Who's amoung us?

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

HOMENAGEM AO PROFESSOR MAURÍCIO

"Prezado Fernando,

Só  hoje, pela manhã, tomei conhecimento da morte do professor Maurício José Martins da Costa. Infelizmente este professor que deu o máximo de si pela educação nesta nossa terra, sobretudo pela sobrevivência da FIDE, não foi reverenciado em nenhum site da cidade. 

Com sua simplicidade, seu idealismo e sabedoria, certamente ele não  iria fazer questão de honrarias, principalmente pós morte, mas para as páginas da historia de Itabira seu nome não pode passar desapercebido. Por favor, faça um comentário no seu blog reportando o ilustre educador que Itabira perdeu neste 30/10/2010. 

Obrigada pela atenção,

Maria da Penha".

Pois é, Penha, eu soube, estive no velório dele e não me lembrei de postar algo sobre ele. Itabira e, principalmente, a Fide devem muito ao professor Maurício. Durante um bom tempo, a Fide passou por maus momentos. Professor Maurício, sua esposa e professora Georgina e tantos outros contemporâneos lutaram e muito para alguns destinos certeiros da Fide e da Fachi, que era sediada no mesmo prédio. A Fachi tornou-se Funcesi e seus idealizadores se deram muito bem. Contou com o apoio da Vale, da Prefeitura e da Diocese. Pelo que percebi, a Fide ganhou nova vida a partir do governo Li, senão me engano, quando a prefeitura abraçou a escola, após um afastamento da Vale. É isso mesmo? A história real não é do meu inteiro conhecimento. Mas o esquecimento do Maurício, isso sim, percebi, ainda que à certa distância. Ou não foi bem assim?

De qualquer sorte, o tenho em boa memória, como ex-aluno. Conheço melhor sua história como professor, extremamente paciente e muito honesto. Que Deus o acolha!

Um comentário:

  1. Tem razão quem estranhou não vermos veiculada em nenhum site a notícia sobre o falecimento do professor Maurício.
    Lembro-me dele enquanto aluna da FIDE e sei que esta fundação, durante muito tempo, significou sua vida, sua luta em prol da educação de nosso município.
    Pena que as pessoas têm a memória muito curta, se esquecem rapidamente de quem, com sua garra e dedicação ,garantiu o sucesso de tanta gente!
    Itabira só tem a agradecer ao professor Maurício e sua família.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.