VALE: Na semana passada, o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani, deu uma ducha de água fria nos ânimos da economia da nossa região, notoriamente dependente da mineração de ferro e produção de aço, ao dizer que a Vale vai reduzir investimentos, interromper projetos que não estejam dando retorno e reforçar as atenções nos cortes de custos, fazendo com que, no próximo ano, os investimentos sejam menores do que deste ano.
A declaração se deu um dia depois da divulgação da queda de 57,8% do lucro líquido da mineradora, no terceiro trimestre, causado pela redução dos preços do produtos no mercado internacional. Contraditoriamente, Siani ressalvou que "O investimento em 2013 continuará sendo o maior da indústria de mineração e o maior investimento privado do Brasil", segundo o portal Defato Online.
ARCELOR: A Arcelor-Mittal Monlevade apresentou, na manhã da última quinta-feira, 25, seu novo gerente geral, João Henrique Palmer.
ARCELOR: A Arcelor-Mittal Monlevade apresentou, na manhã da última quinta-feira, 25, seu novo gerente geral, João Henrique Palmer.
Durante a apresentação, Palmer expôs que a Arcelor manterá a paralisação da duplicação da usina de Monlevade, iniciada antes da última crise mundial e interrompida em novembro do ano passado, quando chegou a contar com 90% dos equipamentos já comprados. “Não adianta fazer expansão e não ter mercado. Houve uma queda significativa no segundo semestre deste ano, por isso, não há previsão para retomada das obras”, ponderou o novo gerente. O foco da empresa, para o próximo ano, é recuperar parte dos lucros perdidos.
Para minimizar as frustrações, Palmer ainda lembrou que os fundamentos do projeto foram concluídos, como a duplicação da capacidade na Mina do Andrade e as melhorias na estrada do Forninho e, ainda, tranquilizou os presentes, ao garantir que a empresa não prevê demissões.
GERDAU: Bem mais animado está o presidente da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, quando afirmou, no final de agosto, antes de sua palestra, ocorrida durante as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, que "é hora de embalar para 2013".
Gerdau defendeu que o essencial é que o estímulo do governo federal ajude a embalar a economia, para a virada de 2012/2013. O importante, lembrou o empresário, é trabalhar para entrar no ritmo, para que se alcance melhores patamares no próximo ano e que sejam superiores aos 1,73% de crescimento do Pib, previstos para este ano.
Fonte: Portal Zero Hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.
Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.
Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.
EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.