Who's amoung us?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

“ O BRASIL APÓS LULA: como ficarão as eleições presidenciais de 2010?”

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a impressa vai defender a indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para representar o PT nas eleições presidênciais de 2010.

Por outro lado, o maior partido da base do governo do presidente Lula, o PMDB aparece como o grande vencedor do pleito de 2008, além dos peemedebistas possuírem muita força de palanque, certamente irão influenciar no resultado nas eleições de 2010.

Quanto ao PSDB, não temos como apontar um vencedor entre os governadores José Serra, que apoiou Gilberto Kassab (DEM), eleito prefeito de São Paulo, e Aécio Neves, cabo eleitoral de Márcio Lacerda (PSB), vencedor em Belo Horizonte, apesar de algumas pesquisas divulgadas mais favoráveis ao Serra.

Assim Serra e Aécio Neves são apontados como os principais candidatos do PSDB à Presidência da República, acredito porém com a vitória de Kassab e as fortes influências da tradição dos tucanos paulista, Serra sai na frente do pré-candidato mineiro.

De acordo com o pensamento de Maquiavel é a melhor forma de conquistar o poder é dividir o inimigo, conforme a frase “dividir para conquistar”, assim o PV, filiou a Senadora Marina Silva, como pré-candidata presidencial, que com certeza enfraquecerá a base do Partido dos Trabalhadores, principalmente na região norte do país.

Também correndo por fora, é caso do Deputado Federal Ciro Gomes, como possível vice numa chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de Pernambuco Eduardo Campo, como vice dos tucanos.

Neste jogo de xadrez que promete ser a disputa pela Presidência em 2010, as eleições municipais, foram o termômetro da corrida ao Palácio do Planalto, através das possíveis alianças partidárias.
Sempre é bom lembrar que o tecido da manhã vira retalho a noite, neste cenário pré-eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.