Who's amoung us?

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PT/PP: ROMPIMENTO À VISTA

Segundo informações de integrantes do PT nas redes sociais, pelo que deu a entender, não tarda o rompimento da união entre o PT e o PP. Ao que parece, a ruptura é certa e não passa deste mês.
 
No final de 2010, Alexandre (Banana) Martins da Costa e José Francisco da Silva entregaram a legenda de oposição para as mãos de alguns dos mentores do "grupão": Perón Colombo, Francisco Nunes (Chiquinho da A Nacional) e Neidson Dias de Freitas, do PP. Como possível moeda de troca, dois cargos na direção da Câmara Municipal, sob domínio do PP, por um ano apenas.
  
Como tentativa de defesa, lançaram um projeto meio lá, meio cá. Meio mais ou menos, meio de situação, meio de oposição. Os cabeças do PP alegavam querer corrigir as falhas do governo que eles criaram. O PT, timidamente, se posicionava como oposição. Tentaram trazer o Restaurante Popular, tentaram propor o projeto Agenda 2012, fizeram campanha eleitoral extemporânea e outras ações mais.

Desde então, o PT, cuja imagem já não era boa (desgastada pelos algozes que com eles se juntaram) caiu em completo descrédito. Para piorar, eis que se juntam com eles o PTN (do Sebastião Batata e Elaine Campos) e o PSDB do Roberto Chaves, outro meio ex e vice-prefeito.
 
Prever que o grupão iria se esfacelar, estava na cara. A composição que reelegeu o João Izael era heterogênea demais e focada nos apadrinhamentos e nos loteamentos de cargos. Tanto é que, deu no que deu. Não avançou, não cumpriu, não governou, não chegou a lugar algum.
  
 
QUEM QUER O JOÃO?
 
João Izael tinha se tornado um misto de Uruca (personagem dos Flintstones) e Tio Patinhas. Uruca porque se tornou um tipo de azarão, de político que ninguém quer andar com ele, como se a culpa do fracasso fosse total dele. E Tio Patinhas, porque detém a chave do cofre, ou da máquina pública. 

Entretanto, com tantos personagens aliados que se enriqueceram no grupo, o poder da máquina já nem é tão relevante mais. Daí, a pergunta... quem vai querer João Izael de padrinho, apoiador ou mesmo de amuleto da sorte?
 


COMO DEVE FICAR O PÁREO
  
É quase certo que teremos três chapas. 

Uma dos governistas "insatisfeitos", com o Ronaldo Magalhães (PTB) na cabeça. Por questões de afinidade e facilidade de diálogo, é bem provável que ele acolha boa parte dos aliados do João Izael, que tentarão vender o trunfo do tanto que o Ronaldo fez, quando foi prefeito. O peso deles é com relação aos fortíssimos indícios de desvios, quando alguns secretários enriqueceram espontâneamente. O PTN e o PP devem se unir ao Ronaldo, porque não acredito que insistirão no fracassado projeto Agenda 2012. Daí, acredito que eles devem tentar descolar a imagem do Ronaldo, do João, posicionando-os como um tipo de maiores abandonados. Enfim, aposto numa repaginação da campanha de 2004, alguma coisa como o fantasioso slogan "a melhor mudança é João", criado pelo Perón Colombo e companhia.

A segunda chapa, encabeçada pelo Damon de Sena (PV), tendo como vice o Reginaldo Calixto (PMDB), traz consigo mais outras 8 legendas. É disparado a favorita na opinião pública. Desta vez, para que esta chapa vingue, o discurso deverá se centrar nas propostas de gestão. Primeiro, porque discursos inflamados de corrupção, já não cativam mais eleitores, como antes. Tornou-se questão óbvia. Porém, a dúvida do eleitorado, que optou por não o eleger em 2008, pairava sobre sua capacidade de gestão, por ser médico. Com a chegada do Calixto, que é reconhecido como bom gestor, a chapa se equilibrou e deve adotar novo tom de diálogo, mais centrado em propostas de gestão. Segundo ponto, porque o cenário do fracasso do governo João aponta para a necessidade da cidade eleger, mais do que algum nome mais íntegro, que detenha um grupo com capacidade de administrar quase 1,5 bilhão de reais.

 
Então, caso confirme o rompimento do PT com o PP, ou o PT faz um caminho solo, como chapa pura e avulsa, mas com míseros créditos, ou o PT pode se unir ao PSDB, que, tal como o PT, sobrou neste golpe estratégico da turma do Perón. No cenário nacional, estes partidos são velhos adversários. No estadual, nem tanto, tal como no palco itabirano, que na gestão 1997-2000 caminharam juntos. Com a divisão da oposição e uma única chapa composta por "dissidentes" governistas, não duvidarei do próprio governo colocar dinheiro na campanha do PT, de forma velada, com intuito de dividir os votos da oposição, ao ponto deles tentarem se equilibrar, diante da força da locomotiva do Damon.
  
Enfim, como se pode perceber, os estrategistas do antigo grupão não dormem no ponto e podem acabar conseguindo o que querem, que é dividir a oposição. Só que,  isso só vinga, só se o eleitor e a mídia formadora de opinião não perceberem...

