Who's amoung us?

quinta-feira, 31 de maio de 2012

GOVERNISTAS COMEMORAM "NOVO GRUPÃO"


Alexandre Banana (PT), em entrevista para a Rádio Caraça, no programa de Vagner Ferreira, não poupou críticas ao grupo de oposição encabeçado pelo ex-companheiro de chapa, Damon de Sena (PV). Banana mostrava-se irritado e disparou: "A outra via seria o 'segundo grupão', que está junto com o PV de Dr. Damon, que atualmente já soma mais de dez partidos".

Desde que Alexandre e José Francisco entregaram o PT para o PP de Chiquinho, Perón Colombo e Neidson Freitas, muito pouco tinham o que dizer do Damon, que desponta como um dos prediletos para as eleições de 2012. 
  
O caldo do Damon vem fervendo e tem incomodado bastante os situacionistas. Principalmente depois que fechou com o PMDB, com o qual pode formar uma chapa ainda mais forte, ao contar com Reginaldo Calixto, de vice. Reginaldo representa o toque que faltava no tempero do grupo de oposição, tanto por trazer fartos minutos de mídia, quanto ao reforçar e contribuir com bagagem de gestão. Daí, o desespero dos adversários.
  
No caso do PT, cuja estranha composição com o PP liquidou com o resto da imagem, tal composição do grupo do Damon oferece a lenha que lhes faltava, para reanimar o último tição. No fundo, soa a algo mais ou menos assim: "tudo bem, sujamos o nosso nome, mas eles também sujaram". Entretanto, a diferença é que, no caso da nova composição do grupo do Damon, não foi condicionado, como moeda, nenhum cargo prévio como vantagem, além de, é claro, o novo grupo, mesmo sendo maior do que precisava e do que seria ideal, é quase a metade do tamanho do antigo e verdadeiro grupão. 

Ainda assim, se confirmada a composição dos 11 partidos para disputa majoritária (prefeito e vice), da chapa do Damon, sem dúvida, aí está mais um ingrediente estranho, para a turma de marqueteiros e do conselho político justificarem e defenderem. 

E mais. Sou capaz de apostar que o Perón e companhia poderão até colocar mais lenha no PT, quem sabe até com a ressuscitação do Jackson Tavares, para que eles façam bastante barulho nas eleições. Tal sacada pode fazer com que o retorno do Ronaldo Magalhães, João Izael, Neidson, Cácio Guerra, Batata e demais velhacos parceiros, cheguem desapercebidos das fogueiras. Se ocorrer isso, o responsável do PT, que topar assumir tal missão suicida, por certo, terá o mesmo destino de Jota Santos, Ângela Guerra e outros que antecederam, com semelhantes estratégias.

Mais pimenta no tempero, olhos e goelas ardendo. À vista, fartos desafios por aí. Definitivamente, 2012 não será o ano das eleições fáceis.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DORINHA CABRAL: MAIS UM CAPÍTULO

Depois da negativa de acordo da Dorinha Cabral, na ação que Émerson (Gui) Alvarenga Barbosa, da MD Predial, impetrou contra a moça, com pedido de reparação de danos morais, várias audiências foram desmarcadas, além do prefeito João Izael, também, ter acionado a moça pelo mesmo motivo.

A primeira audiência cancelada foi por causa de problemas de saúde da ré, que encontrava-se internada; em seguida, segundo Dorinha e amigas dela, para o grupo "Os Calejados da Pedra que Brilha" do Facebook, foi ainda desmarcada a do dia 17 de abril, justificada por motivos de reforma no prédio do fórum e, por fim (será?), outra para 30 de maio (hoje), sem justificativas.

Então, a Justiça marcou nova data, para o dia 05 de março de 2013. Isso mesmo. Só no ano que vem!

Diante de tantos adiamentos, não faltaram questionamentos e provocações dos participantes do grupo:

"Por qual e/ou quais razões a tão esperada audiência foi transferida para 2013? ? ?
Provas contundentes demais?
Testemunhas Chave e de extremo conhecimento dos fatos?
Para que a mesma não saia candidata a vereadora, pois precisa de certidões?
Estou um tanto quanto ENOJADA E DESACRETITANDO EM TUDO NESSA TERRA...
E vocês? O que nos diz? ? ?"

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTÁVEL QUEDA

O governo estadual, sob o comando do Antônio Anastasia (PSDB), vem mostrando notável queda de eficiência de gestão. Na era Aécio Neves, seu antecessor e companheiro de partido, assistimos centenas de novas viaturas entregues para as polícias e novas ambulâncias para os hospitais; quilômetros de estradas pavimentadas por todo estado e a construção da Cidade Administrativa.
 
Passados mais de um ano de governo, ainda não vimos maiores ações do Anastasia, que figurava nos bastidores como melhor técnico e mais capacitado. Algumas estranhas nomeações davam mostra do que viria, num viés bem mais político, do que técnico.

A má conservação e abandono de obras de pavimentação e duplicação testemunham este novo e mau tempo. Em contrapartida, na parte que nos cabe, como contribuintes, já garantimos para o governo estadual quase 2,5 bilhões de reais, só de IPVA. Mesmo assim, não faltam maus exemplos na nossa região. É uma pena.

Vejam só como está a construção da terceira pista entre o trevo e Itabira. Há meses, as máquinas da construtora SPA não são vistas na região. O trevo de Itabiruçu, que ganhou um viaduto para evitar a perigosa travessia dos veículos, parece pronto, mas não foi entregue.

Obras paralisadas no trevo de Itabiruçu.

