Who's amoung us?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

POPULAÇÃO REVOLTADA

(São Gonçalo do Rio Abaixo)

Ontem, excepcionalmente, nem o prefeito Nozinho, nem a secretária Dalma Barcelos, despacharam na prefeitura, segundo nota divulgada na portaria da sede da prefeitura, afixada no final de semana. 

Por coincidência, os manifestantes contra os resultados da última eleição haviam prometido novo protesto na BR-381, nesta segunda-feira, bem nos dias de retorno do feriadão de outubro. Seria um caos, se a manifestação se confirmasse.


Vídeo amador da manifestação, em São Gonçalo, de 12 de outubro. 

São verdades que o governo passou a deslizar feio nos últimos meses, que usaram de truculência, de abuso de poder e a população comenta um número sem fim de compra de votos e de transferência de títulos oportunistas. Ainda sim, não defendo a violência e penso que a população pode e até deve se expressar, sim. Tudo bem que façam mais manifestações, desde que pacíficas. É direito e exercício de cidadania. Vá lá. Mas sem que coloque em risco a vida e bens de terceiros. Questionarem os resultados na Justiça são, igualmente, de praxe, em todo mundo democrático, partindo dos lados que se sentirem lesados. 

Só que, devemos também, para o bem da ética e senso de justiça, reconhecer que o Nozinho muito fez para seu povo, principalmente nos primeiros anos. Por isso, penso que merecem ser ouvidas suas defesas. É o que eu sempre disse e, inclusive, defendi na campanha do opositor, para quem servi, como contratado e profissional que sou, com todo o aval e consentimento dos candidatos, Buzica e Duilinho (vice). Buzica, inclusive, tem dito que, na eleição anterior, na qual ele perdeu para Nozinho, não questionou, porque não viu nenhuma anormalidade maior. Já neste ano, os abusos vieram em peso e, por isso, Buzica pediu que seus advogados questionassem os resultados na Justiça. Já com relação aos protestos na BR-381, Buzica não assumiu autoria e nem mesmo quis participar das manifestações populares, que ocorreram espontaneamente, sob incentivos de militantes e candidatos a vereadores derrotados, sem qualquer orientação ou estímulo dos marqueteiros, do qual fiz parte, ou dos coordenadores de campanha.

Diante dos excessos, há muito o que se apurar na vida política local. A começar dos julgamentos da Operação Angélica, em andamento, somadas às ações contra o último pleito, envolvendo abusos de poderes econômicos e funcionais. A questão central agora é aguardarmos os julgamentos da Justiça, para sabermos se o Antônio Carlos vai diplomar, ou não.

Caso consiga se safar, vem aí outro desafio para o jovem prefeito eleito... conseguir governar com a massa da população contrária à sua vitória. A legitimidade da sua vitória está em xeque, tanto pela massa, quanto pela Justiça. Há quem já aposte no futuro do grupo semelhante à do João Izael (Itabira), bem como há que diga que vai se tornar o Prandini de São Gonçalo, só lembrando, se conseguir se safar dos processos. Definitivamente, estamos sob tempos difíceis na cidade. 

A todos os lados, pedimos mais calma e muita paz. Com serenidade, seriedade, comprometimento com as pessoas e inteligência, chegaremos bem mais longe. Sem falar que, a política passará e as necessidades de relações interpessoais ficarão. Aí, meus caros, quem atirar a maior pedra, poderá ficar com as mãos mais sujas, a tal ponto, que não terá qualquer condição de gozar do respeito das pessoas. Aí, só quem sobreviver, verá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.