Who's amoung us?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CENÁRIO MAJORITÁRIO PRÉ-DEFINIDO

Atualizado em 02/07/2012, às 14:00 horas.

Quatro (Três) chapas irão disputar o cargo máximo municipal. Uma encabeçada pelo Damon de Sena (PV)/Reginaldo Calixto (PMDB), outra pelo Ronaldo Magalhães (PTB)/Neidson Freitas (PP), mais uma com Roberto Chaves (PSDB)/Alexandre Banana (PT) e a última, que chegou a nosso conhecimento no último instante, do PSOL, composta por Ciganinho/Geraldo Solano. Uma quinta (quarta) chapa lutou pela viabilidade, mas morreu na praia, deixando os partidos Dem (do Cácio Guerra), PR (do prefeito João Izael) e o PSD avulsos. 

A maior é a chapa do Damon/Reginaldo, composta por 13 partidos apoiadores. Como fechou com o maior número, deverá ser vítima de jogadas de marketing dos adversários, que tentarão rotulá-la de novo "grupão", para confundir os eleitores e se safarem do velho rótulo. Em seguida, vem a chapa da dupla Ronaldo/Neidson, que carrega cerca de 5 partidos, por estarem ainda em negociação. A menor e com mais dificuldade de projeção é a do vice-prefeito Roberto Chaves/Alexandre Banana, que chegam com o peso de serem os "maiores abandonados", uma vez que o PSDB rompeu com o governo e o PT foi deixado com o pedido de casamento de terceira via com o PP, que se lançou de volta nos colos do PTB do Ronaldo.

Daí, o PP e o PT terão que dançar muito em chapa quente para recuperarem a confiança dos eleitores, porque, mais uma vez, assistimos a jogadas de marketing duvidosas, quando formataram o programa Agenda 2012, receberam investimentos pesados em mídia (confira no vídeo logo abaixo) e alardearam nas redes sociais que o programa chegou alcançar 21.180 participações populares (clique aqui para comprovar). Só que, depois de um ano e meio e sem justificativa conhecida, o PP largou o PT no altar e  se juntou de volta ao verdadeiro grupão, aquele velho grupo do Ronaldo. O PT, sem "melhores opções", como bem dispôs o Jackson Tavares e que bem tentou salvar a legenda, retornou para o PSDB, com quem já compôs no passado. As dúvidas cruéis que ficam são: 
1) O PP irá revelar que o Agenda 2012 não vingou, desmentindo, mais uma vez, o que propagaram, como justificativa de tentativa de salvação?
2) Ou o PP vai confirmar, ainda que veladamente, que tratava-se mesmo de um golpe, arquitetado pelo marqueteiro Perón Colombo, para dividir a oposição, que poderia ainda conduzir o PT para o Ronaldo, como lucro de negociação? 
3) Ou as duas alternativas anteriores?  
Quem sabe?


Vídeo publicado no Youtube,
pelos criadores do extinto programa Agenda 2012 Itabira, do PP/PT.


E como fica o prefeito João Izael? Pois é, chega ao final do último mandato, quase 12 anos depois de ocupar cargos eletivos, sobrecarregado de desgastes, praticamente sozinho e abandonado, aguardando que a dupla Ronaldo/Neidson o acolha de volta. Exatamente como previmos neste blogue, há cerca de 2 anos atrás.
  
Só faltou explicar o porquê do título desta postagem, como "cenário majoritário pré-definido". Elementar, meus caros leitores. Ainda falta o consentimento da Justiça Eleitoral ao validar as pré-candidaturas, principalmente depois do crivo da Lei da "Ficha Limpa". E se vocês prestaram atenção na agenda publicada ontem, neste blogue, além dos candidatos e partidos, qualquer cidadão é parte legítima para requerer ao juízo eleitoral pedidos de impugnação. 

3 comentários:

  1. Pois é, Anônimo.

    Só não compreendi o "Infelizmente" seu. Qualquer sentença que venha, comprovadamente, com amplitude e com total isenção da Justiça, vetar candidaturas ilegítimas é bem-vinda.

    O Damon vinha sendo massacrado pelos governistas, em manobras para tentar qualificá-lo como "Ficha Suja", por causa de recibos de prestação de contas perdidos, que nada lesaram o município ou qualquer outro órgão público. Aliás, queriam cobrá-lo de leis novas, com efeitos retroativos.

    Aí, resolvemos olhar o que há debaixo dos telhados de vidros de quem tanto atacava e comprovamos que o Ronaldo e o Neidson estão abarrotados de processos, inclusive de conta suja, divulgação de pesquisa viciada e outros bem mais graves, que podem ser enquadrados em improbidade administrativa.

    Será que nenhum cristão vai, de igual forma e senso de justiça, questionar tais processos no juízo eleitoral? Estes candidatos poderão registrar suas candidaturas na boa?

    E o Roberto Chaves, que é vice-prefeito, que soma outros 7 processos, de improbidade administrativa, sufrágio e outros, da campanha de 2004? Vi que os Agravos foram negados, mas acho estranho um vice não responder solidariamente pelos atos do prefeito, bem como acho estranho não terem sido apresentadas provas pelos Agravantes, numa ocasião cheia de indícios de compra de votos. O que vimos foi rompimento e não pedido de renúncia. Portanto, entendemos que o vice-prefeito continuou recebendo seus proventos, mantendo-se como solidário a todos os desmandos revelados.

    O que eu quis despertar neste parágrafo é que, se for seguir o rigor máximo, nenhum candidato poderá disputar, sob pena das decisões serem enquadradas como injustas ou parciais. Já se for seguir o bom senso, apostaria na cassação do registro da dupla Ronaldo/Neidson. E caso a Justiça se oriente pelo senso da democracia, dará ampla liberdade para a mídia elucidar os fatos, tal como temos feito, e validará todos os registros, para que os eleitores escolham.

    Assim, vamos ver como ficarão as chapas...

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe Fernandinho!!!!

    ResponderExcluir
  3. So' gostaria de saber se as pessoas dos partidos participantes do atual GRUPAO ja' entregaram seus cargos e carguinhos para terem legitimidade de participar de uma chapa oponente?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.