Who's amoung us?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MAIS! PRA QUÊ?

A câmara de vereadores de Itabira abriu edital de concorrência para aumentar o prédio, com o propósito de acomodar (seria isso mesmo? acomodar?) mais 6 novos vereadores, com seus respectivos penduricalhos (assessores, instalações, indicações, equipamentos etc.), que tomarão posse a partir de 2013.
  
O Edital, na modalidade de carta convite, busca empresas para elaboração de projeto arquitetônico e executivo do anexo do edifício, totalizando 360 metros quadrados a mais. Os interessados podem pegar o edital no sítio oficial da câmara (www.itabira.cam.mg.gov.br), ou na portaria da casa.
     
De acordo com o presidente do legislativo, vereador Geraldo (Torrinha) Magela Pena Torres (PDT), para o Via Comercial, a construção de um anexo é necessária, pois “além dos novos vereadores que a câmara vai abrigar no ano que vem, devemos nos preocupar com a área administrativa. Existem documentos históricos aqui que devem ser armazenados adequadamente”, defendeu Torrinha.
   
Ok, presidente. Compreendo a necessidade e o senhor tem razão. E faça-se justiça, recordo-me de boas atuações do senhor no passado, quando se opôs ao governo Jackson. Mas cá entre nós... tomara que, na próxima legislatura, o nobres edis não fiquem acomodados nestes novos cômodos, tal como temos visto nos últimos anos. Ser vereador apoiador e lider de bancada, pode ser justificável, mas daí todos se omitirem dos deveres de fiscalização e fugirem da transparência como fizeram os últimos presidentes, definitivamente, não é nada legal e não traz qualquer vantagem para o município. Quanto mais aumentar o número de cômodos, no sentido de novos acomodados.

Na boa, pessoal... creio ser possível ajudar muito mais o governo municipal, com boas doses de críticas positivas, dicas e sinceras críticas das possíveis falhas e execuções de projetos e programas mal executados, desde que feitas sem a paixão cega de ser "do governo" ou "do contra". Nenhum governo será 100% correto, porque o sistema, por si só, é complexo e viciado demais. Itabira precisa mesmo que atuantes fiscalizadores e legisladores, bem além das indicações de cargos e nomes de logradouros. 
  
Tomara que este ávido crítico que assina esta nota, tenha que dobrar a língua e pagar o pau, caso este texto se enquadre como preconceituoso e negativista demais. Tomara que, em 2013, um dos senhores, que me lêem agora, me abordem e me chamem de preconceituoso, caso os futuros edis vierem a desempenhar os nobres papéis, pelos quais foram eleitos. Caso contrário, continuaremos vendo mais bocas, de olho nesta impotente  (e não imponente) casa.
 
Foto: Marcos Caldeira - O Trem.

6 comentários:

  1. Essa foto do jornal O Trem é sensacional e define bem a camara municipal de vereadores. Totalmente impotente e brocha, mole e flácida.


    Araxide.

    ResponderExcluir
  2. MAIS! PRA QUÊ?

    - MAIS! VEREADORES AUMENTA A REPRESENTATIVIDADE POPULAR.
    - PRA QUÊ? PARA QUE A COMUNIDADE ITABIRANA TENHA OUTROS CANAIS DE REIVINDICAÇÕES.

    SEI DA INCONFORMAÇÃO QUANTO A ATUAÇÃO DOS EDIS, PORÉM, NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE:

    1) QUANTO MAIOR O NÚMERO DE VEREADORES, MENOR A SUBSERVIÊNCIA (O EXECUTIVO NÃO EXERCERIA COMANDO E NEM TÃO POUCO CONSEGUIRIA COMPRAR TODOS);
    2) NÃO IMPORTA SE TEREMOS 11, 17 OU 50 VEREADORES - O QUE DEVE SER QUESTIONADO É SUA REMUNERAÇÃO (SE CADA VEREADOR RECEBESSE 1 SALÁRIO MÍNIMO PELA SUA ABNEGAÇÃO EM PRÓL DA COMUNIDADE SERIA MUITO JUSTO), E,
    3) EXISTEM E SEMPRE EXISTIRÃO OS CORRUPTOS E OS CORRUPTORES, OS HONESTOS E OS DESONESTOS, OS BEM INTENCIONADOS E OS MAL INTENCIONADOS. O QUE IMPORTA É DE QUE LADO ESTAMOS.

    ResponderExcluir
  3. Como esta casa está defronte ao córrego, haja dinheiro para mandar pelo ralo, para o esgoto, sem se apresentarem ao que vieram fazer.

    O orçamento anual desta casa pela Lei Orgânica é de 7% do orçamento municipal, daí a conclusão do desperdício é muito fácil de ser apurada.

    ResponderExcluir
  4. Presidente Turrinha, quem paga se salário somos nós. Povo sofrido com tantos e tantos impostos para pouca ação e projetos eficientes e muito bla bla bla.

    Agora, me explique: antes da redução dos vereadores para 11 elementos, a camara tinha 19 vereadores e tudo funcionava!? (bem mal no que se refere ao verdadeiro papel do vereador que não é dar carona, indicação para emprego, dar nome a ruas, fazer homenagens, puxar saco do prefeito, etc etc).

    Me explique porque gastara o dinheiro que não é seu para reformar um local se agora serão eleitos 17 elementos.

    Me explique também porque será carta convite para uma obra de tão vultuoso valor???

    Me explique também se existem empresas já selecionadas para fazer a obra?

    ResponderExcluir
  5. Um doce pra quem adivinhar qual empresa vai construir o puxadinho.

    ResponderExcluir
  6. Pode não ser aquela, mas será tudo na mais santa fé possível!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.