Who's amoung us?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PROCURA-SE CANDIDATO PRO JOÃO

Desde que João Izael empreitou a campanha sucessória de 2008, que vem se questionando a eficiência de sua tacanha gestão. Ontem ouvi dizer de uma prestação de contas, publicada num periódico apoiador, na qual consta uma quantidade de cestas básicas e uma série de outras ações clientelistas, tão pequenas quanto as cabeças dos escolhidos para os primeiros escalões. Segundo a fonte, relação de "feitos" de dar dó, diante da bilionária arrecadação. 
  
O destaque foi para a obra (parcial) do Campus da Unifei, realizada com recursos da Vale e do governo Federal, mas que não deixa de ser mérito deste governo, convenhamos. Entretanto, obra realizada e entregue bem aquém da demanda. Mal falar este que aumenta na ordem de uns 450 novos alunos ao ano, que costumavam ser "encaixados" em improvisadas instalações, segundo alunos da Unifei têm postado nas redes sociais.
  
Então, João Izael chega ao fim, em 2012, de cabeça baixa e popularidade crítica. Se o governo estivesse bem avaliado, o candidato escolhido para a sucessão já estaria sendo exposto na TV Cultura e demais órgãos da mídia apoiadora, desde o ano passado, tal como sempre víamos, tempos atrás. Se não apareceu um doid... ops..., um pré-candidato ainda, é porque, no meu entendimento, tudo que aqui expus, faz sentido. Ou será que não?
   
Daí, a pergunta que temos feito e que, até o momento, nenhum cristão se apresentou: QUEM TOPA SER CANDIDATO DO JOÃO!?! Pode-se oferecer portentosa máquina pública de apoio e/ou fartos recursos financeiros para as despesas de campanha, se repetirem as estratégias ora vistas. Como pré-requisito, imagina-se que desejam um nome de bom cristão, que aceite encaixar todos os "companheiros", manter os privilégios e que possa ser encarado como bom gestor ou que tenha servido à comunidade de alguma forma, sendo este último requisito dispensável.
  
E aí, ninguém topa? Vamos lá, minha gente! A faca e o queijo estão nas mãos. O candidato só precisa entrar com seu bom nome, disponibilizá-lo para apanhar do maldito povo e aceitar sujar um nomezinho de nada. Em último caso, há ainda outra possibilidade mais espert..., digamos, mais inteligente, que pode ser o pretenso candidato topar sair com apoio velado do governo. Desta outra forma, o João ajuda por fora e não aparece, tal como se fazia com sua turma queimada nas eleições anteriores, quando eram proibidos de aparecer nas campanhas, segundo informações vazadas pela população afora. O problema é se esse povinho chato descobrir. Ô gente à toa, que num deixa o João articular!




20 comentários:

  1. É verdade, ser candidato do nJoão Izael é uma tremenda furada. Até vai ter a máquina, mas um desgaste incurável.