Viaduto abandonado no trevo de Itabiruçu.

Placas indicativas encobertas pelo mato.

Cratera aumenta o risco de acidentes, durante travessia na principal entrada para Itabira.
Área crítica que já matou e acidentou muitos usuários.

Desvio do trevo abandonado, com viaduto ao fundo.


POLÍTICA POR PROFISSÃO

No passado recente de Itabira, recordo-me da Acita (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itabira), quando encabeçou vitoriosas campanhas, para que a cidade contasse com representantes no estado e na esfera federal.
  
Olímpio (Li) Guerra foi eleito deputado federal e Luiz Menezes, estadual. Elegeram, antes disso, o Li para prefeito, quando fez excelente governo.
 
Desde então, com os falecimentos dos dois ícones polítcos, os dois grupos do Li e do Sô Luiz vivem às custas do legado deles, que culminaram com as eleições do Ronaldo Magalhães (PTB) e João Izael (PR).
 
Hoje, Itabira ainda conta com João Izael como prefeito, tendo como vice o Roberto Chaves, companheiro de partido do Anastasia (PSDB); dois secretários-adjuntos estaduais, Ronaldo Magalhães e Fabrício Sampaio, e um assessor (ou embaixador de Itabira no governo do Estado, como prefere ser chamado), Neidson Dias Freitas-PP. Como podem observar, não é por falta de representantes que nossas estradas encontram-se abandonadas. Prometeram muito, se gabaram de representar nossa terra e, até agora, muito pouco ou nada vimos. Doído.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMO VAI A HISTÓRIA DE ITABIRA?

Foto extraída do sítio oficial da FCCDA.


Há alguns dias foi criado um novo e interessante grupo de discussões no Facebook: TV Cultura anos 90. Trata-se de uma iniciativa de saudosos colegas de trabalho, que relembram vários casos e causos engraçados, ocorridos na fase áurea da TV. Se é que ela pode se gabar desse tempo.
A TV Cultura de Itabira sempre teve dificuldades de cumprir com seu papel, frente às ingerências políticas. Entretanto, os profissionais que por lá passaram, se dedicaram, suaram suas camisas, ralaram por paixão e se decepcionaram. A TV é, para quase todos, um misto de amor e ódio. Vários profissionais lotados nas melhores TV do estado por lá iniciaram suas carreiras, portanto, ela é um celeiro de talentos. Podem ter certeza disso.
   
Mas, a sua maior preciosidade é seu acervo de 17 anos de estrada. Numa conta minimalista, só do telejornal, devem ter mais de 30 mil matérias, fora dos outros programas.  Muitas delas, sob presença massiva do prefeito de cada época, por certo. Mas há milhares de registros históricos, que precisam ser bem arquivados e disponibilizados para a população. Inclusive do mau uso, por que não? A população precisa ter acesso, até para fazer próprio juízo e rechaçar o que não lhe agradar. Mais do que históricos, são informações que custaram muito dinheiro público e que, portanto, têm que ser mantidas.

Daí, a pergunta que fiz no grupo e que, ainda, não recebi qualquer resposta é: Como está a videoteca da TV Cultura de Itabira?
Recordo-me, com muita tristeza, que, quando a turma do governo de transição do Ronaldo Magalhães passou pela TV, estava muito mais preocupada com o "sucateamento" e com os cargos disponíveis. Enquanto eu mais me preocupava em defender, que o mais importante para a história da emissora e da cidade era a videoteca, na qual mantínhamos todos os programas em fitas, com equipamentos antifungos ligados 24 horas, tal como recebemos a TV, inaugurada pelo Li.

Não abordo aqui qualquer provocação ou defesa políica ou de estado dela na época. Mas por uma preocupação real e verdadeira, com todos estes registros arquivados, que são históricos, que foram produzidos com carinho e profissionalismo de centenas de profissionais, que por lá passaram e dedicaram e que, é claro, pertencem à cidade.

Sabendo que gravações duram cerca de 10 anos, se usadas fitas broadcast (e nem sempre eram as usadas por questões toscas de economia), reitero a pergunta: Já foi feita a digitalização e correto arquivamento? Por que não disponibilizam para a população?

Caso contrário, aí está uma boa dica para alguém empreender isso, quem sabe até, com uso de Leis de Incentivo à Cultura...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PT/PP: ROMPIMENTO À VISTA

Segundo informações de integrantes do PT nas redes sociais, pelo que deu a entender, não tarda o rompimento da união entre o PT e o PP. Ao que parece, a ruptura é certa e não passa deste mês.
 
No final de 2010, Alexandre (Banana) Martins da Costa e José Francisco da Silva entregaram a legenda de oposição para as mãos de alguns dos mentores do "grupão": Perón Colombo, Francisco Nunes (Chiquinho da A Nacional) e Neidson Dias de Freitas, do PP. Como possível moeda de troca, dois cargos na direção da Câmara Municipal, sob domínio do PP, por um ano apenas.
  
Como tentativa de defesa, lançaram um projeto meio lá, meio cá. Meio mais ou menos, meio de situação, meio de oposição. Os cabeças do PP alegavam querer corrigir as falhas do governo que eles criaram. O PT, timidamente, se posicionava como oposição. Tentaram trazer o Restaurante Popular, tentaram propor o projeto Agenda 2012, fizeram campanha eleitoral extemporânea e outras ações mais.

Desde então, o PT, cuja imagem já não era boa (desgastada pelos algozes que com eles se juntaram) caiu em completo descrédito. Para piorar, eis que se juntam com eles o PTN (do Sebastião Batata e Elaine Campos) e o PSDB do Roberto Chaves, outro meio ex e vice-prefeito.
 
