Who's amoung us?

sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMO VAI A HISTÓRIA DE ITABIRA?

Foto extraída do sítio oficial da FCCDA.


Há alguns dias foi criado um novo e interessante grupo de discussões no Facebook: TV Cultura anos 90. Trata-se de uma iniciativa de saudosos colegas de trabalho, que relembram vários casos e causos engraçados, ocorridos na fase áurea da TV. Se é que ela pode se gabar desse tempo.
A TV Cultura de Itabira sempre teve dificuldades de cumprir com seu papel, frente às ingerências políticas. Entretanto, os profissionais que por lá passaram, se dedicaram, suaram suas camisas, ralaram por paixão e se decepcionaram. A TV é, para quase todos, um misto de amor e ódio. Vários profissionais lotados nas melhores TV do estado por lá iniciaram suas carreiras, portanto, ela é um celeiro de talentos. Podem ter certeza disso.
   
Mas, a sua maior preciosidade é seu acervo de 17 anos de estrada. Numa conta minimalista, só do telejornal, devem ter mais de 30 mil matérias, fora dos outros programas.  Muitas delas, sob presença massiva do prefeito de cada época, por certo. Mas há milhares de registros históricos, que precisam ser bem arquivados e disponibilizados para a população. Inclusive do mau uso, por que não? A população precisa ter acesso, até para fazer próprio juízo e rechaçar o que não lhe agradar. Mais do que históricos, são informações que custaram muito dinheiro público e que, portanto, têm que ser mantidas.

Daí, a pergunta que fiz no grupo e que, ainda, não recebi qualquer resposta é: Como está a videoteca da TV Cultura de Itabira?
Recordo-me, com muita tristeza, que, quando a turma do governo de transição do Ronaldo Magalhães passou pela TV, estava muito mais preocupada com o "sucateamento" e com os cargos disponíveis. Enquanto eu mais me preocupava em defender, que o mais importante para a história da emissora e da cidade era a videoteca, na qual mantínhamos todos os programas em fitas, com equipamentos antifungos ligados 24 horas, tal como recebemos a TV, inaugurada pelo Li.

Não abordo aqui qualquer provocação ou defesa políica ou de estado dela na época. Mas por uma preocupação real e verdadeira, com todos estes registros arquivados, que são históricos, que foram produzidos com carinho e profissionalismo de centenas de profissionais, que por lá passaram e dedicaram e que, é claro, pertencem à cidade.

Sabendo que gravações duram cerca de 10 anos, se usadas fitas broadcast (e nem sempre eram as usadas por questões toscas de economia), reitero a pergunta: Já foi feita a digitalização e correto arquivamento? Por que não disponibilizam para a população?

Caso contrário, aí está uma boa dica para alguém empreender isso, quem sabe até, com uso de Leis de Incentivo à Cultura...

9 comentários:

  1. Ignorando tudo isto, Fernando, o ouropretano Silva, denominou-a de TV TORTURA.

    ResponderExcluir
  2. Eh, Fernando, tá doido com uma boquinha na TV CULTURA, hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Não me interesso por cargo algum, na Prefeitura ou Fundação.

      Interesso-me, sem qualquer constrangimento, em prestar serviços para todo e qualquer cliente que interessar. Tenho uma empresa com 20 anos de estrada e, abandoná-la de novo, tal como fiz entre 1997-2000 para auxiliar a cidade, embora tenha aprendido muito, trouxe sérios prejuízos e perdas de clientes.

      Aliás, esta forma do(a) senhor(a) enxergar a ocupação de um cargo como "boquinha" é um cacoete que precisa ser corrigido o quanto antes.

      Primeiro, porque só devem ocupar cargos de responsabilidade (confiança), quem tem domínio, amplo conhecimento técnico, idoneidade e muita vontade de fazer a diferença. Senão, é melhor que deixem os servidores de carreira, já treinados e capacitados para tal fim. Se for só mais um, é dispensável. Certo?

      Segundo, porque temos que denunciar todo e qualquer abuso, também, de maus intencionados, que podem ser super capazes, mas ali passam para desviar recursos e enriquecerem. Que não é e nunca foi meu caso.

      Terceiro, porque esta visão míope de achar que os poderes é que têm que acolher mão-de-obra é outro fator que precisa, urgentemente, ser revisto. O negócio bacana, que traz realização pessoal, que nos faz crescer profissionalmente e como ser humano é empreender. É muito melhor vc ser dono do próprio nariz, do próprio negócio, fazer seu tempo e dominar seu espaço, na moral, na boa. Esse lance de querer uma "boquinha" é pura bobagem de quem se julga pouco competente, frustado, ou que quer se acomodar, tal como acreditar que o mundo poderia acabar com um barranco, para morrer encostado nele. Sacou?

      Aqui, caso nenhum outro se interesse, pode estar certo... Já, já, você vai me ver vendendo este serviço.

      Excluir
  3. Nó Fernando que paulada neste incauto mal intencionado hem? Foi muito bacana,ele veio com uma e voltou com dez...kkkkkkk. continue assim Fernando,é por isto que o FILHOS DO CAUÊ (maiusculo mesmo),tá bombando de credibilidade. Cacá

    ResponderExcluir
  4. fernando, como anda a situação do arquivo da tv eu num sei. Mas tenho visto funcionário da tv, dono de site policial, fazendo matérias no horário que ele deveria estar na tv trabalhando. e ainda por cima materias da tv no site desse sujeito. é foda!!!! é privilégio para poucos e uso do bem público. o que a senhora superintendente tem a dizer. ass: leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, Leo, a mesma resposta de quando o conselho de cultura, por unanimidade, vetou o programa do Zé Geraldo do Espinhaço e, logo em seguida, ele entrou no ar, sabe-se lá pagando quanto, sob quais condições, com o quê a oferecer em termos de cultura etc.

      Excluir
  5. O pior é vê uma TV sem programação. Essa diretora da fccda acabou com todos programas legais. Tinha aquele do direito, andarilho,saúde, um feito no bairros, e todos outros que terminaram. é uma pena! enquanto isso aqueles que tentam um espaço lá nao consegue.

    ResponderExcluir
  6. Sou de Belo Horizonte, profissional da comunicação e outro dia estive na Tv Cultura de Itabira. Ao conhecer o casarão que abriga a TV, me deparei com o descaso com o arquivo dessa importante emissora. Fitas em caixas de papelão, outras tantas no chão e empoeiradas. Sem um condicionamento adequado. Não sou partidário, não conheço a situação política e os interesses em Itabira. Apenas um cidadão preocupado com nossa memória. Foi de cortar o coração de ver aquele material ali. Enviei um e-mail para a prefeitura, mas não me responderam nada. Uma pena, uma pena mesmo, já que são poucas cidades com uma concessão para televisão comunitária/educativa.

    ResponderExcluir
  7. Gostava muito do Direito e Cidadania. O Esporte e Cultura também é muito bom. Também concordo que a programação da TV poderia ser mais ampla. Abraços Fernando!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.