7 comentários:

  1. ( X ) Damon e Reginaldo Calisto
    ( ) Jackson e Roberto Chaves
    ( ) Ronaldo e Neidson

    Pronto, já votei!

    ResponderExcluir
  2. o triste fim do Policarpo Quaresma, não só o nome de um livro...

    ResponderExcluir
  3. Então, os partidos que debandaram do atual governo para assinarem o pacto com a oposição já colocaram os cargos que ocupam em disponibilidade?

    ResponderExcluir
  4. Janio com cordo com vc em,gênero,numero e grau,ademais o Zé Chico (antigo Zé capêta para o grupão),e Alexandre Banana (banana mesmo),deram um belo exemplo de deserviço à oposição que se consolidou dentro de Itabira.Fico triste de ver um PT no qual eu sempre votei em Itabira (não voto mais)nos áureos tempos, estar de vassalo escorraçado de um bando,que ,na eleição passada publicou em letras garrafais em seus panfletos de campanha a seguinte frase: IMPEDIR QUE ESTE POVO VOLTE Á GOVERNAR ESTE MUNICÍPIO. Triste finale para um partido que foi construido com tanto trabalho. No mais,a historia já deu sua chicotada nestes dois equivocados mal intencionados. abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Ando meio desconfiado dos rumos que o pleito de outubro pode tomar. Estou a imaginar que a política itabirana se tornou um grande câncer e que este já tomou conta de todo o organismo de nossa sociedade e que, portanto não vale a pena estarmos defendendo ou acusando este ou aquele, imagino que tudo que envolva política neste rincão esteja em conluio com o grupão. Sendo assim qualquer candidato destes que estão aí pleiteando a cadeira de prefeito desta cidade têm um único objetivo e função, que é trabalhar para o pessoal que hoje toma conta do cofre municipal de Itabira e perpetuar este estilo de administração pública adotado em nossa cidade. São divagações, mas eu tenho uma ponta de certeza sobre esta possibilidade, as pessoas que hoje estão no comando se tornaram políticos profissionais, são capazes de qualquer artimanha, de qualquer tipo de ação, acredito que sejam capazes de ir ao extremo máximo para se manterem no poder utilizando várias táticas de enredamento. Estão tranquilos, frios, não se abalam por qualquer movimento neste tabuleiro eleitoral e parecem já ter garantido o resultado que lhes favorecerá por muitos anos mais. Acredito que até nossas almas já tenham sido vendidas por algum cabo eleitoral profissional com cara de santo ou algum radialista/jornalista barato e as promessas avassaladoras de dias melhores de um ‘governo diferente’ desse que está aí. Tomara que eu esteja falando aqui um monte de asneiras e que nossas esperanças estejam depositadas de verdade nas mãos de homens de bem e que só consomem o que seu suor permite que queiram mudar um cenário assombroso que a cada dia assusta mais as pessoas que vivem sob o domínio desta desgraçada e despudorada classe política itabirana.

    ResponderExcluir
  6. vou falar do futuro, entao falo das mentiras, pois o futuro aínda nao existiu.
    1- Damon dificilmente sera candidato, se perguntar para ele no reservado ele conta tudinho pois como militar o que sei ele nao chegado a mentira.
    2- o melhor candidato do grupo apos damon será paulo soares, tem capacidade e dinheiro, mas nao vai pois largar o cargo de conselheiro da vale nao ira.
    3-o Mucida seria então o melhor candidato apos os dois que poderia vir com calixto de vice ou vice versa.

    3- Do lado do Pt querem fazer vereadores para ficar na parada sem pedir esmola. o dupla RR (Roberto Raimundo) nao tera escora, pau podre nao segura pau podre.

    4- O Ronaldo sera o novo conquistador, o PP vira com ele, o Dem, o PDT, PMN, PSD, com tempo de radio e televisão ira comandar de novo Itabira, pois ele tem condições de ser candidato o que damon nao consegue.

    5- se quiser fernando publicar essas observações de leigo fique tranquilo que sera guardado e voce vera apos eleição que tudo que falei tornou-se verdade. mentira vira verdade, se nao quiser publicar guarde bem guardado para escrever depois que um leigo tinha razao.

    em tempo: O time da Damon esta com salto 10 fino, portanto já ganharam há mais de meses antes das eleições, haja visto o aniversario do tain discos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros jogadores anônimos das cartas,

      Para não parecerem blefes e gozarem do mínimo de credibilidade, sugiro que assinem o que prevêem. Senão, torna-se motivo fútil de mera especulação ou de joguetes. Permitimos anônimos, mas advertimos que não contrói credibilidade nestes casos. Sacaram?

      Falar que Damon não consegue registrar candidatura e o Ronaldo consegue, é sacanagem. tstststs

      Se o Damon acolhe partidos que estão doidos para caminharem com ele, dada sua enorme predileção dos eleitores e carisma, ele virou grupão. Se barra o inchaço, é porque está de salto alto. Ora, pra quê discutirmos? Se nem Jesus agradou a todos?

      Então tá. É isso aí mesmo. Vamos aguardar.

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.