Prever que o grupão iria se esfacelar, estava na cara. A composição que reelegeu o João Izael era heterogênea demais e focada nos apadrinhamentos e nos loteamentos de cargos. Tanto é que, deu no que deu. Não avançou, não cumpriu, não governou, não chegou a lugar algum.
  
 
QUEM QUER O JOÃO?
 
João Izael tinha se tornado um misto de Uruca (personagem dos Flintstones) e Tio Patinhas. Uruca porque se tornou um tipo de azarão, de político que ninguém quer andar com ele, como se a culpa do fracasso fosse total dele. E Tio Patinhas, porque detém a chave do cofre, ou da máquina pública. 

Entretanto, com tantos personagens aliados que se enriqueceram no grupo, o poder da máquina já nem é tão relevante mais. Daí, a pergunta... quem vai querer João Izael de padrinho, apoiador ou mesmo de amuleto da sorte?
 


COMO DEVE FICAR O PÁREO
  
É quase certo que teremos três chapas. 

Uma dos governistas "insatisfeitos", com o Ronaldo Magalhães (PTB) na cabeça. Por questões de afinidade e facilidade de diálogo, é bem provável que ele acolha boa parte dos aliados do João Izael, que tentarão vender o trunfo do tanto que o Ronaldo fez, quando foi prefeito. O peso deles é com relação aos fortíssimos indícios de desvios, quando alguns secretários enriqueceram espontâneamente. O PTN e o PP devem se unir ao Ronaldo, porque não acredito que insistirão no fracassado projeto Agenda 2012. Daí, acredito que eles devem tentar descolar a imagem do Ronaldo, do João, posicionando-os como um tipo de maiores abandonados. Enfim, aposto numa repaginação da campanha de 2004, alguma coisa como o fantasioso slogan "a melhor mudança é João", criado pelo Perón Colombo e companhia.

A segunda chapa, encabeçada pelo Damon de Sena (PV), tendo como vice o Reginaldo Calixto (PMDB), traz consigo mais outras 8 legendas. É disparado a favorita na opinião pública. Desta vez, para que esta chapa vingue, o discurso deverá se centrar nas propostas de gestão. Primeiro, porque discursos inflamados de corrupção, já não cativam mais eleitores, como antes. Tornou-se questão óbvia. Porém, a dúvida do eleitorado, que optou por não o eleger em 2008, pairava sobre sua capacidade de gestão, por ser médico. Com a chegada do Calixto, que é reconhecido como bom gestor, a chapa se equilibrou e deve adotar novo tom de diálogo, mais centrado em propostas de gestão. Segundo ponto, porque o cenário do fracasso do governo João aponta para a necessidade da cidade eleger, mais do que algum nome mais íntegro, que detenha um grupo com capacidade de administrar quase 1,5 bilhão de reais.

 
Então, caso confirme o rompimento do PT com o PP, ou o PT faz um caminho solo, como chapa pura e avulsa, mas com míseros créditos, ou o PT pode se unir ao PSDB, que, tal como o PT, sobrou neste golpe estratégico da turma do Perón. No cenário nacional, estes partidos são velhos adversários. No estadual, nem tanto, tal como no palco itabirano, que na gestão 1997-2000 caminharam juntos. Com a divisão da oposição e uma única chapa composta por "dissidentes" governistas, não duvidarei do próprio governo colocar dinheiro na campanha do PT, de forma velada, com intuito de dividir os votos da oposição, ao ponto deles tentarem se equilibrar, diante da força da locomotiva do Damon.
  
Enfim, como se pode perceber, os estrategistas do antigo grupão não dormem no ponto e podem acabar conseguindo o que querem, que é dividir a oposição. Só que,  isso só vinga, só se o eleitor e a mídia formadora de opinião não perceberem...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

AOS NOSSOS, OS CÉUS. AOS OUTROS...

A Câmara Municipal de Itabira publicou, no Jornal O Tempo, do dia 11 passado, um protocolo do edital de concorrência pública, número 001/2012, para contratação para o plano de comunicação publicitária deste ano, segundo informações repassadas por um fiel leitor do Filhos do Cauê. 
  
O protocolo parece atender à Lei 12.232/10, promulgada pelo ex-presidente Lula, que disciplina a contratação de serviços publicitários, a qual exige que as instituições públicas formem uma comissão de avaliação técnica das propostas. Portanto, tal comissão deve ser apta a avaliar e com boa bagagem e experiência na área. Para compor a comissão final, as instituições devem apresentar um número maior de membros, que serão escolhidos por sorteio, devendo, pelo menos, 1/3 dos sorteados não terem vínculo direto ou indireto com a instituição.
  
Vide foto do edital abaixo, enviada pelo Carlos Silva.



Itabira tem várias agências publicitárias, com boa capacidade de atendimento, dentre elas, a CPA Propaganda, que é uma das mais premiadas do estado, a Origami, Visual, RS Propaganda, embora nem todas aptas para concorrer, por faltarem documentos de habilitação. Já na região, outras agências têm prestado excelentes serviços, como a ShineOn Comunicação de João Monlevade, sem falar das grandes agências de BH, como Big Ideia, Anchor Comunicação, Lápis Raro, Pixer, Boreal, Staff e tantas outras, que me falham a memória.   
  
