Who's amoung us?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

(Geral)


Auditoria: fazer ou não fazer?

Escrevi no blog Rapadura e no blog Filhos das Minas (ex-Filhos do Cauê) sobre as famosas auditorias que os prefeitos eleitos costumam prometer sobre o governo do antecessor.
Tem uma pá de gente defendendo essas auditorias, alguns pedindo até apuração do que aconteceu há mais de uma década. Outros alegam que é um direito do cidadão saber o que foi feito com o dinheiro público no governo anterior, enquanto alguns pregam que é obrigação do prefeito eleito fazer uma apuração geral do que aconteceu antes e denunciar os possíveis corruptos ou praticantes de atos ilegais.
Ainda bem que tem muita gente pensando diferente. Democracia é isso.
Respeito a opinião de cada um e concordo com aqueles que defendem publicidade da real situação encontrada em cada prefeitura. O prefeito entrante precisa mostrar à população de sua cidade como encontrou a Prefeitura, os problemas, as dívidas, as condições do patrimônio e dos equipamentos públicos. Isso precisa ser bem documentado e divulgado. Mais do que isso não é função do prefeito.
Não me lembro de ter ouvido candidato a prefeito prometer em campanha que faria auditoria sobre o governo anterior e que denunciaria fulano ou beltrano. E se algum o fez, extrapolou sua função. Prefeito nenhum é eleito para isso. Auditar, fiscalizar, denunciar e punir são funções do Ministério Público, dos vereadores e do cidadão comum.
Prefeito é eleito para governar a partir do dia primeiro de janeiro após sua eleição e nos quatro anos seguintes. Esse papo de que prefeito tem que auditar e denunciar prefeito antecessor é mais para satisfazer mágoas de aliados ou não, que lhe atribuem mais obrigações daquelas tantas que na realidade já as tem. E que não são fáceis.
Voto é esperança por dias melhores. E eles não estão pra trás. Estão pra frente.
Aos que discordam peço apenas tempo, que é o senhor da razão.


2 comentários:

  1. Márcio... Sinto inveja de você... Perfeito como sempre... Sensacional...Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Porém... Apenas para lembrar, Damon prometeu auditoria e entregar resultados ao Ministério Público. Denúncias caberá ao MP.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.