    Araxide.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernandinho!
    Este texto está me lembrando uma imagem que vi na TV: Um ciclista que foi comemorar a vitória antes da atravessar a linha de chegada. Foi ultrapassado e vencido.
    Hoje, o Dr. Damon é dito como candidato eleito, e, o Governo João Izael como o pior de todos os tempos. Porém, vale ressaltar que:
    - Dr. Damon poderá não ser candidato por ter a prestação de contas reprovadas e se aprovada e validada a Lei de Ficha Limpa para este ano;
    - Dr. Damon tem grande intenção de votos, mas a rejeição é acima de 25%, e,
    - O PMDB a serviço do governo ou não, eliminou mais uma candidatura.
    Então, conclui-se que:
    - Ronaldo Magalhães (PTB)
    - Roberto Chaves (PSDB)
    - João Mário (DEM)
    - Cândida (PDT)
    Desses nomes sairão as 3 prováveis candidaturas.
    Esta análise não representa minha vontade e nem tão pouco meu ideal politico, mas é fato. Aqui, não emito uma opinião pautada na emoção, mas, exaltada pelo pragmatismo.
    Existem "n" possibilidades de resultados. A matemática eleitoral não é tão lógica como se parece. Existem fatores (Bastidores) que interferem diretamente nos resultados. Você já parou para pensar que a única chance da situação continuar no poder é eliminando adversários? Sendo mais claro, Dr. Damon só será derrotado se não sair candidato. Enquanto a oposição fica deitada em "berço esplêndido" curtindo a brisa, a situação trabalha, articula, se compõe e principalmente comercializa sua permanência no poder. E, o POVO? Há, esse não vai entender nada do que aconteceu. Vai se acostumar com o "mesmo", e nós, os formadores de opinião e inconformados com a injustiça... sofrendo! Afinal, as pessoas certas estão no lugar errado. E as pessoas erradas estão no lugar certo. Ou seja, aqueles que entendem do processo politico estão sendo preteridos. E, os que não tem experiência politica, estão no comando. A falta de humildade será o algoz da oposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim um comentário de alguém que, mesmo sendo contra aos acontecimentos e nomes sugeridos, retrata a realidade de forma imparcial. Parabéns pelo comentário!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fernandinho,
    Só para complementar gostaria de lembrar que o Damon está respondendo na justiça uma ação sobre prestação de contas. Já perdeu nas duas primeiras instâncias e corre um sério risco de se tornar inelegível. Outro ponto é o PMDB que mama nas custas do governo e está tentando se fazer oposição através do Reginaldo Calixto, e com uma possível aliança com Damon. É o mesmo PMDB que tem se mostrado o partido com representantes mais imcompetentes a frente das secretarias. Basta olhar para o SAAE. Está um caos, com a população insatisfeita e servidores também. E o PMDB tem grande parcela de culpa nisso. Como podemos ver é preciso cautela. Tenho visto até alguns aliado do Damon fazendo contagem regressiva no facebook. Mas como disse nosso colega acima, é "aquela velha história do ciclista que lidera toda a competição e tropeça na linha de chegada". Humildade e respeito não faz mal a ninguém. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro ao "anônimo" (aquele que sempre elogia antes de bater - até parece coisa de "advogado"), que os grandes erros no SAAE, que ainda refletem na autarquia, foram cometidos pelo Élio Quadrado. O Élio, NÃO foi indicação do partido e sim, escolha pessoal do prefeito, como o mesmo fez questão de frisar em entrevista. O PMDB aconselhou o Élio a NÃO aceitar, mas não adiantou... Lembro também, Sr. "Anônimo", que a maioria das grandes obras de Itabira foram feitas em governos do PMDB, a saber: o Parque de Exposições, a Prefeitura, a Itaurb (com todos os equipamentos) o Centro Cultural, a Policlínica Regional, a ETA Gatos, o Velório Municipal e uma importantíssima ação: a conquista dos Royalties do Minério, tendo o então prefeito Zé Maurício ido à Brasília 19 vezes lutar para que Itabira conquistasse esse direito. Tem outras obras menores que não vou relatar para o texto não ficar chato. Criticar os outros é muito fácil, né? Sugiro que o senhor pesquise melhor a história de Itabira antes de publicar sua opinião (que tenta colocar como fato); oriente-se também sobre os acontecimentos atuais, como no caso da indicação para o SAAE. É o mínimo que um cidadão sério deve fazer antes de publicar em um espaço sério como este. "Cidadão", "anônimo" (com "a" minúsculo), "Anônimo" (com "A" maiúsculo) ou mesmo "advogado"... tanto faz, afinal, quem não se identifica dá aos outros o direito (ou seria Direito?)de tratá-lo como achar melhor. Saudações Fernando Martins e parabéns pela sua postura, sempre coerente e ética.

      Excluir
    2. Olá Maria Gândara,

      Com tantos elogios assim, não sabia que você é militante do PMDB.

      Excluir
  5. Não é que o anônimo, putz, tem toda razão?

    ResponderExcluir
  6. O Ilton Magalhães indicou Dr. Cesário. O grupão já dá dedada na cidade há muito tempo.

    ResponderExcluir
  7. Cesário para prefeito é boa.