Mesmo com tanta concorrência e talentos, há mais de uma década, quem tem "ganhado" as concorrências da câmara e da prefeitura é a empresa ligada ao Perón Colombo, que é um dos políticos criadores do "grupão" e ex-secretário de governo da gestão Ronaldo Magalhães. Há pouco tempo atrás, o prefeito João Izael propôs a absurda Lei de Monopólio dos Outdoors, não colocada em votação, depois de denunciada neste blogue e na imprensa séria. Semana passada, denunciamos um direcionamento de licitação, promovido pela assessor de comunicação da prefeitura, Fernando Silva. 
  
São casos e mais casos que apontam direcionamentos nas licitações, privilégios e critérios nada técnicos, que culminam na contratação de protegidos políticos, sem que as autoridades façam qualquer intervenção, lamentavelmente.
  
Afirmar que a Promocional não tenha competência, não é verdade. Apesar dos inúmeros erros de português publicados nas suas peças, há de se respeitar a capacidade estratégica dela. Tal como entendo que, havendo sinceras justificativas, as comissões sorteadas podem até "dar uma forcinha", tais como por contar com pessoal na cidade (para maior agilidade e qualidade de atendimento), privilegiar os "cases" de sucesso, afinidade ideológica dos criadores das peças com a proposta estratégica do governo e por aí vai. Mas, calma aí... Daí, só contratarem "os deles", por mais de uma década, ignorarem e cercearem economicamente as contratações das outras empresas, só por não comporem o rol dos apadrinhados... torna-se um esquemão manjado. Pega super mal.

Vamos ver no que vai dar a dita licitação e como procederão os membros da comissão. Estaremos de olho!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

NOTAS RÁPIDAS

Enfim, boas notícias para a população.

SENAC DOBRA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
Na quarta-feira passada, o Senac Minas inaugurou as novas instalações do seu Centro de Formação Profissional em Itabira, localizado na Praça Dr. Acrísio Alvarenga. 
  
Com as novas instalações, a escola dobra a capacidade de atendimento, podendo chegar a até 1.350 alunos. A escola foi inaugurada em 2003, contando com uma parceria da prefeitura.

Dentre os presentes, o prefeito João Izael, o secretário-adjunto estadual Ronaldo Magalhães, vereadores e demais autoridades.


LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Já está valendo a Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, promulgada pela presidente Dilma Rousseff, que obriga todos os poderes a fornecerem informações imediatas à qualquer cidadão.

Em alguns casos que demandem apuração, as instituições têm até 20 dias de prazo para apresentarem as informações requeridas, podendo prorrogar por mais 10 dias, sob justificativa plausível.

Praticamente todas as informações deverão estar à disposição e não podem mais ser negadas, como vinha o governo municipal e a câmara sonegando o acesso à elas, tais como valores pagos para fornecedores, valores desenbolsados com a agência de propaganda e quais empresas ela intermediou, relação dos servidores contratados etc. 

É claro que informações de caráter pessoais ou sigilosas poderão ser negadas, como número de CPF de um servidor ou qualquer outro dado que possa macular a imagem alheia, pela franca exposição.

O governo João detesta transparência, tanto é que o portal da Transparência, que também é uma obrigação legal, até então, nunca funcionou adequadamente. Vira e mexe, sai do ar, quando não apresenta informações consistentes.

A vantagem é que, de posse de uma Lei, qualquer cidadão pode acionar a Justiça para prevalecer seu direito.

sábado, 19 de maio de 2012

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - VI

Esta bem lembrada e irônica foto do Marcos Caldeira, d'O Trem foi indicada por um leitor e aí está. 
Belo retrato de uma câmara impotente, não?


sexta-feira, 18 de maio de 2012

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - V


Esta foto, registrada pelo Átila Lemos, diz quase tudo.

Digo quase, porque, apesar dele ter conseguido um flagrante super legal e não deixar dúvidas que Elaine Campos e Ceomar Santos não deixaram arestas sobre o caso das bolsadas, a foto acaba mantendo os leitores mais politizados na dúvida... Será que rolou mesmo o confronto durante a posse da nova diretoria da Inter, ou foi um "mal entendido" dos presentes?

Se rolou o conflito, legal que eles souberam separar as coisas no campo da saudável discussão democrática e ideológica. Realmente, não tem nada a ver a gente brigar por política, futebol ou religião. Se não rolou, beleza. Ainda bem. De qualquer sorte, o desfecho aí está, muito bem capturado pelo Átila. Também, né, com São Ceomar Santos, não há quem consiga brigar.

Nada como um dia, após o outro.


Se alguém tiver mais alguma foto legal, manda para gente, que publicaremos.
Rola, também, de mandarem um comentário pra gente, dizendo qual foi a mais legal.
É isso aí.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - IV


E vejam estas do Christian Adriano, do Via Comercial, quando o PP e PT assinaram o acordo do projeto Agenda 2012.

O repórter conseguiu capturar os pensamentos dos políticos naquele momento exato. Chiquinho Campos (PP) não escondeu sua satisfação de ter capturado o ex-rival PT, pra debaixo do balaio. Neidson, ao lado, parecia criança quando toma o pirulito do coleguinha, com se pensasse "ferramos os caras!".
Carlinhos Sacolão (PP) e Alexandre Banana (PT) acompanharam desconfiados. "Será que essa coligação vai dar certo"?

Cerca de um ano e meio depois, Neidson Freitas (PP), em recente declaração para a imprensa, disse que eles têm interesse de acolher o Ronaldo Magalhães (PTB) para a composição. Se o Ronaldo topar, qual será o destino do PT? Ignoram as denúncias e esquecem tudo que os dirigentes disseram que, com Ronaldo, não fechariam acordo nenhum? Ou relevam tudo e se abraçam, tal como fizeram ao se entregarem para o PP?

