para as famílias de baixo consumo", além de representar um incentivo ao uso consciente da água - defende a agência reguladora. 
Os interessados em apresentar suas contribuições à revisão tarifária do SAAE de Itabira podem obter mais informações pelo telefone 0800-031-9293 ou pelo site da Arsae-MG, nos links dispostos nesta página: (clique aqui).
  
Pelo que se pode perceber, desta vez, a Arsae-MG promete uma série de benefícios para a população. 

Entretanto, como gato escaldado morre de medo de água fria, nunca é demais participar, questionar e acompanhar todo o processo. Daí, desde já, registramos nossas maiores dúvidas: quantos funcionários tem a autarquia itabirana e quanto custa o metro cúbico de água, comparado aos municípios vizinhos? Sem estas informações, não há como defendermos qualquer aumento. 

Estaremos de olho! Sem falar que trata-se de prato cheio para pré-candidatos, às vésperas de eleições municipais... Alô aspirantes! Fiquem ligados!

3 comentários:

  1. ENQUANTO ISSO...

    Levantamento mostra que 30 municípios apresentam alto índice de infestação
    13/02/2012 17h06 (MÁBILA SOARES)

    Foram notificados, em 2012, 4.491 casos de dengue em Minas (FREDERICO BUSSINGER)

    Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que dos 74 municípios que realizaram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LirAa), em 2012, 30 apresentaram alto índice de infestação (acima de 3,9%); 42 apresentaram médio risco (LirAa entre 1,0% e 3,9%) e duas cidades (Conselheiro Lafaiete, com 0,7% e Poços de Caldas, com 0,1%) tiveram baixo risco. Até o momento, foram notificados 4.491 casos de dengue em Minas Gerais.

    De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto Gomes, comparando os dados de janeiro de 2012 com o mesmo período de 2011, observa-se que dois terços dessas cidades mantiveram os mesmos índices ou abaixaram, porém as demais pioraram. “Quando se faz o LirAa, são identificados quais são os focos mais comuns de infestação pelo Aedes aegypti. Neste LirAa de janeiro de 2012, por exemplo, pudemos constatar que os focos mais comuns foram o lixo (doméstico, principalmente), bebedouros de animais (lata d’água de cães e gatos) e os pratinhos para plantas”, detalhou Carlos Alberto.

    O LirAa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito. Ele ajuda os municípios a acompanharem de forma rápida e atualizada a situação da infestação, além de ser um instrumento que auxilia na rápida tomada de decisões dos gestores para o controle da doença e demonstra como os municípios estão distribuídos em todas as regiões do Estado, o que espelha o aumento da infestação.

    Reunião
    No dia 1º de fevereiro, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, recebeu secretários municipais de saúde de 30 municípios mineiros com o objetivo de reforçar o combate ao vetor e impedir o avanço da doença, que causou 23 mortes no Estado em 2011.

    Entre as ações efetivas para a solução do problema, Antônio Jorge anunciou a liberação de R$ 1 milhão, recurso do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), para a compra de 30 veículos do tipo picape, que irão auxiliar no transporte dos agentes e insumos, considerado pelos secretários municipais como um dos grandes gargalos na promoção das ações.

    Além disso, vem sendo feito o treinamento de 50 médicos que irão, por meio das regionais de saúde, aprimorar e capacitar a ação de profissionais locais para um eficaz diagnóstico da doença, uma vez que muitos dos casos que evoluem para óbito estão diretamente ligados ao manejo clínico.

    Os municípios convocados foram: Pocrane, São José da Safira, Marilac, Recreio, Glaucilândia, Central de Minas, Mathias Lobato, Naque, Aimorés, Araguari, Bocaiúva, Bom Despacho, Campo Belo, Curvelo, Dores do Indaiá, Ipatinga, ITABIRA, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Montes Claros, Nova Serrana, Pará de Minas, Pirapora, Pompéu, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Unaí e Várzea da Palma.

    ResponderExcluir
  2. Itabira, Saúde, Referência Nacional, ou, neste caso, estadual

    ResponderExcluir
  3. A melhor resposta é este poema da Ana Bittecourt no jornal O Trem de fevereiro, que acabei de ler. Vejam, vocês.

    Araxide. Abaixo está o poema.


    Na cidade do bem viver
    Há enorme multidão
    Desempregada e triste
    Sofrendo grande ilusão
    O prefeito prometeu
    Dar empregos de tantão
    Que baita arrependimento
    Por ter votado no João.

    Na cidade do bem viver
    Falta emprego e cultura
    Faltam médicos nos postos
    Em Ita a coisa está dura
    Derrubam casas históricas
    Desgraçam nossa cultura
    A grande culpada por isso?
    Sim, sinhô, a prefeitura.

    O bem viver é aqui
    Diz do governo o bordão
    Mas o povo se lasca todo
    Só pode ser gozação
    Pagar pesados impostos
    Gastar dindim de montão
    Ser pobre em cidade rica
    Ó que baita humilhação.

    Esse tal de bem viver
    É mentira de marqueteiro
    Um golpe para enganar
    O nosso povo fuleiro
    É coisa suja, imunda
    Verdade, companheiro
    Não acredito mais nisso
    O que querem é dinheiro.

    Cidade do bem-viver
    É a maior enganação
    Cidade do bem viver
    Que grande tapeação
    Cidade do bem viver
    Só mesmo pra meia dúzia
    Há 11 anos no poder.

    Falo pra Juca e pra Zé
    Pra Juquita e pra Mirota
    Para crer no bem viver
    Tem de ser muito idiota
    Para acreditar no que diz
    Essa turma da lorota
    Que só mama no poder.

    Onze anos de enganação
    É pra ficar muito triste
    Cidade do bem viver
    Com o dedo médio em riste
    grito, berro: aqui procê!!!

    Itabirano cidadão
    Na próxima eleição
    Pra não entrar pelo cano
    O jeito é dizer não
    A essa turma do cão
    Que esfola o itabirano.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.