Who's amoung us?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PÉROLAS DO FOTOJORNALISMO - I

Nesta semana, dedicaremos o Filhos do Cauê para elogiar os fotojornalistas itabiranos. Temos sido presenteados com muitos registros autênticos e muito felizes. São imagens que dizem tudo, que revelam até a alma dos personagens.

Não levaremos em conta aqui, a resolução ou definição das imagens. Valerá é o que diz a imagem, que tem que falar por muitas palavras.

A primeira que me recordo, foi quando o ex-presidente da câmara, Neidson Freitas-PP e autodenominado "embaixador de Itabira no Governo do Estado", recebeu o abaixo-assinado com 3,3 mil assinaturas, contra o aumento das tarifas de água, entregues pelo Edilson Lopes-PCdoB, registrada pelo Valério Adelmo, para o Diário de Itabira.

Neidson (apoiador do governo) e seus colegas nada fizeram, como sempre. 
Veja, abaixo, o Neidson engolindo seco, num sonoro GLUP.

9 comentários:

  1. Hummm. Excelente lembrança,mas não custa nada lembrar que na época quem foi responsável pelo aumento da tarifa foi o PMDB, que até hoje ocupa o cargo de diretor da autarquia municipal. Olha só Damon onde vc está entrando heim!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo! Boa e muito oportuna observação.

      Eu continuo entendendo como abusivo o aumento de 33,15% na tarifa de água e que, logo depois, viemos a sofrer outro, neste ano, que quase ninguém questionou. Não discutiram com a sociedade de forma verdadeira e não se abriram. Principalmente criticamos os funcionários fantasmas e os fortes indícios de maracutaias e de desvios de materiais que são frequentemente denunciados, sem qualquer posicionamento do governo.

      Desde então, tomei o cuidado de perguntar sobre estas questões, para as novas lideranças do PMDB. Eles são enfáticos em afirmarem que a escolha do nome do presidente da autarquia, embora estivesse no PMDB, não partiu da legenda e, sim, de uma escolha pessoal do prefeito João Izael. Outro ponto pouco divulgado foi a saída do Cesar Lopes, que o antecedeu, que foi motivada por desentendimentos entre o governo e a administração do Saae, porque o governo insistia em retirar recursos da autarquia, para tapar buracos do orçamento municipal.

      Outro ponto que comprova esta ligação, é o fato do ex-presidente do Saae, Élio Quadrado, filiar-se, em seguida, no Dem, que é o principal partido apoiador do governo.

      Como pode observar, o PMDB, como boa parte dos demais partidos, é composto por ideologias heterogêneas. Há uma nova ala nele que é apoiadora do Damon, com muita vontade de acertar, com boa qualificação e capacitação técnica, como, por exemplo, o Reginaldo Calixto, indicado a vice na chapa de oposição.

      Tanto é que o Reginaldo é bom nome, que o governo fez de tudo para atraí-lo como candidato oficial. Conforme a imprensa chapa-branca tentou plantar dias atrás.

      Transparência é muito legal e estamos sempre à disposição. Aliás, por que não assinou tão pertinente provocação!?!

      Excluir
  2. Caro Fernando, não assinei pq não quis, afinal, se o blog permite postar como anônimo, creio que não se deve questionar o pq de quem o faz, no caso eu. Cabe a mim decidir se quero ou não me identificar, até pq é muito fácil postar com "pseudo-nome" ou fake, seja lá o nome que se dá.
    Em relação ao seu posicionamento, acho pertinente, mas não acredito que da noite para o dia é possível transformar raposas em cordeiros.
    O PMDB sempre compôs a atual governo, ou desgorno, não sei, mas como a maioria dos partidos que estavam (ou estão) com o João Izael, vai adotar um discurso que não acho correto.
    Toda moeda possui dois lados, então, antes de decidir meu voto, acho pertinente analisar ambos, afinal, podem vender coisas que não retratam a realidade.
    Para mim, tudo o que for ruim da atual administração vai sobrar para o João, e o que foi bom, caso exista algo, vai ser responsabilidade de quem?
    Agora é muito fácil mudar o discurso.
    A verdadeira oposição de Itabira merece mais nessas eleições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, meu caro. Tudo bem e entendo sua ponderação e preservação.

      Estou contigo, também, no quesito de achar feio que os partidos abandonem o João agora, como se tudo de ruim, fosse só do João.

      Só que ele é o principal personagem de toda esta trama, porque detém o poder da caneta. Por que não quis usar, vá saber! Daí, ele ficar sozinho nesta nau furada, pode ser até providência divina, como um tipo de purgatório. Será que não?

      Quanto a minha opinião de acolhimento do PMDB, a dei por entender que nem todos os dedos são iguais. Há gente boa e ruim em todos os lados. No caso do Calixto, defendo que se una mesmo na oposição, porque ele muito tem no que colaborar com esta cidade, tal como muito reforça o time de oposição, ao fortalecer um ponto fraco da oposição, do ponto de vista de gestão. Compreende?

      O grande lance será esta nova ala do PMDB e o grupo de oposição saberem manter a linha da retidão e compromisso com a cidade, bem como de saberem se valer da experiência dos veteranos, sem que se percam nos vícios. Como disse, responsabilidade da cúpula e não só do PMDB, porque há gente de todo tipo em todos os partidos.

      Como vê, há muitas outras facetas e generalizações são perigosas. Beleza?

      Excluir
  3. Tem uma foto que saiu não me lembro em qual jornal, msotrando uma planta brochando na porta da câmara, significando a frouxidão da câmara. Merece destaque na série do Fernado sobre fotografos.

    ResponderExcluir
  4. E a cara de "fudeu" do Elson Sá! huahuahuahu
    Bicudo - Caminho Novo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Bicudo - Caminho Novo, O Elson Sá é do PMDB, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim. E acho que ele vai ter que esperniar para ser re-eleito porque a nova direção que o PMDB tomou é bem diferente hoje.

      Bicudo

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.