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Há esperança prá você!!!...

De uns tempos "pracá" tem-se respirado ares de uma nova esperança em Itabira. Nunca antes se viu nesta cidade (salve Lula) uma vontade tão grande de chegar o dia 7 de outubro.

Nos últimos anos essa afanada cidade foi palco de fortes denúncias e suspeitas de perseguição, corrupção, apadrinhamentos, conchaves, conluios, acordos, descaso, desvio, fraudes, caras-de-pau, enriquecimentos ilícitos, má fé, interesses pessoais, enganos, esquemas, submissão,  mentiras e outras coisinhas mais.

O que se ouve falar nos quatros cantos da cidade é a real necessidade de se lavar essa Itabira de cima a baixo e expulsar para sempre aqueles que com cara de santos regurgitaram na nossa face por mais de dez anos. Ninguém aguenta mais tanta safadeza e pilantragem. Alguns órgãos que deveriam fiscalizar, investigar e punir são o exemplo de submissão e letargia, vendo tudo acontecer e continuando dormindo em berço esplêndido, enquanto seus cônjuges aproveitam a boquinha no serviço público, se esbaldando nos impostos que pagamos. Essa cidade hoje é um exemplo de  que dinheiro realmente compra tudo, principalmente a vergonha e a personalidade de comerciantes, vereadores, jornalistas (sic) e alguns representantes do povo e da justiça. O dinheiro público tem falado alto e feito a alegria de muita gente pilantra.

O crescimento financeiro de empresários antes falidos, agências de propagandas minúsculas, comerciantes antes donos de butecos, tem mostrado para todos nos que somos sim imbecis e que chegou a hora de reverter essa situação.

Mas infelizmente e como costume, alguns insistem em querer voltar e outros insistem em querer ficar. Alguns vereadores dessa terrinha não se prezam em sequer fiscalizar os atos do executivo e a preocupação em continuar lambendo a mão de seus algozes é maior que a vontade de servir bem aqueles que o elegeu, através de uma fiscalização séria e honesta. Encontros misteriosos ao cair da noite em fazendas e apartamentos adquiridos com dinheiro público tem se tornado constantes, tendo como tema a manutenção do esquema nojento de enriquecimento que perdura a tanto tempo.

É hora de Itabira levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Uma terra bilionária como a nossa não pode ficar a merce de uns dez safados por tantos anos e chegar ao final de 2012 tão surrupiada e devastada. Aquele que ama Itabira quando viaja para cidades com arrecadações menores tem inveja e vergonha. Sentimos o quão ignorantes e ultrajados somos. Mas voltando ao tema, há um cheiro de novo no ar, esperança renovada, suspiro de alivio e vontade de "vingança" na ponta dos dedos no dia sete de outubro.

Tomara que desta vez alguns eleitores possam perceber que emprego em empresa terceirizada, saco de cimento, tanque de combustível e tijolo não irão melhorar suas vidas. Que percebam que só existe o político safado, porque existe o eleitor ignorante. Que percebam que só existe o corrupto, porque existe o corruptível. Há uma canção que gosto muito que diz: "Há esperança, para o ferido, como árvore cortado, marcado pela dor, ainda que na terra, envelheça a raiz, e no chão abandonado, o seu tronco morrer, há esperança pra você...

SOBRANDO, QUE NEM ANGÚ NA JANTA

Segundo Luiz Zanon, para o grupo "Opinião de Itabirano", "a imprensa itabirana publicou declaração do alcaide João Izael de apoio político ao ex-prefeito maracutaico Ronaldo Magalhães (PTB)".
 
Aí, se confirmado o apoio do João e o Ronaldo aceitar, dadas as baixas reputações de ambos, o PT e o PSDB ficam sem lugar.

A tendência, por maior afinidade, é o PP seguir o Ronaldo e levarem o PTN e o Dem à reboque, formando uma chama mais forte, para contrapor a locomotiva da oposição. A mídia, inclusive, já publicou o chamado do Neidson para que Ronaldo componha com eles.

Aí, ou o PT e o PSDB sobram, ou terão que engolir mais este sapão, só que, desta vez, sem barganha de cargos a curto prazo, como ocorreu no passado. 

O problema de montarem uma terceira via, composta só pelo PP, PSDB e PT, embora consigam bom tempo de mídia, não conseguirão cacifar uma chapa forte o bastante, para, pelo menos, disputarem com dignidade e à altura das legendas.

Previsível e óbvio resultado que se descortina, que eu e outros tanto alertamos. Não haveria mesmo condições de criarem um ser como gêmeos siameses duozigóticos.

Previ ainda a debandada dos partidos coligados com o fracassado governo João, previ que o governo não conseguiria fazer uma boa gestão, previ os funcionários fantasmas  e tantas outras mais. Coisa de vidente ou de paranormal? Necas. Bastava olhar os perfis dos personagens principais desta  trama. Está tudo aí, registrado no Filhos do Cauê.

E então, quais saídas para o PT e para o PSDB, já que o PP e o PTN se ajeitam? Sinceramente, gostaria, de verdade, que o PT tivesse um final melhor.

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - III


Mais um flagrante interessante do Diário.
Vejam o susto que os vereadores tiveram, ao serem surpreendidos com uma manifestação de adolescentes, pelos 20 anos do Eca - Estatuto da Criança e do Adolescente. Foto de Ari de Souza.

Relaxem, pessoal. É um reles ato pacífico.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Êta Trem bom!

Para quem faz jornalismo de verdade, aí está mais uma canja da mídia nacional, que reconhece o belo trabalho do já famoso O Trem.

