Who's amoung us?

quinta-feira, 5 de julho de 2012

INTERNET GRÁTIS

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Gonçalo, publicado na Defato Online, já está disponível o acesso gratuito à internet em algumas localidades da cidade, mas ainda em fase de testes.

Da minha casa, onde resido atualmente, que é localizada no final da cidade (São Gonçalo), testei e não encontrei o sinal, mesmo apontando o celular para a torre da caixa d'água, onde situam-se várias antenas repetidoras. Mais tarde, vou testar  nas praças e no centro, quando publicarei aqui as primeiras impressões. A ousada proposta da prefeitura prevê sinal em todo município, inclusive nas comunidades rurais, ainda para este ano.

Essa onda de Internet Grátis começou no apagar das luzes das últimas campanhas municipais, em 2008. Parece que os marqueteiros deslumbraram um público-alvo potencial e trataram logo de prometer este essencial serviço para a população, como forma de angariar mais votos.

Aqui em Itabira, os marqueteiros do João Izael não perderam tempo. Distribuíram o panfleto abaixo, prometendo o sinal em toda a cidade, nos últimos dias de campanha eleitoral. Ano passado, "inauguraram" o serviço restrito à algumas praças, com poucos metros de alcance. De tão pífio e enganoso, que nunca vi um cidadão sequer acessando.

Panfleto distribuído em todas residências,
no apagar das luzes da campanha eleitoral de 2008.

Em João Monlevade, não foi diferente. O governo de Gustavo Prandini prometeu e inaugurou o serviço na cidade, cerca de 2 anos atrás. Tal como em Itabira, o serviço não atendeu às expectativas e não faltaram consumidores decepcionados com a compra do kit da tal Prandininet, necessário para garantir o acesso ao serviço. Por este e outros semelhantes motivos, Prandini fecha seu mandato mal avaliado e sem condições de fazer seu sucessor.

Na região, quem domina a tecnologia é a Valenet. Oferece serviços com boa estabilidade, suporte à domicílio, mas com velocidades incompatíveis com os preços cobrados. É bastante cara e tem um atendimento telefônico que deixa muito a desejar, principalmente por ser pouco cortês. As operadoras de celulares, piores ainda. Vendem o serviço, recebem e quase nunca entregam os pacotes, que ficam travados nos constantes congestionamentos das redes. Outra opção é o Oi Velox, que é bastante estável, tem melhores custos, mas não cobre a demanda e é danada para propor venda casada com telefonia fixa, que é ilegal.

Daí a curiosidade da população por este serviço público gratuito. Tomara que São Gonçalo faça a diferença! Se o serviço for implantado no mesmo padrão do início do governo Nozinho, podem esperar, que não teremos do que reclamar.

Um comentário:

  1. Essa tal de Itabira 100% Conectada, é uma das falácias, mentiras, prosas ruins e promessinha de campanha desse governo que já vai tarde demais, mas demais da conta mesmo uai...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.