    É uma chance de ouro para o eleitor dar uma dedada nele.
    Homem de mil votos.

    Araxide.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o extenso comentário do Anônimo acima falta mais um pouco de conhecimento sobre Prestação de Contas para candidaturas eleitorais, lembrando que esta ladainha da posição desestabilizar a oposição sobre contas rejeitadas não deu em nada (e nem dará) na última eleição onde teve o mesmo burburinho maldosamente difundido.

    ResponderExcluir
  9. Ixi!!!!!! Nos parece que o PMDB está protegido neste site também. Amém ao José Sarney e sua família, ao Michel Temer, ao Fisiologismo e Clientelismo nas três esferas da Federação..... etc, etc, etc.... Aonde encontrarem loteamento de cargos públicos lá estará o grande PMDB. Não irão publicar, mas está é a marca do PARTIDO.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Maria Gândara,
    O cargo de diretor-presidente do SAAE é sim do PMDB, que teve suas indicações com o César, Hélio Quadrado e agora com o seu sucessor na autarquia. Se fosse indicação do prefeito, o Hélio Quadrado ainda permaneceria na direção. O PMDB na direção do SAAE tem se mostrado, sim senhora, um péssimo time de gestores. Não estou falando que o seu patrão seja ruim. Mas temos que tomar cuidado e fazer as devidas avaliações sem misturar a emoção com a razão. Mesmo que o "patrão", que também é pré-candidato do PMDB, não goste muito. Abraços e parabéns Fernando Martins pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é "anônimo",
      Quando afirmo que o Élio (se escreve com E) Quadrado NÃO foi indicação do PMDB, não é o que "acho". Antes de ser ligada à política e de frequentar blogs e Facebook, eu sou uma profissional da imprensa. Não seria irresponsável a ponto de afirmar que o Quadrado foi indicação pessoal do Prefeito e que o próprio João Izael afirmou isso, sem que fosse fato. Foi gravado e veiculado na Rádio onde trabalho. O Cesar fez sim, uma boa gestão lá. Pergunte aos funcionários do SAAE! Quanto ao meu patrão (um deles), ele tem nome e diferentemente de você, não opta pelo anonimato: Reginaldo Calixto de Oliveira. E pode crer, ele não tem tempo de não "gostar muito" de seus comentários aqui, sabe porquê? Trabalha muito! Tanto em suas empresas como nos trabalhos voluntários (Rotary, HNSD e IBIS, etc). Mas fique tranquilo quanto a isso, pois ele não tem a pretensão de ser unanimidade e administra muito bem (também) as críticas - característica dos realmente bons. O bacana deste blog é que a gente tem o "Direito" (ou seria "direito"?) de falar o que pensa. Saudações e, meu filho caçula João "Henrique" tá te mandando um abraço, ok anônimo?

      Excluir
  11. Estou preocupadíssima,pois não aguento mais ver esse povo falar mais do meu querido, idolatrado, amado, Perfeito Prefeito. Toma tento gente. Falar de uma pessoa que começou sua vida vendendo pão de porta em porta e chegar onde chegou.Isso é para poucos.Damon, PMDB e sei lá mais o que nunca chegarão aos pés do João,pois não sabem o que é ser empreendedor. Tem-se que ter em mente que é necessário formar um GRUPO para subir,subir,subir. è assim que se faz e João é muito bão,pois ele compartilha tudo. Seja aqui, em Salvador, Portugal ou na colchicina. E dedo...dedinho..dedão no cês. vamos que vamos.Cuidado com o TOQUE,TOQUE,TOQUE,TOQUE.

    ResponderExcluir
  12. Maria Gândara, parece que você está confundindo as pessoa. Deu pra perceber pra quem são as suas indiretas. Mas seria prudente ter a certeza, antes de fazer tais icinuações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro "anônimo"? Eu mereço isso? Acho que sim, devo estar pagando pelas vezes que também comentei no anonimato, na covardia, até entender que o melhor é comentar às claras, mostrando a cara ou então, guardar pra mim mesma a opinião. Comentar de forma anônima é atitude egoísta, tipo "só eu" detenho o conhecimento da identidade de quem escreveu isso ou aquilo; é também covarde pois faz com que os demais "julguem" outras pessoas, desconfiando de todo mundo, especulando. Sabe quem me fez entender isso e então passei a me identificar sempre? Fernando Martins, o cara! E, a educação que recebi me compele a admitir quando cometo erros e me estimula a buscar acertos.

