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quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A CAMPANHA 3 (TRÊS) “ S ”, SOLA DE SAPATO, SANTINHO, E SALIVA.

Toda e qualquer campanha eleitoral, deve-se observar os costumes e as características de cada região.

O termômetro para a escolha de um candidato deve-se reportar-se a adequação ao momento político, social e econômico que passa cada região.

Uma boa campanha começa com um bom candidato, a partir deste marco que desenhará todas as diretrizes das condutas a serem adotadas.

Algumas características são imprescindíveis a qualquer candidato a um cargo político, são elas:

- boa imagem e capacidade de articulação;
-honestidade, e carisma;
-boa presença física;
-experiência e conhecimento da carência da população,
-bom programa de governo que retrata-se os anseios da população local.
- estatística do eleitorado por grau de sexo, faixa de idade e instrução escolar.

Ninguém chega no topo de uma montanha sem preparo e planejamento, assim em uma campanha eleitoral também existe uma seqüência lógica, senão vejamos:


a) Diagnóstico:

Seria imprescindível conhecer profundamente os adversários e o colégio eleitoral que será o palco das eleições, através de pesquisas eleitorais identifica-se um retrato do momento eleitoral;

Desta forma, apura-se o raio X, de toda base eleitoral e o mais importante, seria a leitura dos anseios e das demandas da carência do colégio eleitoral.

A pesquisa eleitoral seria um excelente termômetro para medir a temperatura dos eleitores, e a partir deste ato verificam-se as rejeições, eleitores indecisos, popularidade do candidato, etc.

b) Planejamento:

O nosso marco seria um Programa de Governo com uma plataforma sólida de idéias básicas que justifiquem a candidatura.

A campanha eleitoral moderna não pode se restringir em reuniões, ações e eventos fortuitos, montados e realizados por mero acaso, pelo contrario toda a conduta necessita de ser encadeadas dentro de uma organização.

É impossível conduzir um projeto sem uma grande estratégica; as pessoas certas nos lugares certos, as distribuições da militância, a seqüência das atividades operacionais e os custos pecuniário de uma campanha eleitoral.


c) Estratégica:

Aqui é sem dúvida seria o rumo á vitória de uma batalha eleitoral.

Desta forma, a montagem da linha estratégica de raciocínio que vai presidir todos os atos de uma campanha eleitoral.

Em primeiríssimo lugar é preciso definir a forma como a campanha será posicionada:

- Quais idéias-força usaremos?
- Qual a nossa identidade?
-Qual conceito deve prevalecer?
-Faremos uma campanha propositiva ideológica?
-Daremos explicações sobre nossas posturas, passadas e atuais?
-Atacaremos os adversários? Quando e em qual intensidade?
-Como reagiremos aos ataques contra nós?

De todo modo, essa Linha Estratégica não pode ser uma camisa de força imutável.
No transcorrer do trabalho precisa-se passar por avaliações permanentes para, em seguida, serem feitas as necessárias correções de rota na campanha eleitoral.


D) Desenvolvimento-

Seria a estrutura da comunicação aos eleitores, como a confecção de slogans e mensagens, montar mobilização e corpo-a-corpo, a estrutura da propaganda eleitoral de rádio e TV, e como disponibilizar a militância na rua.

O trabalho deve ser desenvolvido por uma equipe, de pessoas certas em lugares certos, através de profissionais capazes de formular, criar, produzir e executar todas as ações da campanha.

Ressalta-se que até as pessoas contratadas para planfletar, deve-se ter cuidado, pois eles estão levando o nome do candidato para as ruas.

Um pequeno roteiro seria o seguinte:

- Símbolo- Uma imagem de fácil memorização, que sintetize rapidamente aquilo que se quer expor para o eleitor.

-Slogan- Uma frase, ou até mesmo uma palavra, que conceitue os objetivos políticos e diferencie dos seu oponentes.

-Programa- Um plano, um projeto, um indicador de que a vida da comunidade vai melhorar depois que o candidato for eleito.


- Doutrina- Um principio moral e ético, com uma política administrava, ou uma forma governar que tutelam os setores da educação, cultura, geração de empregos e renda, defesa do meio ambiente, esportes e lazer, segurança e saúde pública, etc

Esses atributos seriam de total credibilidade para que dê ao leitor uma opção para a escolha, e maior identificação com o candidato com seus eleitores.

Meu msn henrique.nery1@hotmail.com

Um comentário:

  1. As campanhas eleitorais não são mais intuitivas, se tornaram racionais, os palpites cederam lugar à pesquisa; os temas principais agora têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim: a propaganda política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional.

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