Who's amoung us?

quarta-feira, 23 de maio de 2012

AOS NOSSOS, OS CÉUS. AOS OUTROS...

A Câmara Municipal de Itabira publicou, no Jornal O Tempo, do dia 11 passado, um protocolo do edital de concorrência pública, número 001/2012, para contratação para o plano de comunicação publicitária deste ano, segundo informações repassadas por um fiel leitor do Filhos do Cauê. 
  
O protocolo parece atender à Lei 12.232/10, promulgada pelo ex-presidente Lula, que disciplina a contratação de serviços publicitários, a qual exige que as instituições públicas formem uma comissão de avaliação técnica das propostas. Portanto, tal comissão deve ser apta a avaliar e com boa bagagem e experiência na área. Para compor a comissão final, as instituições devem apresentar um número maior de membros, que serão escolhidos por sorteio, devendo, pelo menos, 1/3 dos sorteados não terem vínculo direto ou indireto com a instituição.
  
Vide foto do edital abaixo, enviada pelo Carlos Silva.



Itabira tem várias agências publicitárias, com boa capacidade de atendimento, dentre elas, a CPA Propaganda, que é uma das mais premiadas do estado, a Origami, Visual, RS Propaganda, embora nem todas aptas para concorrer, por faltarem documentos de habilitação. Já na região, outras agências têm prestado excelentes serviços, como a ShineOn Comunicação de João Monlevade, sem falar das grandes agências de BH, como Big Ideia, Anchor Comunicação, Lápis Raro, Pixer, Boreal, Staff e tantas outras, que me falham a memória.   
  
Mesmo com tanta concorrência e talentos, há mais de uma década, quem tem "ganhado" as concorrências da câmara e da prefeitura é a empresa ligada ao Perón Colombo, que é um dos políticos criadores do "grupão" e ex-secretário de governo da gestão Ronaldo Magalhães. Há pouco tempo atrás, o prefeito João Izael propôs a absurda Lei de Monopólio dos Outdoors, não colocada em votação, depois de denunciada neste blogue e na imprensa séria. Semana passada, denunciamos um direcionamento de licitação, promovido pela assessor de comunicação da prefeitura, Fernando Silva. 
  
São casos e mais casos que apontam direcionamentos nas licitações, privilégios e critérios nada técnicos, que culminam na contratação de protegidos políticos, sem que as autoridades façam qualquer intervenção, lamentavelmente.
  
Afirmar que a Promocional não tenha competência, não é verdade. Apesar dos inúmeros erros de português publicados nas suas peças, há de se respeitar a capacidade estratégica dela. Tal como entendo que, havendo sinceras justificativas, as comissões sorteadas podem até "dar uma forcinha", tais como por contar com pessoal na cidade (para maior agilidade e qualidade de atendimento), privilegiar os "cases" de sucesso, afinidade ideológica dos criadores das peças com a proposta estratégica do governo e por aí vai. Mas, calma aí... Daí, só contratarem "os deles", por mais de uma década, ignorarem e cercearem economicamente as contratações das outras empresas, só por não comporem o rol dos apadrinhados... torna-se um esquemão manjado. Pega super mal.

Vamos ver no que vai dar a dita licitação e como procederão os membros da comissão. Estaremos de olho!

Um comentário:

  1. Há 11 anos esse tal Peron Colombo fatura os grandes contratões de publicidade do governo João izael e Ronaldo magalhães. Ficou milionário ás custas do dinheiro público e se quiser saber mais a respeito de peron colombo perguntem ao Fernando Silva, assessor de imprnesa da prefeira. Dependendo do dia, ele fala tudo.

    Araxide.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.