Desta vez, foi noticiado no Portal dos Jornalistas, com a manchete: "O Trem Itabirano, fumaça ardente nos olhos do atraso".



Complicado para nossa terrinha foi amargurar a palavra final: "atraso". Mas fazer o quê, não? 
É, meus caros conterrâneos eleitores, temos que colocar a viola no saco e engolir esta fumaça. Afinal, eles têm razão. Fazer o quê... 
Vamos aplaudir o Trem bom e tratar logo de mudar este poluído quadro.

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - II


Outro registro muito legal é esta foto do Alexandre Banana (PT) contemplando (e se inspirando com) a foto do seu avô, Caio Martins da Costa, também publicada no Diário de Itabira, de autoria do editor Jairo Ventura.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - I

Nesta semana, dedicaremos o Filhos do Cauê para elogiar os fotojornalistas itabiranos. Temos sido presenteados com muitos registros autênticos e muito felizes. São imagens que dizem tudo, que revelam até a alma dos personagens.

Não levaremos em conta aqui, a resolução ou definição das imagens. Valerá é o que diz a imagem, que tem que falar por muitas palavras.

A primeira que me recordo, foi quando o ex-presidente da câmara, Neidson Freitas-PP e autodenominado "embaixador de Itabira no Governo do Estado", recebeu o abaixo-assinado com 3,3 mil assinaturas, contra o aumento das tarifas de água, entregues pelo Edilson Lopes-PCdoB, registrada pelo Valério Adelmo, para o Diário de Itabira.

Neidson (apoiador do governo) e seus colegas nada fizeram, como sempre. 
Veja, abaixo, o Neidson engolindo seco, num sonoro GLUP.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

LATA D'ÁGUA NA CABEÇA...

Enquanto o Codema vai liberando novos empreendimentos imobiliários, inclusive lotados no manancial da Pureza...


terça-feira, 8 de maio de 2012

DENÚNCIA DE DIRECIONAMENTO

PROVA DE DESESPERO DELES

Dias atrás, fui informado que meu nome, de minha mãe e a empresa dos meus pais, que acumula mais de 50 anos de história de bons serviços e vanguarda na cidade, fomos citados, de forma sacana em blogues apócrifos, ligados por afinidade ao governo atual e ao Fernando Silva, assessor de comunicação da prefeitura de Itabira.
 
Atacarem minha pessoa, por desespero e despreparo, seria previsível, face às duras críticas que aqui exponho, ao crescimento deste blogue (somadas às redes sociais), à linha de resposta deles e à consequente decadência deste grupo político. Agora, caluniarem uma tradicional empresa e parentes, não é nada sensato e nada inteligente, até porque eles nada têm a ver com minhas posturas, respostas e ideologias. De minha parte, não considero essas bobagens deles ultrajantes, por não serem verídicas e por não merecerem crédito, ou seja, por não conseguirem macular décadas de bom conceito na cidade, tanto pelo que meus pais fizeram por Itabira, quanto pelo que a empresa contribuiu.
  
Entretanto, tal ataque oferece-me a certeza que trata-se de puro desespero, tal como me oferece a oportunidade de, mais uma vez, bater na mesma tecla, para que esses profanos políticos afundem um pouco mais na lama e para que os conterrâneos nunca se esqueçam deste nefasto grupo.
  
Não há saída. A avaliação negativa deste (des)governo é risível, conforme podem comprovar na postagem de ontem. Não por culpa minha, mas por pura incompetência deles, senão má-fé. Acham que pego pesado? Creio, na boa, que não. Veja só mais esta denúncia a seguir... 

(P.S.: A quem não se interessar, que aborte logo a leitura e dê uma passada por outras paragens).


VELHO ESQUEMA. COMO JOGAM
  
Desde que tomaram conta dos cofres públicos, este nocivo grupo tem cometido e proposto cada atrocidade, que até Deus duvida. É proposta indecorosa de monopólio de outdoors na cidade, indícios de pagamentos de obras não realizadas, negociatas com funcionários-fantasmas, centenas de promessas não cumpridas, cooptação da imprensa para bater em quem cruza os tortos caminhos dos interesses deles e por aí vai. Denúncias e mais denúncias já registradas na web e nos poucos jornais sérios afora.
  
No jogo deles, percebe-se, claramente, que só se garante um pequeno espaço, quem os ovaciona, ou quem topa se submeter a descumprir com as leis. Os maiores nacos são restritos a uma meia dúzia de uns dez afortunados, manjados investidores e mentores do mau. Quem é direito, quem trabalha sério, quem tem moral, não tem qualquer valor e é sumariamente excluído. E mais, quem denuncia os esquemões, ou ousa disputar o espaço democraticamente, é sempre bombardeado pela “imprensa bit-bull” banguela, sob polpudas recompensas financeiras, ora até com direitos a ocupação de cargos comissionados, inclusive fantasmas. Velho esquema decadente, que não funciona mais.
  
Neste esquemão, a assessoria de comunicação do Fernando Silva escolhe quais órgãos irão receber anúncios publicitários do governo, a quantidade e acerta os valores com os agraciados. A agência de propaganda Promocional, ligada ao ex-secretário de governo do Ronaldo Magalhães e que sempre ganha os milionários contratos, agencia os anúncios. Diga-se de passagem, de cerca de 500 mil reais por ano, que a prefeitura gastava com publicidade durante o governo Jackson-PT (1997-2000), passou-se a celebrar mais de 5 milhões de reais em contratos, renovados durante estes sombrios anos a fio. Pelo que se percebe, nitidamente, ganham mais anúncios, quem mais se submete aos delírios deles. Se atacam quem eles querem, mais recompensados são.
  