      Sobre as "tais insinuações", desculpe-me, mas você poderia me dizer pra quem foram as "indiretas"? Por quê na sua opinião "parece que estou confundindo as pessoas"? Pode me garantir que o outro anônimo não é quem eu acredito ser? Mas acho que tenho o direito de acreditar que o autor do comentário seja quem eu quiser, né não...? Percebeu agora onde está a covardia do "anônimo"?

      Bom, Encontrei um texto no blog http://olhodaguaemdia.blogspot.com intitulado "A Covardia do anonimato". Acho que vale a pena ler:

      "Muitas pessoas que não possuem coragem ou integridade moral para falar sobre outras pessoas ou assuntos, por consequência, acabam agindo covardemente atrás do anonimato, e assim, denominando-se Anônimo.

      Atualmente, o avanço da internet e o surgimento de outros meios de comunicação como os Portais, os Sites e Blogs propiciaram o acesso às informações e debates sobre os mais diversos temas.

      Ou seja, vivemos em um período da história da sociedade que o exercício da democracia é mais praticado com o advento dos veículos de comunicação oriundos do progresso da internet. No entanto, é comum presenciarmos a covardia de algumas pessoas que atacam cruelmente aos que tem coragem de expor sua cara e assinar o que falam e escrevem, com seus nomes verdadeiros. Acredito que em alguns casos tal prática é fruto de uma formação educacional familiar falha, que não deu ao indivíduo a capacidade de assumir publicamente o que pensa.

      O interessante no meio das postagens e comentários nos Blogs , é que percebermos a coragem de alguns proprietários e leitores, assumirem publicamente suas opiniões, angústias, sonhos, projetos e muitos mais. Por outro lado, na maioria das vezes, infelizmente, é notada à falta de ética, moral e respeito de alguns indivíduos nos seus comentários caluniosos e criminosos, que talvez por falta de capacidade, inveja, frustrações, fracasso na vida profissional, familiar e pessoal, acabam não expressando algo produtivo em suas opiniões e tentam manchar a honra daqueles (as) que são capazes de se destacarem de maneira digna nas suas vidas profissional e pessoal.

      Desconfio pelo linguajar de alguns sujeitos que perambulam pelas redes sociais perseguindo, agredindo, e denegrindo pessoas de bem, e com outros, babando na gravata em um orgasmo frenético. Essa gente não consegue entender nada além de sua obsessão.

      O que leva uma pessoa a gastar seu tempo emitindo opiniões em blogs e se recusar a assumir a própria identidade? Tem vergonha ou medo do que escreveu?"

      Excluir
  13. Pois é moça, covardia maior do que o anonimato é acusar sem ter provas. Isso sim é lamentável. O anonimato pode ser justificado, por motivos pessoais do autor, desde que não faça ofensas e ACUSAÇÕES. Os pseudônimos e anonimatos existem e sempre existiram contribuindo para grandes serviços na sociedade. Seja através da literatura, ouvidoria, dique-denúncia e agora na redes sociais. Repito, anonimato consciente, sem ACUSAÇÕES E OFENSAS é plausível. Acredito que você, que eu sei que é uma pessoa boa, deveria então ligar para a pessoa que você ACHA estar escondida atrás do anonimato antes de fazer incinuações. Mas sou apenas um asssíduo espectador deste blog que adoro e parabenizo pelo serviços prestados a comunidade. Então #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligar pra quem mesmo? Me diga o nome da pessoa em quem, na sua opinião, a carapuça se encaixou. Esto aguardando...

      Excluir
    2. Ah! Completando: que os motivos para o anonimato são "pessoais", eu não tenho nenhuma dúvida. E como são pessoais!

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.