Who's amoung us?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

REABERTA A CASA DO BRÁS



Enfim, a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade reabrem a Casa do Brás, nesta segunda-feira, 27/2, às 7 da noite, após permanecer fechada por cerca de 4 anos, em decorrência de um incêndio criminoso e da posterior lentidão do governo, em devolver a casa para a comunidade.
  
Em agosto do ano passado, a publicitária e (colega) fotógrafa, Karina Penido Rosa, abriu uma petição pública na internet, para sensibilizar o prefeito a dar um jeito de reabrir logo a casa. O movimento começou no fórum do Facebook, no grupo chamado de “Opinião de Itabirano”, tendo colhido mais de 340 assinaturas, fora o abaixo-assinado com mais de 2 centenas de assinaturas reais. Então, de posse dos documentos, ela tentou uma audiência com o prefeito, para entregar-lhe, em mãos, os manifestos. Segundo informações, prestadas pelo colega Mauro Moura, no início de janeiro deste ano, o prefeito, até então, se recusou de recebê-la.
  
Um dos motivos da demora das reformas, apurados por este blogueiro junto a um dos membros do Comphai (Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira ), é que o Ministério Público exigia adaptações nas casas, para favorecer a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. No dia 7 passado, outra edificação histórica da cidade, o Museu do Ferro, foi também devolvida após as devidas reformas.
  
Como é costume do governo protelar, reduzir projetos e adiar entregas das obras e, o pior, depois de prontas, não colocá-las para funcionar devidamente, demos uma corrida de olho na imprensa e nos sítios oficiais da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Prefeitura, para confirmar se, nas entregas, estavam previstas novas exposições e novas agendas culturais. A mídia, em geral, só noticiou as entregas das edificações propriamente ditas. Nos sítios oficiais, necas de agenda e no da Fundação Cultural, pasmem, nem reconhece as existências destes dois equipamentos públicos. Vide telas abaixo:

Cópias de telas do sítio oficial da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Notem que nem a Fundação reconhece a Casa do Brás e o Museu do Ferro
como "Pontos de Cultura" deles próprios...
  
Aí, complicou. Quando eu esperei que poderia elogiar a "atenção" do governo, eis que quase nada mudou. Mais duas casas culturais entregues praticamente vazias de conteúdo, sem novidades, sem agendas, sem ideias bacanas, sem nada.
 
Como tudo que ruim está, ainda pode piorar, pelo que lemos no fórum Opinião de Itabirano, num comentário do jornalista Marcelo Procópio, a intenção da Fundação é transformar a casa numa escola de música, segundo informou uma fonte dele. "A Casa não tem espaço para virar escola de música. Nem características arquitetônicas. Que ideia estapafurdia é essa? " - questionou o editor d'O Cometa.
  
Brás Martins da Costa foi renomado fotógrafo itabirano, daí, a melhor vocação do casarão seria para a área de audiovisuais, fotografias e vídeos.

3 comentários:

  1. Até quem enfim o jornal O Trem Itabirano agora vai para de falar toda edição em reabertura do museu e da casa do Brás. Eles cobravam essa reabertura há 7 anos e já estava até enchendo o saco ler sobre o assunto toda as edições.

    ResponderExcluir
  2. Fernandinho, dia 2 de janeiro completaram oito anos que a Casa do Brás encontra-se fechada e, como já dito por ti, esse desgoverno protelou ao máximo a reabertura dela por total incompetencia administrativa organizacional.
    Dizem que está sendo reaberta com acessibilidadee aos deficientes físicos, há de se conferir isto e a qualidade deste equipamento.

    A aFundação Cultural (o nome do poeta não merece ser associado a isto) não reconhece o Museu de Itabira porque o mesmo está sob a tutela da secretaria de turismo.

    Brás Martins da Costa, o homenageado sem função, me parece que foi o primeiro artífice desta arte em Minas Gerais. O Tamizinho pode nos confirmar a respeito deste detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto a Casa do Brás esteve fechada, o Japão sofreu com tsunami e reconstruiu praticamente tudo, a ponte sobre o Rio das Velhas foi destruída e reconstruída. E a Casa do Brás levou 8 anos pra ser reaberta.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.