O ouropretano Fernando Silva foi-me apresentado pelo ex-vereador Cácio Guerra (Dem), que é também um dos mentores deste grupo político, durante a campanha de 1996, como um “estratégico jornalista”. Desde então, Silva não descolou deste grupo, tanto na câmara, quanto na prefeitura. A partir daí, a mídia na cidade nunca mais foi a mesma. A ética, em boa parte, foi jogada no lixo. Várias fontes, que já conviveram com eles, defendem que ele é quem escreve, covardemente, as baixarias, embora não as assinem, publicadas nos “jornais” sensacionalistas pactuados. Já Cácio Guerra é reconhecido na cidade como maldoso “estrategista político”, cujo grupo que compõe, segundo minha experiência, foi quem acolheu esta escória do “jornalismo”. A partir daí, creio ser redundante e desnecessário expor aqui como foi a toada fascista, que todos bem sabem.
  
  
OS DONOS DA BOLA: UMA RELES PROVA
  
Chegou-nos às mãos estes documentos, que tratam-se de uma licitação ocorrida em 2005, para contratação de serviços fotográficos. Na ocasião, a Hollywood Studio, cujo portifólio de serviços e clientes podem ser comprovados no site oficial (www.hspro.com.br), ganhou o certame, por menor preço.
  
Pegos de surpresa, a Comissão Permanente de Licitação da prefeitura decidiu cancelar a concorrência e manter contrato com a empresa, que os atendia anteriormente, alegando que havia prazo residual e que a mesma sempre os atendeu com qualidade, num claro direcionamento, mesmo que custasse mais para a prefeitura. Desde este episódio e vencido o prazo do contrato anterior, estranhamente, não fomos mais convidados para novas cotações. Vejam, a seguir, os documentos que comprovam tais direcionamentos.



  
Como minha equipe estava envolvida em outros projetos, com bem melhores remunerações e projeções, na verdade, quem se dispôs a assumir o contrato, na ocasião, seriam os profissionais da empresa do meu pai, que seriam contratados para tal atendimento. Daí, como a assessoria de comunicação, dirigida pelo senhor Fernando Silva, queria direcionar o atendimento para outro fornecedor, optou-se pelo cancelamento e manutenção do contrato vigente, tendo, inclusive, questionado, ainda que sugestivamente, a idoneidade e a capacidade de nossa empresa, como se ele fosse soberano, idôneo e acima das leis.
  
Não é a primeira vez que nos deparamos com estes procedimentos, por parte da prefeitura de Itabira. Outros, igualmente talentosos colegas de trabalho (Humberto Sampaio, Marcelo Rosa, Roneijober Andrade, Geraldo Xilaudo) bem sabem o que aqui exponho. Como as remunerações não são dignas de maiores disputas, usualmente, opta-se pelo “deixa pra lá”.
  
Mas, como já exposto, este reles episódio é só mais uma prova de como podem direcionar as licitações e contratos a favor dos seus mesquinhos interesses, tal como, supõe-se, sempre tem vencido a Promocional, nestes últimos dez ou mais anos.

Enfim, o ataque infantil não é, nem de longe, merecedor de tamanha  resposta. Não exponho aqui qualquer ressentimento, por perdermos este pequeno contrato, que nem vantajoso assim seria. Mas, nos rende a excelente oportunidade para refrescar a memória da população itabirana, para que nunca se esqueça dos outros e bem piores males que fizeram à cidade e à sociedade séria itabirana. Quantos outros bons nomes foram, igualmente, aviltados por esquemas como estes? Quantos bons nomes se afastaram das disputas políticas, por causa dos ataques levianos deste grupo? Quem não se lembra das calúnias que fizeram à imagem do Padre Márcio, recentemente? Males e desvios estes que merecem o repúdio de todos.
 
De minha parte, não recuo, não temo e torço para que sejam banidos da política da região. Que venham outros líderes mais sérios e mais corretos. Eu, seguirei sempre em linha reta. Podem estar certos disto.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Novos tempos à vista!

Depois que nossa cidade foi sucumbida, por mais de uma década, em maus tempos, eis que sentimos uma nova era por vir, bem melhor para Itabira. É cedo para festejarmos, mas em excelente oportunidade para enchermos os peitos de esperanças.
  
Na sexta-feira passada, o Instituto DataMG nos enviou, de cortesia, a nova avaliação do governo João Izael, devidamente registrada na Justiça. E como não deveria ser diferente, está péssima. 
  
Mesmo tendo manipulado os maiores orçamentos da história itabirana, contando com mais de 2 bilhões de reais, nos dois mandatos, o atual governo não passa da tacanha avaliação de 31%  positiva. Absurdos 25%, ou seja, um quarto da população, avalia negativamente. E, como não deveria ser diferente, incríveis 41% enxergam o governo como regular. Ops... Regular!?! Como assim?
  
Só lembrando, o DataMG é aquele mesmo instituto, que vendeu Neidson Freitas (PP) com 45,2% de intenções de votos para deputado federal, em 2008, enquanto, na verdade, ele travou nos 23,76%. Diferencinha pouca. 
  
Agora, a pesquisa, com '5,6% de margem de erro', realizada entre 30/4 e 02/5, traz mais um parâmetro. Para avaliar o governo do João, as opiniões dos eleitores foram classificadas entre 'ótimo', 'bom', 'regular', 'ruim' e 'péssimo'. Ao incluírem a resposta 'regular', a meu ver, acabou forçando uma grande massa de respostas ao centro, dificultando a polarização dos resultados entre 'positva' e 'negativa'. Um tipo de saída do mais ou menos, que soa a canja, lambuja ou muleta. E mesmo assim, eis que o (des)governo não se sai bem.
 
