Who's amoung us?

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VEREADORES DESVIAM O FOCO

Depois do absurdo aumento na conta de água na cidade, na ordem de 33,15%, os vereadores itabiranos propuseram uma audiência pública para debaterem a falta de água no município, segundo matéria publicada no Diário de Itabira de ontem. Neidson não perdeu tempo, ganhou manchete e subiu no pedestal: "o problema de abastecimento de água em Itabira não pode 'ser empurrado com a barriga'". Outros edis gostaram da idéia e fizeram coro com ele.

Segundo Élio Quadrado, diretor-presidente do Saae Itabira, há um projeto de captação de água no rio Tanque, orçado em mais de 56 milhões de reais (projeto e execução da obra), que "resolveria" o problema de abastecimento. Senti outra facada. Será isso mesmo? Se considerarmos que o Rio Tanque está localizado a pouco mais de 20 quilômetros da cidade, custariam mesmo mais de 2 milhões os tubos e bombas por quilômetro? Ora, tenho visto alfaltamentos de estradas, com cortes de taludes complexos, muitos caminhões de terra removidos, extensas terraplenagens e obras de arte por cerca de 1 milhão por quilômetro. Por que tubos e umas casas de bombeamento custarão tanto? Muito estranho...

É bem verdade que o tema merece e precisa ser alvo de uma audiência pública, mas colocar o rabo da Vale à vista e esconder o deles, não é de bom tom e não é justo. Que a Vale parece ter lá sua culpa na redução do abastecimento, pode ser. Mas desviar o foco do aumento, que eles sequer mencionaram na tribuna,  porque deve haver muitos correligionários indicados por eles lotados na pesada autarquia e que sobrecarregam a extensa folha de pagamento, não é por aí. Só lembrando, na defesa do aumento pleiteado pela autarquia, no ano de 2007, o Saae Itabira teve um aumento de 27% na sua folha de pagamento, sendo este um dos gatilhos para o aumento. E nada foi justificado até agora.

Então, vamos lá. Façam logo a audiência que estamos loucos para participar dela. Há muito o que se explicar e corrigir. Mãos à obra, presidente Neidson. Agora Tô contigo!

2 comentários:

  1. Curiosidade: a captacao do Tanque exigira uma coluna d'agua de 400 metros, isso representa uma demanda de 2000cv de energia p/ bonbeamento. Para se ter uma ideia da Pureza p/ Juca Batista sao 160 m , demandade 500cv (+- R$150000,00 mensais de energia). O Sistema Rio Tanque preve um custo mensal de energia de R$400.000,00, segundo os estudos de uma consultoria contratada pelo Municipio em 2008.

    ResponderExcluir
  2. Como todos podem ver, o tema merece discussão ampla e urgente!

    E então, nobres edis... Qual será a data?
    Será divulgada ou farão como o Saae Itabira fez para aumentar a conta, agindo na surdina?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.