Who's amoung us?

terça-feira, 3 de abril de 2012

MAIS UMA PAULADA NO GOVERNO



Esta foi no cerne.

“Não é mais possível suportar essa situação. Estamos tentando resolver desde 2001 e o estado já fez tudo o que podia. Falta vontade política e pressão popular. Vários municípios com mais de 20 mil habitantes deveriam ter dado uma solução até setembro de 2010. Muitos deles já foram multados”, afirma o gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam, Francisco da Fonseca. (Fonte: portal Via Comercial).
  
Daí, a nossa pergunta:
Cadê o dinheiro que a Vale repassou para o município, previsto em uma das 52 Condicionantes Ambientais da Loc - Licença Operacional Corretiva - após audiência pública ocorrida em fevereiro de 1998, durante o governo Jackson Tavares-PT, para a construção e adequação do aterro sanitário?
 
Pelo que nos consta, o dinheiro já foi repassado pela mineradora, mas as obras estão paralisadas desde 2010. Só que os adiamentos têm sido empurrados por mais de 10 anos. Então, a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) resolveu jogar mais duro e encerrar a conversa com os prefeitos enrolados com estes lixões, segundo noticiou o portal Via Comercial. Dentre as 853 prefeituras fora da Lei, eis que figura, vergonhosamente, Itabira, ou a cidade do "bem viver", sob risco de assistir nosso prefeito ser punido criminalmente, por ter descumprido com esta obrigação legal. Entretanto, a grande diferença com os demais municípios enrolados é que Itabira gozou de fartos recursos para que estivesse em dia com este dever de casa e, deliberadamente, não o fez.
  

P.S.: Para quem quiser saber mais sobre as 52 Condicionantes Ambientais da Vale com Itabira, encontrei um artigo da UFSC (clique aqui), assinado por Shayra Pinheiro do Altíssimo (engenheira ambiental) e Auxiliadora Maria Moura Santi (Engenheira Química, Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos) e outro artigo da doutoranda em Ciências Sociais da UFMG, Eugênia Rosa Cabral (clique aqui).

2 comentários:

  1. Então, o Jão demitiu o Arimateia e colocou no lugar dele o Jão Mário de Brito e mesmo assim não adiantou de nada esta mudança.

    Uma coisa muito simples e construir com dinheiro em caixa, pois basta planificar a obra e executá-la.

    Se a desculpa foi falta de recursos por conta da crise de setembro de 2008, esse repasse da grande mineradora era uma verba consignada e jamais deveria ter sido desviada para outro fim e, compranvando-se o fato, o Jão é mesmo um lambão.

    ResponderExcluir
  2. Pressão popular nesse caso teria que ser bem fomentada, por entre as escolas públicas do município, levar os alunos para conhecerem o vergonhoso lado podre da cidade, lixo, onde todos comungão da mesma miséria!
    O descaso e falta de valores humanos, é isso mesmo, falta de valores humanitários por parte dos governantes, um dia desses teremos leis e juizes severos o bastante para colocar na cadeia criminosos do colarinho branco, não por desvio de verba, mas sim por poluição desgovernada de fato... EXCURÇÕES deveriam mesmo serem feitas, aulas de geografia, de química, física, matemática e até mesmo de português... isso mesmo PORTUGUÊS, para que os próximos governantes saibam no mínimo ler a diferença social que transtorna o vida cotidiana no Município de Itabira.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.