Ontem, 02 de setembro, às 19:30, aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Itabira, a primeira Conferência Itabirana de Comunicação, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e pelo Luiz Antônio Zanon, do Jornal Mosaico.
A proposta é rediscutir os papéis das mais diversas mídias, com vistas no controle público sobre a comunicação, na capacitação da sociedade e dos cidadãos, na política de desenvolvimento da cultura e na reestruturação dos mercados e sistemas.
Por ser um primeiro encontro, principalmente por ser uma proposta polêmica de rediscussão da democratização da comunicação, ora mantida sob as rédeas de interesses de uma minoria, até que foi bastante proveitoso e contou com um público razoável, dentre eles, Henrique Nery (assessor do Gustavo Prandini), Liliene Dante (TV Cultura de Itabira), representantes do Sindicato dos Servidores, da Interassociação, do sítio de internet Leste Mais etc.
Foram criticados excesso de poder, concentrados nas mãos de umas poucas famílias no pais, e o entendimento errôneo dos políticos locais acerca da TV Cultura e sobre os demais órgãos de imprensa classificados como 'chapa-branca'. Liliene defendeu muito bem a emissora e garantiu que, mais que ter sido delegada a cobrir o evento, era um interesse pessoal dela no sucesso do Fórum. De outro lado, segundo o diretor do Mosaico, o Secretário de Governo foi convidado pessoalmente por ele, só que Oldeni José dos Santos alegou que 'a Prefeitura de Itabira não tem interesse nisso'. Por certo, pensei...
A luta continua e o objetivo final será traçar o perfil da comunicação itabirana, com ou sem o interesse dos políticos, para depois, repassar tais resultados para os organizadores do Fórum Nacional, que foi uma orientação do Presidente Lula, para futuras redefinições de estratégias, outorgas e concessões.
E vamos, que vamos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.
Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.
Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.
EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.