Who's amoung us?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Duplicação da BR381

Lembro-me bem que, quando a Vale estava por ser privatizada, o Governo Federal garantiu que, parte do dinheiro da privatização, seria destinado para a duplicação da BR381, para a construção da terceira pista da MG129 (trevo BH até Itabira), para os asfaltamentos de Itabira a Monlevade, a Nova Era e para São Gonçalo. Tais obras foram acordadas entre os prefeitos da ocasião.

Só que, naquela época, o então governador Itamar Franco brigou com o presidente Fernando Henrique, se negando a repassar recursos da união, numa queda de braço sem fim. Daí, FHC travou os repasses para Minas Gerais e tudo foi pro brejo. Não vi sequer onde foram aplicados os recursos da privatização prometidos para a saúde.

O ex-prefeito Jackson é uma excelente fonte de pesquisa e merecia ser mais entrevistado sobre o assunto. Eu mesmo o acompanhei, várias vezes, com o vice (Zé Maurício Silva) a Belo Horizonte, para as negociações e cobranças das obras esquecidas.

Pois bem, graças à atenção do governador Aécio Neves-PSDB, as estradas para Nova Era, Monlevade e a terceira pista (em andamento) para o trevo se tornam realidade. Graças ao Nozinho-PDT, a de São Gonçalo será concluída até o final do ano.

Por fim, a OAB/MG entra com ação civil pública para que a União libere R$ 2 bilhões para a duplicação da BR-381, de Belo Horizonte a Valadares, exigindo recapeamento, radares, sinalização, balanças e a responsabilização criminal dos administradores da rodovia no caso de novas mortes.

Estranho é que o PT itabirano não tem se pronunciado sobre a questão, que era bandeira deles, até mesmo para dar uma força com o Lula. Seria uma ótima iniciativa se retomassem essa causa, até mesmo para aproximar o distante Lula com a nossa cidade. Acorda aí, pessoal!

Um comentário:

  1. Quase verdade. As obras atribuídas a aécio são frutos do fundo de privatização da Vale, portanto, recursos liberados pelo BNDES, ou seja, Governo Federal.
    Vejo que o PT tem adotado a mesma postura do governo estadual que é de não passar o carro na frente dos bois.
    Movimento social não é deitar no asfalto, é criar uma discussão madura acerca de um tema.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.