A Câmara Municipal de Itabira publicou, no Jornal O Tempo, do dia 11 passado, um protocolo do edital de concorrência pública, número 001/2012, para contratação para o plano de comunicação publicitária deste ano, segundo informações repassadas por um fiel leitor do Filhos do Cauê.
O protocolo parece atender à Lei 12.232/10, promulgada pelo ex-presidente Lula, que disciplina a contratação de serviços publicitários, a qual exige que as instituições públicas formem uma comissão de avaliação técnica das propostas. Portanto, tal comissão deve ser apta a avaliar e com boa bagagem e experiência na área. Para compor a comissão final, as instituições devem apresentar um número maior de membros, que serão escolhidos por sorteio, devendo, pelo menos, 1/3 dos sorteados não terem vínculo direto ou indireto com a instituição.
Vide foto do edital abaixo, enviada pelo Carlos Silva.
Itabira tem várias agências publicitárias, com boa capacidade de atendimento, dentre elas, a CPA Propaganda, que é uma das mais premiadas do estado, a Origami, Visual, RS Propaganda, embora nem todas aptas para concorrer, por faltarem documentos de habilitação. Já na região, outras agências têm prestado excelentes serviços, como a ShineOn Comunicação de João Monlevade, sem falar das grandes agências de BH, como Big Ideia, Anchor Comunicação, Lápis Raro, Pixer, Boreal, Staff e tantas outras, que me falham a memória.
Mesmo com tanta concorrência e talentos, há mais de uma década, quem tem "ganhado" as concorrências da câmara e da prefeitura é a empresa ligada ao Perón Colombo, que é um dos políticos criadores do "grupão" e ex-secretário de governo da gestão Ronaldo Magalhães. Há pouco tempo atrás, o prefeito João Izael propôs a absurda Lei de Monopólio dos Outdoors, não colocada em votação, depois de denunciada neste blogue e na imprensa séria. Semana passada, denunciamos um direcionamento de licitação, promovido pela assessor de comunicação da prefeitura, Fernando Silva.
São casos e mais casos que apontam direcionamentos nas licitações, privilégios e critérios nada técnicos, que culminam na contratação de protegidos políticos, sem que as autoridades façam qualquer intervenção, lamentavelmente.
Afirmar que a Promocional não tenha competência, não é verdade. Apesar dos inúmeros erros de português publicados nas suas peças, há de se respeitar a capacidade estratégica dela. Tal como entendo que, havendo sinceras justificativas, as comissões sorteadas podem até "dar uma forcinha", tais como por contar com pessoal na cidade (para maior agilidade e qualidade de atendimento), privilegiar os "cases" de sucesso, afinidade ideológica dos criadores das peças com a proposta estratégica do governo e por aí vai. Mas, calma aí... Daí, só contratarem "os deles", por mais de uma década, ignorarem e cercearem economicamente as contratações das outras empresas, só por não comporem o rol dos apadrinhados... torna-se um esquemão manjado. Pega super mal.
Vamos ver no que vai dar a dita licitação e como procederão os membros da comissão. Estaremos de olho!
Há 11 anos esse tal Peron Colombo fatura os grandes contratões de publicidade do governo João izael e Ronaldo magalhães. Ficou milionário ás custas do dinheiro público e se quiser saber mais a respeito de peron colombo perguntem ao Fernando Silva, assessor de imprnesa da prefeira. Dependendo do dia, ele fala tudo.
ResponderExcluirAraxide.