Mas isso é picuinha minha. Deixem pra lá. O que interessa mesmo é que não tarda a chegada de um novo tempo. Que assim seja e já vão tarde. Amém!


sexta-feira, 4 de maio de 2012

PSB SEM OS TUCANOS


Mais um importante reforço confirmado na esquerda. O grupo do Damon de Sena (PV) acaba de ganhar o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia anunciado oficialmente, meses atrás, aliança com o PSDB, do vice-prefeito Roberto Chaves.
  
A decisão, tomada com aprovação unânime, saiu de uma reunião realizada na noite de 30 de abril, na sede do partido. Um dos destaques da nova sigla apoiadora é o advogado e cientista político Bernardo Mucida, que conseguiu mais de 10.000 votos para deputado, na última disputa, numa campanha franciscana, sobre uma carroceria de uma velha picape, com um microfone à mão e uma caixa amplificada.
  
Aos poucos, o restrito grupo de oposição vai confirmando nomes com valores técnicos, morais e éticos, enquanto os dissidentes mais alinhados com velho e rachado grupão vão se aglomerando em torno do projeto Agenda 2012 (PT/PP), que passam a se autodenominar de 3ª via, que foi para onde o PSDB, do vice-prefeito Roberto Chaves, se aninhou.
  


quinta-feira, 3 de maio de 2012

BOM DE GESTÃO

Dia 30 passado, o bispo Dom Odilon Guimarães Moreira apresentou, para a Irmandade Nossa Senhora das Dores e para a população itabirana, a prestação de contas, na qual, pela primeira vez, nos últimos doze anos, o Hospital registrou superávit financeiro, com mais de 500 mil reais de sobra de caixa, e queda da dívida herdada, que passou dos 11,6 milhões de reais, para 8,7 milhões.
  
Para uma maior credibilidade nas informações, a Irmandade contou com os serviços de auditoria da Fernando Motta e Associados Auditores Independentes, de Belo Horizonte, que ressaltou ser "evento raro" (superávit) em instituições filantrópicas de saúde.
 
Ao final, Dom Odilon aceitou o pedido de licença do Reginaldo Calixto da Provedoria, em cumprimento da Lei Eleitoral, cujo cargo passou a ser assumido pelo vice-provedor, Vaquimar Vaz, que passa a assumir os próximos desafios da instituição para 2012: a construção do edifício que vai abrigar o novo Pronto Atendimento e a Unidade Coronariana (dentre outros).
  
A partir de agora, eu terei que engolir um preconceito, antes aventado por mim, quando o Reginaldo assumiu a endividada entidade. Quando questionado, achei loucura, de altíssimo risco, caso ele almejasse cargo público eletivo. O mais certo seria não conseguir erguer a instituição, porque dificilmente o governo João Izael o apoiaria (e nisto acertei), fazendo-o se queimar como mau gestor. Felizmente, ele deu a volta por cima, buscou outros recursos e saídas administrativas. 
  
Depois desta, Reginaldo entra em campanha cacifado como bom administrador e, muito provavelmente, sob os bons olhos de Dom Odilon. Que assim seja!


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quebra molas = Quebra de inteligência

Itabira demonstra a cada dia que passa possuir uma gestão difícil de entender. Resolveram colocar "quebra molas" na Av. Mauro Ribeiro. Na minha opinião aquela avenida é uma via de transito rápido com acesso a vários pontos da cidade, de grande utilidade para SAMU, bombeiros, viaturas policiais e ambulâncias. Colocar esses entraves em via pública é retrocesso. Se a Transita, Prefeitura e o Conselho de Trânsito fossem realmente eficazes, teriam elaborado uma campanha sobre educação no trânsito e conscientizado a população itabirana. Se bem que tentaram fazer uma campanha colando uns "adesivinhos" em veículos mas prá variar não deu em nada. Colocar esses amontoados de asfalto em via pública é assumir a condição de despreparo e ineficácia em resolver problemas de transito. Constantemente vou a Brasília e dirijo meu carro de maneira racional, pois lá foi aplicado a nos motoristas uma campanha eficiente de respeito ao pedestre. O pedestre não precisa pisar na faixa, simplesmente ao se aproximar os veículos imediatamente param. Manhuaçu, cerca de 200 Kms de Itabira também é prova de conscientização popular. Respeita-se a faixa e obviamente o pedestre. Em Itabira, o poder público e seus orgãos gestores de trânsito demonstram sua incapacidade e imbecilidade colocando essas montanhas de asfalto disfarçados de "elevados". Porque não colocar radares? O desconforto seria menor. Que se danem os veículos de emergência ou urgência, o importante é demonstrar o quanto são incompetentes. Foi como disse um post na rede social Facebook, grupo Opinião de Itabirano:"será que o quebra molas é mais caro que o computador da NASA por isso optaram por eles?" Chegue rápido eleições...

AGENDA DE MAIO

CALENDÁRIO ELEITORAL - TSE

QUARTA-FEIRA, 9.5.2012

(151 dias antes)
  1. Último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput).
  2. Último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do Município pedir alteração no seu título eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput e Resolução nº 20.166/1998).
  3. Último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput e Resolução nº 21.008/2002, art. 2º).

SÁBADO, 26.5.2012

  1. Data a partir da qual é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).