Who's amoung us?

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MANIFESTAÇÃO CONTRA VOTOS DE FORA

(São Gonçalo do Rio Abaixo - MG)

Aconteceu, a pouco, uma manifestação na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, contra os resultados da última eleição, iniciada por volta das 3 e meia da tarde, do feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). 
  
O movimento não teve coordenação identificada, mas foi composto por eleitores, notadamente, da legenda 45 (PSDB), que pertence ao candidato Luzimar (Buzica) da Fonseca, derrotado por 741 votos de diferença. Segundo Buzica, a iniciativa não partiu dele, nem da sua coordenação de campanha e não soube informar quais seriam os responsáveis. Temendo por desgastes, preferiu não participar e se absteve de comparecer.
  
Embora a diferença pareça não ser tão determinante no resultado, um dos manifestantes, que parecia coordenar a manifestação, conhecido militante do 45 e que pediu que não fosse identificado, informou que a população está indignada com o resultado desta eleição. "Por que em Pacas teve 611 votos, sendo que lá não tem nem 300 casas? Por que Vargem Alegre quase duplicou o número de eleitores? Por que Bom Sucesso, Bamba... Nós só tamos reivindicando uma manifestação para recontagem dos votos (por biometria), para fazer justiça na cidade, para que o povo de fora não usufrua dos bens da cidade e vá pra fora!".
  
Segundo o último censo de 2010, do IBGE, São Gonçalo do Rio Abaixo conta com uma população de 9782 habitantes. Já o número de eleitores, estranhamente, chega a 8559 eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Vide abaixo tabela comparativa de eleitorado, com as cidades vizinhas. Estimam-se, na cidade, mais de 1500 eleitores de fora, de pessoas em busca de emprego na cidade, que é o novo eldorado da região, sob fortes incentivos dos governistas e parentes deles, segundo informações obtidas dias antes da eleição.


Numa entrevista com o advogado da campanha do Buzica, Elizeu Araújo, os problemas maiores nesta  eleição nem é tanto a quantidade de votos de eleitores que não residem no município. Segundo ele, a legislação eleitoral faculta a qualquer cidadão votar onde quiser, de acordo até com sua ligação afetiva, tornando difícil conseguirem uma recontagem dos votos. Entretanto, Araújo adiantou que, nos próximos dias, uma série de ações bem mais severas entrarão em curso, questionando abuso de poder econômico e funcional, cujas provas processuais, garante ele, estão bem mais robustas do que a contagem dos votos, por localidades. Os advogados preveem, com boa esperança, que o candidato governista eleito, Antônio Carlos Bicalho (PDT) não consiga se diplomar.

Inconformados com a invasão dos eleitores oportunistas, a população não se conteve e foi, em massa, para as ruas e para a BR-381. Iniciaram com uma pequena aglomeração em frente a prefeitura, com cerca de umas 250 pessoas, gritando palavras de ordem. Em seguida, caminharam para a BR-381, onde fecharam a rodovia com queima de pneus e mais manifestações, com mais de 500 populares, fora os motoristas e passageiros paralisados. Vide fotos abaixo. 









Fotos liberadas para publicação, com créditos.
Mais informações:

2 comentários:

  1. O do meu marido como vc disse, com certeza não teria como anular porque ele não transferiu o seu voto. E Edmaire, para seu conhecimento, sempre votou aqui, mesmo pq, talvez vc não saiba da história dela, ela morou anos aqui.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKK..... Muito engraçado, já vai fazer aniversário esta baderna organizada por você meu caro.... e aí o que aconteceu ?!?!? NADA.....

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.